Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Golden Teacher - PF TEK

Diário de cultivo problemático.
Salve galera, com imenso prazer estou abrindo meu 1º diário de cultivo.

Strain GT (Golden Teacher).

O cultivo foi aos moldes do cultivo do nosso amigo @ExPoro, Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo.

Fiz basicamente os mesmos procedimentos.

Antes de iniciar os processos do cultivo limpei o ambiente. Passei um pano com água sanitária na cozinha, depois passei desinfetante e borrifei álcool no local. Na pia onde foi tirado as fotos deixei água sanitaria antes por uns minutos.
Utilizei toca, luvas, e máscara e trabalhei no local todo fechado.

Segue abaixo as imagens dos processos na ordem cronológica;


1 - Pré Cultivo;

cT2Iy5j.jpg

Foi utilizado:

- Vermiculita Dimy - 2L - Não consegui encontrar a mesma aqui no centro de BH, então só consegui achar na Leroy Merlin. Infelizmente vi que acabei pagando um pouco caro, de acordo com o que vi em outros tópicos, com R$10,00 a galera consegue comprar bem mais vermiculita.
- 1 Burrifador para colocar o alcool dentro
- 1 litro de alcool (faltou colocar ele na foto)
- Pote de coleta para preparo da seringa
- Seringa de 20ML
- Água mineral (não tinha de copinho, então resolvi ferver a de garrafinha)
- Arroz integral
- Fita micropore


2 - Substrato;

mCdQNym.jpg


O substrato foi feito na proporção de 4:2:2 ( Vermiculita/Água/FAI)

3 - Montando os bolos;

0erzyv8.jpg

A intenção era fazer somente 6 bolos de copo lagoinha, mas acabou sobrando um pouco de substrato e fiz mais 2 copos (Não tirei foto dos mesmos);
O procedimento foi o padrão. Após colocar o substrato nos copos coloquei uma camada por cima de vermiculita e passei um papel toalha com alcool na parte superior para retirar as impurezas que ali podem ter ficado.


4 - Lacrando os copos;

YRJt2I8.jpg

Coloquei o papel aluminio e fiz 4 furos; Depois de ter feito os mesmo acabei percebendo que não era necessário isso tudo, das próximas farei apenas 2 furos. Passei fita isolante do lado para fixar o papel alumínio.

Após coloquei os copos na panela de pressão e coloquei água até a metade dos copos; Levei ao fogo e assim que começou a pressão na panela abaixei o fogo e deixei por 1 hora. Após isso desliguei o fogo e deixei a panela esfriando até hoje.


5 - Seringa de esporos;

leOlAwQ.jpg

Essa parte fiz de um jeito diferente. Infelizmente só fui perceber que o pote de coleta que comprei não tinha aquela pazinha, então utilizei uma faca para raspagem.
Passei álcool na mesma, depois esterilizei no fogo, e fiquei em dúvida se esta 'solução técnica' foi válida.

Fervi a água mineral, deixei esfriar um pouco. Fiquei puxando e soltando a água da seringa diversas vezes.

Ocorreu um pequeno acidente. Eu estava puxando a seringa e na "agressividade" :facepalm: como diz minha namorada eu acabei puxando forte e o êmbolo da seringa e ele acabou soltando, caiu um pouco da água com esporos (1 a 2ml) fiquei bem preocupado mas rapidamente recoloquei o mesmo e continuei o processo.

Após feito a seringa de esporos enrolei em um papel alumínio e deixei na geladeira para hidratar.


6 - Inoculação;

cxEd1kL.jpg

Os copos ficaram bem próximos um dos outros, mas deu tudo certo.

Antes de abrir a tampa da panela, borrifei álcool em todo ambiente e passei um papel toalha com álcool na tampa da mesma.
Passei papel toalha também na parte superior dos corpos.

A inoculação dos bolos foi feito em frente o forno. Liguei o mesmo e deixei aquecendo por um tempo, após isso comecei o processo.


CroSgSw.jpg

Foi colocado de 0,5 a 1 ML em somente 2 furos de cada copo.

Após isso passei novamente fita micropore nos furos.


7 - Finalizando;

an4HVpP.jpg 4AIfOIc.jpg


Passei mais uma camada de fita isolante nos copos, e tampei qualquer furo que tivesse aparecido na parte superior dos copos. Nomeei os copos Data/Strain/# numeração.

Espero que esses pequenos pupilos sigam o exemplo de seu veterano. :LOL:


- -

Obs:

Os outros 02 copos foram colocados hoje na panela de pressão. A inoculação dos mesmos será feito a noite.

Ainda não preparei o terrário, mas já irei adiantando que o terrário será a técnica Shotgun Fruiting Chamber (terrário com furos de espingarda), mas no meu caso será de furadeira mesmo. :roflmao:


Ao decorrer dos dias vou atualizando o diário galera com fotos e informações...

Abraço!
 
