Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo (Em andamento)

Diário de cultivo problemático.
Estou criando esse diário de cultivo para me organizar, para me policiar e ver se consigo algumas dicas em relação as coisas que pretendo fazer no meu cultivo.

Vou tentar usar como base o modelo que foi postado aqui no tópico.


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

===================================
INCUBADORA
===================================

Pensei em usar uma caixa de isopor que tenho aqui em casa.
Em relação a temperatura, tenho analisado a temperatura na minha casa e no isopor a 3 dias em varios momentos do dia,
e a temperatura sempre fica entre 28º-31ºC
Por isso acho que não terei problemas em relação a temperatura da incubadora,
pois o que eu vi na especificações da subespécie que comprei diz que a temperatura ideal para a incubadora é de 28-30°C (me corrijam se eu tiver errado)


===================================
TERRARIO
===================================

Essa é a parte mais importante, pois a temperatura que o terrário deve ficar é 23-26°C,
o que é muito dificil por que a minha cidade é quente pra caralho,
então pensei uma sistema para reduzir a temperatura do terrário.


Pensei em usar uma placa peltier com dois dissipadores de calor ligados a dois coolers de computadores, o lado frio ficaria dentro do terrário e o lado quente pra fora,
aonde tudo isso estaria ligado a um termostato que também mede a umidade, assim quando a temperatura aumentasse ligaria o sistema, e no sensor de umidade eu ligaria uma bomba de aquário com a mangueira dentro de um copo no terrário para aumentar a umidade, tudo isso estaria ligado a uma fonte de computador.

(Gostaria de dicas, e conselhos, principalmente como poderia esterilizar o cooler e o dissipador que vai ficar dentro do terrário)


(Postarei atualizações e fotos em breve)



STRAIN:P. cubensis var. B+ AKM
PROCEDÊNCIA: Carimbo comprado on-line (acho que não tenho permissão de fala o site)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A) (estou por dentro do metodo PF TEK, mas não sei oque significa (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim ( ) Não (x) não sei (oque seria esse selo?)

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: O metodo que fui ensinado foi usado Arroz integral inteiro e vermiculita, mas pelo fato de não estar nem na lista acho que não é o melhor (aceito dicas)

Método de preparação e esterilização do substrato:
(descrever detalhes aqui)

EM BREVE!!


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data ___ / ___ / ___ EM BREVE!
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos: Que pretendo preparar com o carimbo que comprei.(aceito dicas)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

(inserir foto do pote inoculado)

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

EM BREVE!!


---------
BULK: ( ) Sim ( ) Não (ACEITO DICAS)
---------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização)

100% colonizado Data ___ / ___ / ____

(inserir foto)

-----------
CASING: (ACEITO DICAS)
-----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)


---------------------
FRUTIFICAÇÃO: (ACEITO DICAS)
--------------------

Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Estou criando esse diário de cultivo para me organizar, para me policiar e ver se consigo algumas dicas em relação as coisas que pretendo fazer no meu cultivo.

Vou tentar usar como base o modelo que foi postado aqui no tópico.


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

===================================
INCUBADORA
===================================

Pensei em usar uma caixa de isopor que tenho aqui em casa.
Em relação a temperatura, tenho analisado a temperatura na minha casa e no isopor a 3 dias em varios momentos do dia,
e a temperatura sempre fica entre 28º-31ºC
Por isso acho que não terei problemas em relação a temperatura da incubadora,
pois o que eu vi na especificações da subespécie que comprei diz que a temperatura ideal para a incubadora é de 28-30°C (me corrijam se eu tiver errado)


===================================
TERRARIO
===================================

Essa é a parte mais importante, pois a temperatura que o terrário deve ficar é 23-26°C,
o que é muito dificil por que a minha cidade é quente pra caralho,
então pensei uma sistema para reduzir a temperatura do terrário.


Pensei em usar uma placa peltier com dois dissipadores de calor ligados a dois coolers de computadores, o lado frio ficaria dentro do terrário e o lado quente pra fora,
aonde tudo isso estaria ligado a um termostato que também mede a umidade, assim quando a temperatura aumentasse ligaria o sistema, e no sensor de umidade eu ligaria uma bomba de aquário com a mangueira dentro de um copo no terrário para aumentar a umidade, tudo isso estaria ligado a uma fonte de computador.

