Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo MDK - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Após muita leitura, muita mesmo, resolvi dar início ao meu cultivo. E para a tristeza de todos, comecei errando a torto e a direito. Vamos aos meus primeiros passos:

Materiais:

- 2 Seringas ($2,50)
- 2 Agulhas ($2.50)
- 2 Potes Coletores ($1)
- 4 pacotes de Vermiculita ($2,50 cada)
- 1 Pacote de Argila Expandida (uns $7)
- 2 Caixas Organizadoras ($50 cada)
- Higrômetro (uns $20 pelo Ebay)
- Termostato (uns $10 pelo Ebay)
- 3 Copos Whisky ($10 cada)
-------
1º Dia - 24/12

Como estava sem condições de fazer uma Glove Box, resolvi virar a caixa de ponta cabeça, meter pinho sol nela e dar aquela geral no banheiro.
Realmente eu fiz isso, o que aconteceu de errado? Fiquei nervoso e entrei e saí do banheiro diversas vezes, checava a todo instante o passo a passo para saber se estava certo ou não, e toda hora esquecia alguma coisa.
Na hora de raspar o carimbo, rasguei o papel com a ponta da seringa, ele escorregou da minha mão e caiu no chão (molhado) do banheiro.
No final das contas, creio que a GB não adiantou muito, pois tirei tudo o que estava dentro dela diversas vezes para ter certeza de que estava fazendo certo (a maldita caixa tinha a lateral opaca demais, e eu não conseguia altura suficiente (e nem tinha segurança suficiente) para ver por cima. ao invés de água destilada (que não consegui em canto nenhum), acabei usando água fervida mesmo.

triste que mesmo tendo lido e relido tantas vezes os tutoriais, os erros e acertos alheios, na hora do nervosismo eu tenha cometido TANTAS barbaridades. Espero que o MDK seja compreensivo comigo e me ajude nessa batalha (esperançoso).
Para quem está plantando pela primeira vez também, faça a Glovebox. Pelo amor de meus micélios!

Será que aquele carimbo ainda tem salvação? Amanhã a tarde farei o preparado de Vermiculita para mandar bala na quinta. Preciso fazer isso neste momento, pois estou cansado de ser omisso comigo mesmo. Preciso lutar minhas próprias lutas. Aguardemos...

2º Dia - 25/12

Descobri uma forma excelente para evitar os erros crassos da noite anterior: Pedi ajuda a minha esposa (valeu amor!).
Esterilizamos a cozinha, e fomos preparar o substrato. Bati o arroz (era integral, mas não tinha casca) e não sei dizer se ele ficou "aerado" o suficiente. Creio que sim...
Minha panela de pressão mal comportou os três copos, e tenho o receio de que vá ser difícil retirá-los ao final do processo.

Inseguranças do dia:
- Ao invés de três fatias de papel alumínio, usei apenas duas.
- Ao invés de limpar o copo com desinfetante E álcool, limpei (ela limpou) com álcool 2x.
- Aguei demais o substrato, mas no final ficou da forma ideal.

E que venha o dia 26 ;)
3º Dia - 26/12

Acabo de sair do laboratório me sentindo um verdadeiro Walter White (Breaking Bad, para os que não conhecem é uma série que vale os 40 minutos do seu tempo) com a minha ajudante. Deu tudo certo, na medida do possível, vamos aos detalhes.
A panela de pressão ficou quase 18 horas lá me esperando, enquanto isso, limpamos o banheiro 2x e tomamos banho com o Protex. Usamos máscaras, colocamos "toucas" (eram chapéus, na verdade boinas), e quando entramos no banheiro, começou o terror.
Os copos não saiam da panela nem com reza brava! Puxa daqui, estica de lá e nada. A saída foi tirar o pano de prato primeiro e então puxar os copos. O problema é que o copo arrancou e bagunçou um pouco com o alumínio que estava por cima (por isso acredito agora que apenas 2 alumínios sejam pouco, da próxima coloco uns 3, e fatias maiores de alumínio).
Tostamos a agulha e na hora H um problema, ou saia pouco ou saia demais, então eu não consigo saber exatamente quanto foi em cada copo, mas dos 20ml sobraram uns 10, o que deve dar uns 3ml para cada copo, mais ou menos (espero eu).
Fora que minha mão tremia mais que o Japão na hora do terremoto e acabei por rasgar um pouquinho o alumínio aqui e ali. Agora eles estão na incubadora, bem quietinhos, e amanhã eu vou procurar os fios do termostato.

Dúvidas:
- Posso deixar a incubadora no chão?
- Um dos copos tombou ao colocar a incubadora no chão, isso representa algum perigo?
- Um terrário de 60 litros não é grande demais para 3 copinhos?
- Vocês fazem mais ou menos quantos copos por vez?

Lições do Dia:
- Menos copos na panela de pressão
- Panela de pressão maior (ou mais panelas de pressão)

13º Dia - 05/01
Todos os copos estão colonizados, o maior micélio tem o tamanho de uma moeda de 10 centavos. Na minha imaginação seria uma corrida desenfreada, mas é bom que assim eu aprendo a corrigir meu temperamento ansioso. Mais lições...

