Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo MDK - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Após muita leitura, muita mesmo, resolvi dar início ao meu cultivo. E para a tristeza de todos, comecei errando a torto e a direito. Vamos aos meus primeiros passos:

Materiais:

- 2 Seringas ($2,50)
- 2 Agulhas ($2.50)
- 2 Potes Coletores ($1)
- 4 pacotes de Vermiculita ($2,50 cada)
- 1 Pacote de Argila Expandida (uns $7)
- 2 Caixas Organizadoras ($50 cada)
- Higrômetro (uns $20 pelo Ebay)
- Termostato (uns $10 pelo Ebay)
- 3 Copos Whisky ($10 cada)
-------
1º Dia - 24/12

Como estava sem condições de fazer uma Glove Box, resolvi virar a caixa de ponta cabeça, meter pinho sol nela e dar aquela geral no banheiro.
Realmente eu fiz isso, o que aconteceu de errado? Fiquei nervoso e entrei e saí do banheiro diversas vezes, checava a todo instante o passo a passo para saber se estava certo ou não, e toda hora esquecia alguma coisa.
Na hora de raspar o carimbo, rasguei o papel com a ponta da seringa, ele escorregou da minha mão e caiu no chão (molhado) do banheiro.
No final das contas, creio que a GB não adiantou muito, pois tirei tudo o que estava dentro dela diversas vezes para ter certeza de que estava fazendo certo (a maldita caixa tinha a lateral opaca demais, e eu não conseguia altura suficiente (e nem tinha segurança suficiente) para ver por cima. ao invés de água destilada (que não consegui em canto nenhum), acabei usando água fervida mesmo.

triste que mesmo tendo lido e relido tantas vezes os tutoriais, os erros e acertos alheios, na hora do nervosismo eu tenha cometido TANTAS barbaridades. Espero que o MDK seja compreensivo comigo e me ajude nessa batalha (esperançoso).
Para quem está plantando pela primeira vez também, faça a Glovebox. Pelo amor de meus micélios!

Será que aquele carimbo ainda tem salvação? Amanhã a tarde farei o preparado de Vermiculita para mandar bala na quinta. Preciso fazer isso neste momento, pois estou cansado de ser omisso comigo mesmo. Preciso lutar minhas próprias lutas. Aguardemos...

2º Dia - 25/12

Descobri uma forma excelente para evitar os erros crassos da noite anterior: Pedi ajuda a minha esposa (valeu amor!).
Esterilizamos a cozinha, e fomos preparar o substrato. Bati o arroz (era integral, mas não tinha casca) e não sei dizer se ele ficou "aerado" o suficiente. Creio que sim...
Minha panela de pressão mal comportou os três copos, e tenho o receio de que vá ser difícil retirá-los ao final do processo.

Inseguranças do dia:
- Ao invés de três fatias de papel alumínio, usei apenas duas.
- Ao invés de limpar o copo com desinfetante E álcool, limpei (ela limpou) com álcool 2x.
- Aguei demais o substrato, mas no final ficou da forma ideal.

E que venha o dia 26 ;)
3º Dia - 26/12

Acabo de sair do laboratório me sentindo um verdadeiro Walter White (Breaking Bad, para os que não conhecem é uma série que vale os 40 minutos do seu tempo) com a minha ajudante. Deu tudo certo, na medida do possível, vamos aos detalhes.
A panela de pressão ficou quase 18 horas lá me esperando, enquanto isso, limpamos o banheiro 2x e tomamos banho com o Protex. Usamos máscaras, colocamos "toucas" (eram chapéus, na verdade boinas), e quando entramos no banheiro, começou o terror.
Os copos não saiam da panela nem com reza brava! Puxa daqui, estica de lá e nada. A saída foi tirar o pano de prato primeiro e então puxar os copos. O problema é que o copo arrancou e bagunçou um pouco com o alumínio que estava por cima (por isso acredito agora que apenas 2 alumínios sejam pouco, da próxima coloco uns 3, e fatias maiores de alumínio).
Tostamos a agulha e na hora H um problema, ou saia pouco ou saia demais, então eu não consigo saber exatamente quanto foi em cada copo, mas dos 20ml sobraram uns 10, o que deve dar uns 3ml para cada copo, mais ou menos (espero eu).
Fora que minha mão tremia mais que o Japão na hora do terremoto e acabei por rasgar um pouquinho o alumínio aqui e ali. Agora eles estão na incubadora, bem quietinhos, e amanhã eu vou procurar os fios do termostato.