(Gostaria de dicas, e conselhos, principalmente como poderia esterilizar o cooler e o dissipador que vai ficar dentro do terrário)


(Postarei atualizações e fotos em breve)



STRAIN:P. cubensis var. B+ AKM
PROCEDÊNCIA: Carimbo comprado on-line (acho que não tenho permissão de fala o site)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A) (estou por dentro do metodo PF TEK, mas não sei oque significa (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim ( ) Não (x) não sei (oque seria esse selo?)

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: O metodo que fui ensinado foi usado Arroz integral inteiro e vermiculita, mas pelo fato de não estar nem na lista acho que não é o melhor (aceito dicas)

Método de preparação e esterilização do substrato:
(descrever detalhes aqui)

EM BREVE!!


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data ___ / ___ / ___ EM BREVE!
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos: Que pretendo preparar com o carimbo que comprei.(aceito dicas)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

(inserir foto do pote inoculado)

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

EM BREVE!!


---------
BULK: ( ) Sim ( ) Não (ACEITO DICAS)
---------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização)

100% colonizado Data ___ / ___ / ____

(inserir foto)

-----------
CASING: (ACEITO DICAS)
-----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)


---------------------
FRUTIFICAÇÃO: (ACEITO DICAS)
--------------------

Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Salve, o 2v 1fai 1a significa: 2 partes de vermiculita pra 1 parte de farinha de arroz integral pra 1 parte de água, em volume.
Eu acho que o grão inteiro não é legal de misturar com vermiculita, uma porque ele não mistura direito, outra porque é mais difícil de esterilizar já que as partículas dele não estão todas dispersas e a última razão é porque fica mais difícil de medir a água que ele absorveu.

Com grãos inteiros eu utilizo apenas o grão, sem misturas, aí faço da seguinte forma: hidrato o grão por 24h, dps cozinho 10min em água fervendo (10 min contados a partir da fervura), aí logo q termina eu escorro a água e espalho os grãos em algumas travessas pra evaporar a água da superfície e os grãos ficarem soltos. Aí sim eu coloco eles em potes e eles vão pra panela de pressão. Prefiro o trigo por ser mais barato e por ter casca, mas se achar arroz integral com casca é uma boa, sem casca eles grudam muito.

O negócio da 2v 1fai e 1a, eu não curto a parte da água, pq as vezes a sua vermiculita pode estar mais ou menos hidratada, dependendo de como ela foi guardada, aí o volume de água que você precisa colocar vai ser diferente. O que eu prefiro fazer é misturar 2v 1fai e a água eu vou colocando e misturando até chegar num ponto em que ao apertar bem forte a mistura, escorre uma película de água entre os dedos, sem pingar água, se pingar é pq passou do ponto e está muito úmida.

O selo de vermiculita é uma camada de vermiculita pura que vai por cima do bolo, dentro do copo, já antes da esterilização. Ele serve pra impedir que possíveis contaminantes que caiam pelo furo do copo contaminem o bolo, já que a vermiculita pura não permite o crescimento de microorganismos.

Sobre o terrário, a idéia das placas peltier é interessante, porém procure umas placas bem potentes, lá pelos 100w, esse esquema com 2 coolers e 2 dissipadores você encontra pronto no ali express a um preço bem legal. Outra coisa é que seu terrário precisa de isolamento térmico, se não a placa peltier vai sofrer de mais pra gelar, além de gastar muita luz.

Sobre o termostato (controlador de temperatura e umidade), fuja do sensor dht22, ele estraga em no máximo 1 mês com umidade elevada, umidade acima de 90% você precisa de sensor resistente a água. Eu diria pra começar pequeno sem controle de umidade, só temperatura mesmo, eu indico muito o controlador w1209, que você encontra no mercadolivre por uns 17 reais, no aliexpress tem ele com case de acrílico por 9 reais, funciona muito bem, tenho um na incubadora aqui funcionando a mais de 3 anos, o sensor é resistente a água, porém só mede temperatura.

Daria pra colocar a bombinha de aquário e controlar a intensidade dela conforme a necessidade, faz um belo roll nos bolos pra eles não perderem umidade muito rápido que funciona bem. Depois que estiver mais experiente e quiser mesmo automatizar o controle de umidade eu recomendo muito o controlador Y39U da coel, cujo sensor é resistente a água e possibilita o acionamento de 3 relés configuráveis, aqui uso pra esquentar esfriar e umedecer. O problema é que esse controlador custa uns 300 reais.
 