Última edição:
Tá muito bom o diário e o cultivo. Feito conforme todo o sugerido. :ler:

Duas observações:

com R$10,00 a galera consegue comprar bem mais vermiculita

Eu pagava 16 reais no começo. Agora achei uma loja que vende por 8 reais. Mas rende bastantes cultivos, então de qualquer forma é um baixo custo. :coffee:

Ocorreu um pequeno acidente. Eu estava puxando a seringa e na "agressividade" :facepalm: como diz minha namorada eu acabei puxando forte e o êmbolo da seringa e ele acabou soltando, caiu um pouco da água com esporos (1 a 2ml) fiquei bem preocupado mas rapidamente recoloquei o mesmo e continuei o processo.

Este foi o único ponto que me deixou um pouco preocupado. Contudo, como o ambiente da confecção da seringa estava controlado, dificilmente houve contaminantes entrando "por trás". Acredito que terá uma ótima colonização. :bigode:

Acompanhando de perto. :)
 
Última edição:
Eu também estou bem preocupado com isso, mas eu não tentei recuperar a água que escapou, apenas recoloquei o embolo na seringa.

O jeito e aguardar e torcer para que de tudo certo.

Mais tarde estarei fazendo a inoculação do 6º copo lagoinha que não coube na panela e os outros 2 bônus.
 
O que é "copo lagoinha"? :coffee:

Pois é, eu acho que vai dar certo sim.

Se não me engano certa vez também fiz o êmbolo sair durante a confecção da seringa. :LOL: Mas deu tudo certo. :)
 
Última edição:
Acompanhando! Muito sucesso em seu cultivo. :eba:

Talvez nossos cogus crescem juntos! uhu

Sobre a sua vermiculita: consegui achar uma loja de jardinagem que me vendeu 600g de vermiculita (muito mais que essa Dimy que encontrei no mercado central) e um saco de argila expandida (mais que 1kg, certeza) por 10 reais. Chama Izabela Plantas Garden, próximo à UFMG. :feliz:
 
Acompanhando! Muito sucesso em seu cultivo. :eba:

Talvez nossos cogus crescem juntos! uhu

Sobre a sua vermiculita: consegui achar uma loja de jardinagem que me vendeu 600g de vermiculita (muito mais que essa Dimy que encontrei no mercado central) e um saco de argila expandida (mais que 1kg, certeza) por 10 reais. Chama Izabela Plantas Garden, próximo à UFMG. :feliz:

Uai você também é de BH?

Quanto a vermiculita vou olhar esse lugar que você informou.
Na leroy merlin eu achei um saco de argila expandida de 2kg por R$10,00. Achei em conta então, já que você achou um pouco mais de 1Kg pelo mesmo preço.
 
Boa tarde, bacana vc ter começado com Golden Teacher, Micélio agressivo!!
bem forte, agora se liga na temperatura.;)

Quando cultivei o GT percebi que a temperatura influencia muito na velocidade da colonização, dá uma pesquisada sobre a temperatura ideal para favorecer esse grande micélio. (acho válido um termômetro)
:deolho:

sucesso meu irmão!:D:D:roflmao:
 
Boa tarde, bacana vc ter começado com Golden Teacher, Micélio agressivo!!
bem forte, agora se liga na temperatura.;)

Quando cultivei o GT percebi que a temperatura influencia muito na velocidade da colonização, dá uma pesquisada sobre a temperatura ideal para favorecer esse grande micélio. (acho válido um termômetro)
:deolho:

sucesso meu irmão!:D:D:roflmao:

Obrigado brother... Vou procurar saber mais sobre o que pode influenciar a colonização do micélio.
Creio que 2 dias apenas é pouco tempo para aparecer alguns indícios nos bolos?
 
~ ATUALIZAÇÃO ~

E ai galera, boa tarde.
Os micélios começaram a dar seus primeiros sinais de 'vida', mas infelizmente um dos bolos já apresentou indícios de contaminação.

Segue algumas imagens do mesmo:
Bolo #1
4WO8TKF.jpg
WXvfF0U.jpg
Em relação aos outros bolos ele se encontra bem mais desenvolvido. Ele tem essa parte que aparenta ser uma contiminação, e um pouco ao lado tem uma parte que parece haver micélio não contaminado, segue a imagem:
zcN6UAt.jpg .

Não vou postar foto dos outros 5 bolos que foram inoculados no mesmo dia, devido desenvolvimento deles estarem um pouco mais atrasado em relação a foto acima. Quando der para ver melhor eu posto mais imagens.

Tinha esquecido de postar as foto dos dois dois bolos que fiz com o resto de substrato que tinha sobrado:

DKEmmEU.jpg .

Algumas dúvidas:

Quanto as imagens que postei da aparente contaminação, como devo proceder? Eu apenas tirei o copo de perto dos demais... Há possibilidades do bolo contaminado conseguir evoluir? Ou já posso descartá-lo?
Tenho observado em outros relatos que muitos deixam os bolos dentro de uma incubadora, caixa de tenis, ou até mesmo dentro de armários e guarda roupas. Eu simplesmente deixei ele em cima da mesa do computador, tem problema? Durante a semana costumo borrifar um pouco de álcool no local e hoje dei uma limpeza na superfície de onde ficam os bolos.
 
Back
Top