Dúvidas:
- Posso deixar a incubadora no chão?
- Um dos copos tombou ao colocar a incubadora no chão, isso representa algum perigo?
- Um terrário de 60 litros não é grande demais para 3 copinhos?
- Vocês fazem mais ou menos quantos copos por vez?

Lições do Dia:
- Menos copos na panela de pressão
- Panela de pressão maior (ou mais panelas de pressão)

13º Dia - 05/01
Todos os copos estão colonizados, o maior micélio tem o tamanho de uma moeda de 10 centavos. Na minha imaginação seria uma corrida desenfreada, mas é bom que assim eu aprendo a corrigir meu temperamento ansioso. Mais lições...

17º Dia - 09/01
O tamanho de cada micélio quadruplicou :O
Estamos maravilhados com o poderio da natureza.

DSCF2306.JPG DSCF2307.JPG DSCF2308.JPG

Última edição:
Para quem está plantando pela primeira vez também, faça a Glovebox. Pelo amor de meus micélios!

Plantando? Realmente, glovebox é essencial para aumentar as chances de sucesso.

Será que aquele carimbo ainda tem salvação?

Difícil afirmar. Você ao menos limpou com álcool depois que caiu no chão?

Após muita leitura, muita mesmo, resolvi dar início ao meu cultivo. E para a tristeza de todos, comecei errando a torto e a direito.
...
Preciso fazer isso neste momento, pois estou cansado de ser omisso comigo mesmo. Preciso lutar minhas próprias lutas. Aguardemos...

Entre erros e acertos uma hora chegamos lá. Sucesso no seu primeiro cultivo.

Plantando? Realmente, glovebox é essencial para aumentar as chances de sucesso.

Difícil afirmar. Você ao menos limpou com álcool depois que caiu no chão?

Entre erros e acertos uma hora chegamos lá. Sucesso no seu primeiro cultivo.
Ops, cultivando. "São tantas emoções"...
Sim. a água do chão já continha bastante desinfetante, mas molhou o meio do carimbo (de leve). Passei de leve e deixei secando.
Agradeço pelos votos sinceros :)

bom trabalho, na primeira vez é complicado mesmo, a ansiedade atrapalha, mas também é divertido o aprendizado.

Mesmo calculando tudo nos minimos detalhes, podem haver imprevistos, seja em uma trip ou em um cultivo.
Mas é isso ai, está no caminho certo, boa sorte com os mágicos ;)
E em relaçao ao carimbo, creio que voce só ira saber se tentar.

Paz e muitas boas vibraçoes.

Cada vez que eu vejo um voto de apoio de vocês, sinto-me um pouco mais confiante. Muito obrigado, pessoal!

Bom, tirei umas fotos dos copos, mas até agora nenhum se manifestou... Dia 4 e nem sinal "deles". De resto, aproveitei o ensejo e inoculei mais 2 copos, vamos ver no que dá.

Última edição:
Oi, @CapNinja!

O primeiro sinal de micélio nos meus potinhos também demorou um pouco. Pensei que tinha feito tudo errado e matado os esporos... rsrs. Aí, pelo quinto dia, apareceu uma nuvenzinha nos potes, tipo um embassamento, bem pequeno... e daí começou a surgir o micélio. :)

Já apareceu alguma novidade nos primeiros copos?

Pensamento positivo!! ;)

É com alegria que venho dizer que TODOS os cinco copos estão colonizados. Alguns são manchinhas que quase não percebi, outros tem o tamanho de moedas de 5 e 10 centavos.
Valeu @Champis eu estava com o mesmo sentimento com os copinhos, legal demais!

Última edição:
É com alegria que venho dizer que TODOS os cinco copos estão colonizados.

Segura a ansiedade que o cultivo mal começou. Mas é isso aí, cadê as ibagens? Sem as ibagens você não faz a alegria da galera. Queremos ibagens!

3 copos é um mau começo em termos estatísticos e tendo em conta os erros desta primeira vez.
Recomendo que te esqueças desses 3 copos (não andes constantemente a vigiar e espreitar) por 1 semana. Entretanto trata de fazer uma nova seringa (ou seringas) com outro carimbo (e seguindo um procedimento sem acidentes) para que possas inocular outros copos e aumentar as chances de sucesso.

Boa sorte.

P.S. Com o próximo carimbo experimenta fazer, por exemplo, duas seringas. Uma utilizas para inocular mais frascos e a outra para inoculares culturas líquidas. Assim aumentas a probabilidade de pelos menos manteres um meio de expansão do fungo.
Também podes usar uma panela normal (sem ser de pressão) para esterelizar copos pf-tek e desta forma aumentares o número de copos. O tempo ao lume terá é de ser maior.