Salve, o 2v 1fai 1a significa: 2 partes de vermiculita pra 1 parte de farinha de arroz integral pra 1 parte de água, em volume.
Eu acho que o grão inteiro não é legal de misturar com vermiculita, uma porque ele não mistura direito, outra porque é mais difícil de esterilizar já que as partículas dele não estão todas dispersas e a última razão é porque fica mais difícil de medir a água que ele absorveu.

Com grãos inteiros eu utilizo apenas o grão, sem misturas, aí faço da seguinte forma: hidrato o grão por 24h, dps cozinho 10min em água fervendo (10 min contados a partir da fervura), aí logo q termina eu escorro a água e espalho os grãos em algumas travessas pra evaporar a água da superfície e os grãos ficarem soltos. Aí sim eu coloco eles em potes e eles vão pra panela de pressão. Prefiro o trigo por ser mais barato e por ter casca, mas se achar arroz integral com casca é uma boa, sem casca eles grudam muito.

O negócio da 2v 1fai e 1a, eu não curto a parte da água, pq as vezes a sua vermiculita pode estar mais ou menos hidratada, dependendo de como ela foi guardada, aí o volume de água que você precisa colocar vai ser diferente. O que eu prefiro fazer é misturar 2v 1fai e a água eu vou colocando e misturando até chegar num ponto em que ao apertar bem forte a mistura, escorre uma película de água entre os dedos, sem pingar água, se pingar é pq passou do ponto e está muito úmida.

O selo de vermiculita é uma camada de vermiculita pura que vai por cima do bolo, dentro do copo, já antes da esterilização. Ele serve pra impedir que possíveis contaminantes que caiam pelo furo do copo contaminem o bolo, já que a vermiculita pura não permite o crescimento de microorganismos.

Sobre o terrário, a idéia das placas peltier é interessante, porém procure umas placas bem potentes, lá pelos 100w, esse esquema com 2 coolers e 2 dissipadores você encontra pronto no ali express a um preço bem legal. Outra coisa é que seu terrário precisa de isolamento térmico, se não a placa peltier vai sofrer de mais pra gelar, além de gastar muita luz.

Sobre o termostato (controlador de temperatura e umidade), fuja do sensor dht22, ele estraga em no máximo 1 mês com umidade elevada, umidade acima de 90% você precisa de sensor resistente a água. Eu diria pra começar pequeno sem controle de umidade, só temperatura mesmo, eu indico muito o controlador w1209, que você encontra no mercadolivre por uns 17 reais, no aliexpress tem ele com case de acrílico por 9 reais, funciona muito bem, tenho um na incubadora aqui funcionando a mais de 3 anos, o sensor é resistente a água, porém só mede temperatura.

Daria pra colocar a bombinha de aquário e controlar a intensidade dela conforme a necessidade, faz um belo roll nos bolos pra eles não perderem umidade muito rápido que funciona bem. Depois que estiver mais experiente e quiser mesmo automatizar o controle de umidade eu recomendo muito o controlador Y39U da coel, cujo sensor é resistente a água e possibilita o acionamento de 3 relés configuráveis, aqui uso pra esquentar esfriar e umedecer. O problema é que esse controlador custa uns 300 reais.


Primeiramente quero agradecer pela resposta. (pensei que ninguém ia responder)
Os 2 coolers e 2 dissipadores eu ja tenho, trabalho com manutenção de computadores e achei dois que se encaixam perfeitamente. (na proxima atualização vou adicionar fotos.)
Sobre o recipiente do terrario, eu tinha pensando em usar uma caixa organizadora bem grande, mas ja que falou isso, seria melhor usar um isopor grande ?
tipo o bom da caixa organizadora seria que não teria que colocar nenhuma luz, mas se for o caso do isopor eu penso em compra uma fita de led pra colocar na parte de cima, ja ligar na fonte de computador(que ja tenho uma) ou ate uma ideia mais sofisticada seria comprar uma daquelas Lâmpada com camera 360º por que alem de iluminar ainda vai evitar de ter que abrir o isopor para olhar dentro, e poderia ver de qualquer lugar,
Sobre o controlador de umidade ja estava pensando em 1 que achei no aliexpress, ja que o sensor é separado eu poderia trocar por um com resistência a umidade.
Queria saber se posso te enviar as opções que estou de olho ou ate postar aqui pra você me dar alguns conselhos.
Também se fosse possível queria algumas informações a respeito do rendimento dos tipos de cultivos, pois vejo que você ja é um cultivador experiente.
É isso, agradeço novamente pela resposta.