17º Dia - 09/01
O tamanho de cada micélio quadruplicou :O
Estamos maravilhados com o poderio da natureza.

DSCF2306.JPG DSCF2307.JPG DSCF2308.JPG

Última edição:
Tenho uma certa insegurança nesse momento. Os copos pequenos não inocularam a parte de baixo do copo (se bem que eu posso ter colocado uma camada mais grossa de vermiculita... Arrisco ou espero mais uns dias?)... E os grandes estão a todo vapor. Eu deveria esperar o branco ficar ultra intenso ou posso mandá-los para o terrário?

Pesquisando o fórum/biblioteca soluciona-se muitas dúvidas. :ler:

https://teonanacatl.org/threads/quanto-tempo-leva-para-colonizar-totalmente.197/
https://teonanacatl.org/threads/por-que-meus-frascos-começaram-a-desenvolver-micélio-mas-por-alguma-razão-pararam.198/
https://teonanacatl.org/threads/o-q...-antes-de-estarem-totalmente-colonizados.196/

o outro copo está em uma colonização MUITO esquisita (meio pastoso, fora o amarronzado). Acham que eu deveria desistir e mandá-lo de volta para a natureza?

Contaminado. Será um belo presente à natureza.

Uma dúvida que persistiu foi quanto ao volume de água. As pedrinhas devem flutuar ou a água só fica no meio dela mesmo? Vi umas coisas aqui e ali, e acabei ficando na dúvida.

https://teonanacatl.org/threads/terrário-simples.6499/

Dia 45 - 06/02
Um bolo começou a pinar ainda dentro do copo (fiquei com dó do cogumelo pelo aperto que ele deve estar passando), mas ele não ficou completamente branco. aliás, nenhum ficou. Nem virando de ponta-cabeça.DSCF2342.JPG
DSCF2343.JPG DSCF2344.JPG DSCF2345.JPG DSCF2346.JPG. Como já fazem quase 2 meses, estou pensando em levá-los para o terrário da forma como estão. Ver os cogumelos espremidos no primeiro copo me partiu o coração :cry:

Anexos

• DSCF2347.JPG
    DSCF2347.JPG
    81.5 KB · Visualizações: 14
Última edição:
Dia 45 - 06/02
Um copo começou a pinar ainda dentro do copo (fiquei com dó do cogumelo pelo aperto que ele deve estar passando), mas ele não ficou completamente branco. aliás, nenhum ficou. Nem virando de ponta-cabeça. Como já fazem quase 2 meses, estou pensando em levá-los para o terrário da forma como estão.

Nas fotos não dá para ver bem se ainda há áreas não colonizadas. Mas se a pinagem in vitro já começou não há muita escolha.

Aniversarie os bolos, e remova as áreas de substrato não colonizadas. Os cogumelos que já pinaram você colhe e guarda, é claro.

Dia 45 - 06/02
Um copo começou a pinar ainda dentro do copo (fiquei com dó do cogumelo pelo aperto que ele deve estar passando), mas ele não ficou completamente branco. aliás, nenhum ficou. Nem virando de ponta-cabeça.

Provavelmente o substrato ficou muito compactado, dificultando a colonização do micélio. Nos próximos cultivos, mantenha os copos em ambiente escuro. Assim evita a pinagem antes do tempo.

Dos 4 copos, dois estão no terrário e dois voltaram para a Mãe Terra, um deles tinha uma mancha verde e o outro tinha cheiro de azedo. Entre hoje e amanhã vou começar o preparo da cultura líquida do Australian. Energia positiva!

Dia 54 - 14/02
"Parecia inofensivo mas te dominou. Te dominou, dominou..."
Uau, eles começaram a crescer em velocidade ultra acelerada! Depois eu atualizarei com fotos, e é chocante :eek:h:

Uau, eles começaram a crescer em velocidade ultra acelerada!

CL ultra acelerada é um pouco preocupante. Foi inoculada a partir de carimbos? Ou seringa ME pré-hidratada?

Aguardemos as fotos. :geek:

ops, me expressei mal. O que está na velocidade 5, são os bolos do terrário :LOL:
Mas curiosamente são só dois apressadinhos, os outros estão bem pequeninos ainda:D

15/02 - Primeira colheita
Pois é minha boa gente, hoje teve Colheita Feliz. O primeiro flush desse bolo deu 14gr
DSCF2364.JPG
O berço dos amiguinhos
DSCF2365.JPG
E aqui está o segundo bolo:
DSCF2366.JPG
Agora é só aguardar o relato da minha 1º Experiência, pois ela já aconteceu ^^
E obrigado pelo acompanhamento, e pelo compartilhamento. Luz, paz e alegria a todos nós.

Última edição:
Após larga demora ocasionada por um período de reclusão, venho gentilmente pedir que declare este cultivo encerrado. Muito obrigado a todos, ele foi um sucesso estrondoso para mim!

Back