Também podes usar uma panela normal (sem ser de pressão) para esterelizar copos pf-tek e desta forma aumentares o número de copos. O tempo ao lume terá é de ser maior.

Aqui no Brasil isso é perda de tempo em termos estatísticos.

Melhor gastar mais tempo esterilizando tudo em panela de pressão.

Eu uso sempre panela de pressão, mas há muitos anos, usando o PF-TEK já usei um vaporizador de arroz e uma panela para esterilizar alguns frascos e nenhum contaminou.

Minha mulher esqueceu a máquina na casa da sogra, mas domingo que vem teremos várias imagens para comentar o crescimento dos sapecas ^^
Realmente @Dandy, é melhor eu já adiantar mais umas seringas. Boa ideia :)

Agora preciso adiantar uma Glove Box e já começar o Terrário. Mas estou com uns problemas com o termostato e o aquecedor. Não consigo regular aquilo de jeito nenhum. Coloquei em uma garrafa de iogurte e lacrei, mas o vapor escapou por entre a fita isolante. Isso aliado ao fato de que a temperatura não regulava de jeito nenhum. Acabei não conseguindo usar aquele digital que eu comprei pelo Ebay e acabei comprando um "normal", mas estou apanhando daquele ¨&*¨%@...

Minha mulher esqueceu a máquina na casa da sogra, mas domingo que vem teremos várias imagens para comentar o crescimento dos sapecas ^^
Realmente @Dandy, é melhor eu já adiantar mais umas seringas. Boa ideia :)

. Coloquei em uma garrafa de iogurte e lacrei, mas o vapor escapou por entre a fita isolante. .

hehehehhee

mano, pense bem, o aquecedor na agua vai gerar vapor, esse vapor vai gerar pressão, se vc colocar ele em algo lacrado, com ctza vai vazar, e se for algo mais lacrado ainda pode estourar como uma panela de pressão, pois é exatamente desse modo que ela funciona.... o certo seria deixar a garrafa aberta mesmo, assim sairia calor e umidade... fornecendo os dois para o terrárioo, mas eu nunca usei e tbm n tenho idéia de como mexer nele... vc ta no brasil ou fora ? pq nesse verão de agoa acho q até o pessoal do sul deve estar sem usar aquecedores com o calor heeheh. Boa Sorte :D

hehehehhee

mano, pense bem, o aquecedor na agua vai gerar vapor, esse vapor vai gerar pressão, se vc colocar ele em algo lacrado, com ctza vai vazar, e se for algo mais lacrado ainda pode estourar como uma panela de pressão, pois é exatamente desse modo que ela funciona....
Então, tirei essa minha ideia de um post do @SladeAbdala, mas relendo agora vi que fiz errado. Não era para eu ter colocado fita isolante e sim, o silicone. Estou curioso para saber como vou fazer para manter a temperatura nos 27º. Moro aqui em SP, mas a minha casa não recebe iluminação (e ventilação) alguma. tanto que tenho problemas sérios com mofo. A temperatura dentero de casa está sempre nos 22º, no máximo 24º. E em dias de frio, chega a fazer 10º aqui dentro. Aqui embaixo eu colei um pedaço do post do Slade. E aqui está o link do tópico: https://teonanacatl.org/threads/potes-plasticos-no-cultivo-de-cogumelos.9059/#post-132879

2. PEAD – Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Usado em garrafas para iogurte, suco, leite, produtos de limpeza, potes para sorvete e frascos em geral. O PEAD é mais forte e mais opaco que o PEBD e pode suportar maiores temperaturas (120°C por curtos períodos e 110°C continuamente).
Usos no cultivo de cogumelos: Perfeito para colocar o aquecedor e vedar com silicone para ser utilizado na incubadora. A agua aquece e condensa dentro do próprio recipiente. NÃO utilize na panela de pressão.

Pois é, eu comprei um aquecedor de aquário e um termostato "comum" (aqueles que vem com um termômetro de mercúrio), mas o danado é difícil de funcionar da fora como eu gostaria. Ou está desregulado, ou está quebrado, ou eu sou muito noob (hipótese mais provável) :)

Achei, o que eu tentei fazer foi isso aqui: https://teonanacatl.org/threads/incubadora.9365/
Muito bom o tutorial do @beraldo :)

Eis que agora, o Papparazzi e sua parceira tiraram fotos dos herois da nossa historia.
ALL HAIL THE KING!

--- Atualização 13/01
Fotos e uma curiosidade. Um dos potes tem o que parece ser o micélio com uma tonalidade amarronzada (marrom aguada). Não sei dizer se eu o peguei no começo do seu desenvolvimento (é o pote mais devagar de todos os 5) ou se ele está infectado.