ATT: A câmera serviria também para fazer umas time lapse bem bacanas.
 
Última edição:
Opa, o isopor é bom por ser isolante térmico mas ele é meio chato de limpar, uma coisa massa que daria pra fazer é pegar uma caixa organizadora e conseguir um isopor grande que a caixa entrasse dentro. Aqui na minha cidade tem uns lugares que vendem tambores velhos, tonéis e umas coisas assim, tem uns isopores bem grandes por uns 15-25 reais. Mas no pior caso usa o isopor direto mesmo, quando precisar limpar deixa ele de molho na água sanitária, depois lava bem com água até sair a água sanitária antes de por os bolos dentro.

A iluminação no cubensis não é super necessária, se precisar deixar no escuro eles não tem problema, a luz só direciona a posição que eles vão crescer. Com luz todos crescem reto pra direção da luz, sem ela eles crescem em direções aleatórias.

Sobre abrir a tampa, se não tiver um sistema de troca de ar, você vai precisar abanar os bolos todo dia mesmo. Ou coloque um cooler com timer pra ligar 1min a cada 1-2horas, lembrando de por um filtro nele, pode ser até um pedaço de tnt. (a troca de ar é bem importante, pra frutificar precisa bastante oxigênio, pouco CO2)

Manda esses modelos que você viu aqui mesmo, aí mais gente pode ver, um sensor que achei interessante foi uns modelos do SHT20 com case, tinha uns de metal e uns de plástico, esse case impede a passagem de gotículas de água e ainda permite a leitura da umidade.
 
os controladores e a placa tem cara de serem bons mesmo, só o problema é q os sensores ali nao sao resistentes a gotículas de água.
nao sei se os dos links q você mandou da pra tirar aquela parte de plastico preto, aí daria pra por ele dentro de um case a prova de gotículas. Veja uns nesse link: Sensor de umidade de temperatura do solo sht10 sht20 sht30 sensor sonda de sensor de umidade do solo agrícola dustproof sensor caso escudo Loja Online | aliexpress móvel

tem pra vender ali separado só o case ou o sensor completo, acho q o case de plastico mesmo ja resolve

aí a posiçao coreta de prender ele é assim: https://teonanacatl.org/attachments/img_5523-jpg.108553/

o sensor pra cima e o cabo pra baixo, pra evitar de entrar água no sensor.
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 27/10/2019



Estou criando esse diário de cultivo para me organizar, para me policiar e ver se consigo algumas dicas em relação as coisas que pretendo fazer no meu cultivo.

Vou tentar usar como base o modelo que foi postado aqui no tópico.


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

===================================
INCUBADORA
===================================

Pensei em usar uma caixa de isopor que tenho aqui em casa.
Em relação a temperatura, tenho analisado a temperatura na minha casa e no isopor a 3 dias em varios momentos do dia,
e a temperatura sempre fica entre 28º-31ºC
Por isso acho que não terei problemas em relação a temperatura da incubadora,
pois o que eu vi na especificações da subespécie que comprei diz que a temperatura ideal para a incubadora é de 28-30°C (me corrijam se eu tiver errado)


===================================
TERRARIO
===================================

Essa é a parte mais importante, pois a temperatura que o terrário deve ficar é 23-26°C,
o que é muito dificil por que a minha cidade é quente pra caralho,
então pensei uma sistema para reduzir a temperatura do terrário.


Pensei em usar uma placa peltier com dois dissipadores de calor ligados a dois coolers de computadores, o lado frio ficaria dentro do terrário e o lado quente pra fora,
aonde tudo isso estaria ligado a um termostato que também mede a umidade, assim quando a temperatura aumentasse ligaria o sistema, e no sensor de umidade eu ligaria uma bomba de aquário com a mangueira dentro de um copo no terrário para aumentar a umidade, tudo isso estaria ligado a uma fonte de computador.

(Gostaria de dicas, e conselhos, principalmente como poderia esterilizar o cooler e o dissipador que vai ficar dentro do terrário)


(Postarei atualizações e fotos em breve)

IMG_20191027_170022_019.jpg IMG_20191027_165924_580.jpg IMG_20191027_165915_001.jpg IMG_20191027_165906_182.jpg



STRAIN:P. cubensis var. B+ AKM
PROCEDÊNCIA: Carimbo comprado on-line (acho que não tenho permissão de fala o site)


IMG-20191024-WA0042.jpeg

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim ( ) Não (x)

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: O metodo que fui ensinado foi usado Arroz integral inteiro e vermiculita, mas pelo fato de não estar nem na lista acho que não é o melhor (aceito dicas)

Método de preparação e esterilização do substrato:
2 medidas de arroz integral, 4 medidas de vermiculita, e mais ou menos 2 medidas de água.
60 minutos na panela de pressão.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 27 / 10 / 2019
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos:
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

IMG_20191027_145739_986.jpg IMG_20191027_145800_126.jpg IMG_20191027_145907_641.jpg IMG_20191027_165743_444.jpg IMG_20191027_165755_449.jpg IMG_20191027_165850_417.jpg

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

EM BREVE!!

---------------------
FRUTIFICAÇÃO: (ACEITO DICAS)
--------------------

Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____ EM BREVE!!
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Salve, o 2v 1fai 1a significa: 2 partes de vermiculita pra 1 parte de farinha de arroz integral pra 1 parte de água, em volume.
Eu acho que o grão inteiro não é legal de misturar com vermiculita, uma porque ele não mistura direito, outra porque é mais difícil de esterilizar já que as partículas dele não estão todas dispersas e a última razão é porque fica mais difícil de medir a água que ele absorveu.

Com grãos inteiros eu utilizo apenas o grão, sem misturas, aí faço da seguinte forma: hidrato o grão por 24h, dps cozinho 10min em água fervendo (10 min contados a partir da fervura), aí logo q termina eu escorro a água e espalho os grãos em algumas travessas pra evaporar a água da superfície e os grãos ficarem soltos. Aí sim eu coloco eles em potes e eles vão pra panela de pressão. Prefiro o trigo por ser mais barato e por ter casca, mas se achar arroz integral com casca é uma boa, sem casca eles grudam muito.

O negócio da 2v 1fai e 1a, eu não curto a parte da água, pq as vezes a sua vermiculita pode estar mais ou menos hidratada, dependendo de como ela foi guardada, aí o volume de água que você precisa colocar vai ser diferente. O que eu prefiro fazer é misturar 2v 1fai e a água eu vou colocando e misturando até chegar num ponto em que ao apertar bem forte a mistura, escorre uma película de água entre os dedos, sem pingar água, se pingar é pq passou do ponto e está muito úmida.

O selo de vermiculita é uma camada de vermiculita pura que vai por cima do bolo, dentro do copo, já antes da esterilização. Ele serve pra impedir que possíveis contaminantes que caiam pelo furo do copo contaminem o bolo, já que a vermiculita pura não permite o crescimento de microorganismos.

Sobre o terrário, a idéia das placas peltier é interessante, porém procure umas placas bem potentes, lá pelos 100w, esse esquema com 2 coolers e 2 dissipadores você encontra pronto no ali express a um preço bem legal. Outra coisa é que seu terrário precisa de isolamento térmico, se não a placa peltier vai sofrer de mais pra gelar, além de gastar muita luz.

Sobre o termostato (controlador de temperatura e umidade), fuja do sensor dht22, ele estraga em no máximo 1 mês com umidade elevada, umidade acima de 90% você precisa de sensor resistente a água. Eu diria pra começar pequeno sem controle de umidade, só temperatura mesmo, eu indico muito o controlador w1209, que você encontra no mercadolivre por uns 17 reais, no aliexpress tem ele com case de acrílico por 9 reais, funciona muito bem, tenho um na incubadora aqui funcionando a mais de 3 anos, o sensor é resistente a água, porém só mede temperatura.