Tive que comprar um outro termostato (Master), mas a regulagem dele é horrível (ou eu sou horrível, não sei) dentro do terrário marca 27º (e subindo vertiginosamente) e no termostato subiu até 26º umas 2h atrás e agora está próximo dos 22º. Tem alguma coisa básica que estou fazendo errado?
Coloquei o na agua, liguei na tomadinha do termostato, esperei aquecer, vi se estava na temperatura que eu queria, esperei algumas horas para estabilizar, dei uma leve mexida... Não entendo.

DSCF2315.JPG DSCF2316.JPG DSCF2317.JPG DSCF2318.JPG DSCF2319.JPG DSCF2320.JPG DSCF2321.JPG DSCF2322.JPG DSCF2315.JPG DSCF2316.JPG DSCF2317.JPG DSCF2318.JPG DSCF2319.JPG DSCF2320.JPG DSCF2321.JPG DSCF2322.JPG

Última edição por um moderador:
Dia 25 - 17/01
Com o frio e as chuvas do últimos dias, todos os copos estacionaram aos 90%. Enquanto isso, dei início aos preparativos do terrário. Neste momento, estou testando o termostato (troquei aquele por um melhor do mercado livre), preparando a argila expandida, e analisando quantos furos farei (provavelmente 7, sendo 4 de um lado e 3 do outro) sétimo furo servirá para colocar o tal do borbulhador com pedra porosa. O modelo de terrário que estou seguindo é este aqui: https://teonanacatl.org/threads/terrário-simples.6499/
Com umas dicas relacionadas ao armazenamento do aquecedor desse aqui: https://teonanacatl.org/threads/como-fazer-um-terrario.300/
Dia 29 - 21/01
É com grande alegria que venho dizer que o termostato digital está funcionando. Neste momento ele está passando por testes, e eu estou aprendendo a mexer com segurança. Fui dar uma olhada nos micélios e fiquei um pouco inseguro. Dos 5 potes, o que estava amarronzado não mexeu mais uma vírgula sequer, dois outros reforçaram sua cor branca, mas não conquistaram mais nenhuma parte do território inóspito, e outros dois estão nos 95%, em uma belíssima cor branca algodoada (espero que essa palavra exista).
O terrário ficou pronto, e eu fui testar a capacidade do higrômetro e se eu conseguiria deixá-lo preso lá dentro constantemente, e para tanto, coloquei ele dentro de um saquinho transparente, amarrei e prendi no teto do terrário com micropore (como diria o Chapolin, "BURROOOO"). No dia seguinte, ele estava belo e fogoso deitado na argila porosa. Houve infiltração (não sei como), mas coloquei o banhista no arroz e ele ainda permanece funcional. Daqui uns dois dias eu tiro ele de lá e veremos o que surgirá dali.

Dúvidas:
1 - Furos em demasia no terrário podem ser prejudiciais de alguma forma? Digo isso pois vi muitas variantes, desde um furo, até uma dezena.
2 - O que acham que eu deveria fazer com o copo amarronzado?
3 - Acham que eu deveria trocar a tampa de alumínio por uma "touca" filtro de café? Creio que essa lentidão possa ter algo a ver com baixa troca de ar e baixa temperatura.
4 - Pode acontecer do aquecedor "desobedecer" o termostato?

Agradeço toda a atenção dada a este tópico. Valeu ^^

Última edição:
Dia 36 - 28/01
Tenho uma certa insegurança nesse momento. Os copos pequenos não inocularam a parte de baixo do copo (se bem que eu posso ter colocado uma camada mais grossa de vermiculita... Arrisco ou espero mais uns dias?)... E os grandes estão a todo vapor. Eu deveria esperar o branco ficar ultra intenso ou posso mandá-los para o terrário?
DSCF2323.JPG DSCF2324.JPG DSCF2325.JPG DSCF2326.JPG
o outro copo está em uma colonização MUITO esquisita (meio pastoso, fora o amarronzado). Acham que eu deveria desistir e mandá-lo de volta para a natureza?
DSCF2327.JPG
O Terrário está pronto, só esperando para se tornar o berço dos pequeninos mágicos. O que está no balde é a argila expandida.
DSCF2328.JPG DSCF2329.JPG DSCF2330.JPG DSCF2331.JPG
Edit: Uma dúvida que persistiu foi quanto ao volume de água. As pedrinhas devem flutuar ou a água só fica no meio dela mesmo? Vi umas coisas aqui e ali, e acabei ficando na dúvida.

Última edição:
Back