Daria pra colocar a bombinha de aquário e controlar a intensidade dela conforme a necessidade, faz um belo roll nos bolos pra eles não perderem umidade muito rápido que funciona bem. Depois que estiver mais experiente e quiser mesmo automatizar o controle de umidade eu recomendo muito o controlador Y39U da coel, cujo sensor é resistente a água e possibilita o acionamento de 3 relés configuráveis, aqui uso pra esquentar esfriar e umedecer. O problema é que esse controlador custa uns 300 reais.


opa...com licença!

tambem estou indo pro meu primeiro cultivo, e na busca de um termostato! vi esse post e me perguntava se é esse o controlador que indicastes:

 
opa...com licença!

tambem estou indo pro meu primeiro cultivo, e na busca de um termostato! vi esse post e me perguntava se é esse o controlador que indicastes:


e aí, blza?
não, esse aí só controla temperatura, o modelo que controla temperatura e umidade é o coel y39u q está na faixa dos 300 reais.

se for o caso de um controlador só pra temperatura, procure por controlador w1209, ele tem apenas 1 relé, que vai esquentar ou esfriar. A vantagem é que esse custa uns 20 reais pra menos kk.
 
e aí, blza?
não, esse aí só controla temperatura, o modelo que controla temperatura e umidade é o coel y39u q está na faixa dos 300 reais.

se for o caso de um controlador só pra temperatura, procure por controlador w1209, ele tem apenas 1 relé, que vai esquentar ou esfriar. A vantagem é que esse custa uns 20 reais pra menos kk.

blz!
pode cre!

não, queria investir num sistema que de o maior controle possivel...mas, no momento um desse de 300 é mta coisa...
será possivel então encontrar um controlador só de umidade por um preço desse tambem?

muito grato pela sua disponibilidade e compartilhamento, hermano!!!
 
Não tenho certeza se vai funcionar bem, mas daria pra tentar isso:

Comprar um controlador como esse: Controlador De Umidade E Temperatura Higróstato Bivolt - R$ 119,90
nele tem o sensor sht20, mas essa capinha preta não é resistente a gotículas de água, se ficar assim direto ele vai estragar, vai parar uma gota sobre o sensor e ele vai ficar marcando 99% de umidade mesmo estando mais seco.

Então junto vc compra a segunda opção desse anúncio, só a capinha a prova de gotículas de água custa uns 3 e pouco: R$3.68 12% de desconto|Sensor de umidade de temperatura do solo sht10 sht20 sht30 sensor sonda de sensor de umidade do solo agrícola dustproof sensor caso escudo-in Sensores from Componentes eletrônicos e suprimentos on AliExpress - 11.11_Double 11_Singles' Day

Lembre que o sensor tem q ser colocado virado pra cima, com o fio pra baixo, isso vai evitar de entrar água pelo fio, como nessa foto:
 
e aí, blza?
não, esse aí só controla temperatura, o modelo que controla temperatura e umidade é o coel y39u q está na faixa dos 300 reais.

se for o caso de um controlador só pra temperatura, procure por controlador w1209, ele tem apenas 1 relé, que vai esquentar ou esfriar. A vantagem é que esse custa uns 20 reais pra menos kk.
Qual a voltagem?
 
Não tenho certeza se vai funcionar bem, mas daria pra tentar isso:

Comprar um controlador como esse: Controlador De Umidade E Temperatura Higróstato Bivolt - R$ 119,90
nele tem o sensor sht20, mas essa capinha preta não é resistente a gotículas de água, se ficar assim direto ele vai estragar, vai parar uma gota sobre o sensor e ele vai ficar marcando 99% de umidade mesmo estando mais seco.

Então junto vc compra a segunda opção desse anúncio, só a capinha a prova de gotículas de água custa uns 3 e pouco: R$3.68 12% de desconto|Sensor de umidade de temperatura do solo sht10 sht20 sht30 sensor sonda de sensor de umidade do solo agrícola dustproof sensor caso escudo-in Sensores from Componentes eletrônicos e suprimentos on AliExpress - 11.11_Double 11_Singles' Day

Lembre que o sensor tem q ser colocado virado pra cima, com o fio pra baixo, isso vai evitar de entrar água pelo fio, como nessa foto:

Me parece uma boa!
Mas, porque tens duvidas se funcionará bem? O controlador pode não ser muito bom?

Cara, nunca comprei do aliexpress...é seguro? Corre risco de pagar umas taxas a mais?

Muito grato!
 
Back
Top