Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Chitwan Nepal - PFtek

Diário de cultivo completo.
Esse e meu primeiro diario, estou cultivando Chitwan Nepal no qual o carimbo foi disponibilizado graciosamente pelo @Kefer .

1. Inoculacao

A cerca de 40 dias inoculei os copos e os deixei quetos dentro de uma caixa de isopor,os copos demoraram cerca de 28 a 30 dias para ficaram 100%.
(apesar que eu achei que eles nao estavam 100%)

P4.jpg P5.jpg P1.jpg P2.jpg P3.jpg
Tirei os copos da incubadora e os deixei na geladeira por cerca de 48 horas ou mais, ( Li que o correto e 24h mas o terrario nao estava pronto ainda)

2.Montagem terrario
O terrario foi
montado de acordo com o guia ilustrativo que consegui no forum, alias como quase tudo que eu sei sobre cultivo foi aqui rs.
Eu usei uma caixa organizadora,um compressor de ar,argila espandida e para fazer os furos de troca de ar ultilizei aquele pano de limpeza perfex pois nao tinha fita microporosa nem nada do tipo, e ja tinha mais de 24h que os copos estavam na geladeira. Na tampa do terrario eu fiz apenas uns furos, quer dizer eram pra ser so furinhos mas acabei quase quebrando a tampa :/
Eu revesti o terrario com papel aluminio e fita isolante, em breve vou fazer um revestimento melhor pois estou sem dinheiro para compra de materiais, e sem ideias tambem, Dicas Sao Bem-Vindas...

t2.jpg t3.jpg t4.jpg t5.jpg t6.jpg t7.jpg

2.1 Aniversario

Nessa etapa fiquei com muito medo de fazer algo errado e deixar os copos contaminarem pois haveria o primeiro contato fisico diretamente com os bolos, e tambem houve um problema nessa etapa, pois um dos copos tinha a boca menor que o resto e eu so fui perceber na hora de tirar o bolo la de dentro e claro. Confesso que me senti muuito idiota nessa hora, pensei em mil formas de se abrir um copo , mas acabei o quebrando com uma faca mesmo rsss
P3.jpg

Entao, depois de retirar os bolos dos copos eu os lavei com agua da torneira mesmo, logo apos eu passei vermiculita "esterilizada" no micro ondas e os coloquei no terrario. Nos primeiros dias tive problemas pois quando abria o terrario para burrifar agua um dos bolos havia caido do monte de vermiculita que eu fiz para sustenta-los isso acontecia pois a vermiculita estava em contato com a agua e assim a fazia os montes de vermiculita desmoronar literalmente e assim levando os bolos junto.. tive que abaixar o nivel de agua do terrario,nivelar as argilas expandidas e trocar os pratos aonde os copos ficariam com esse problema arrumado continuei a borrifar os bolos periodicamente 3 a 4 vezes ao dia

Hoje dia 25/05 vieram os primeiros pins mas apenas em um dos 3 bolos. espero que continue certo nessa jornada de cultivo ! Agradeco muito ao forum pelo conteudo disponibilizado

.
pin02.jpg p01.jpg p0.jpg

Anexos

• t1.jpg
    t1.jpg
    50.3 KB · Visualizações: 72
  • t9.jpg
    t9.jpg
    100.1 KB · Visualizações: 67
  • t11.jpg
    t11.jpg
    111.5 KB · Visualizações: 60
Venho atualizar como esta o cultivo. Eu tinha alguns copos inoculados e decidi aniversariar foram 3 copos mas se partiram e formaram 6 e assim fiquei com um problema de espaco no meu terrario pois meu terrario nao e muito grande entao tive que fazer magica pra colocar todos os bolos la dentro, descartei um bolo se nao me engano, o aspecto dele nao estava muito bom.. fotos dos bolos abaixo. ( Quase certeza que um dos bolos aniversariados recentemente nao esta 100% mas...

ct1.jpg ct2.jpg

No dia 18 de maio eu fiz a inoculacao de mais alguns copos...
ci.jpg ci2.jpg ci3.jpg ci4.jpg ci5.jpg ci6.jpg ci7.jpg
Andamento do cultivo...

nc1.jpg nc2.jpg nc3.jpg nc4.jpg nc5.jpg

Ontem comecei a fazer um outro terrario,um pouco maior quando estiver pronto eu posto fotos.

Última edição:
Parabéns pelo cultivo brother, tudo bonito!
Só me atentaria, se fosse você, à troca de ar no interior do terrário, por conta dos bolos aniversariados recentemente.

Obrigado, eu to atento com isso, eu vou trocar os bolos de terrario deixar so os que ja estao com pins nesse e os recem aniversariados em outro assim consigo ter um controle melhor dos copos

Última edição:
hoje eu sai pra ir para a escola os cogumelos estavam normais dai quando voltei eles estavam assim, eu nao achei nada relacionado no forummalguem sabe algo sobre ?
:(:(
obs. Os cogus nao parecem estar morrendo eles estao rigidos ainda mesmo com essa cor O.o

ca1.jpg ca2.jpg

A única vez que vi algo similar foi uma vez que não enxaguei direito a água sanitária da perlita e os vapores do cloro deixaram os frutos azulados e o micélio mal também. Você ou outra pessoa não jogou por acidente algum produto químico no terrário?

Poxa :/ eu não fiz nada de diferente, se alguém jogou algo eu não sei :/ eu pensei nisso mas ai os dois bolos estariam mal não?, e só um está diferente... acho que os frutos continuam se desevonvendo mesmo com essa aparência, devo descartar o bolo?

Última edição por um moderador:
Realmente. Parece que que esses frutos receberam uma borrifada de água sanitária ou álcool... Se for o caso, tente não atingir os frutos e/ou dilua a água sanitária em uma quantidade maior de água.

Estou na torcida aqui. Abraço!

Segue o cultivo, mesmo com os psilocibines estranhos azuis, eu realmente nao sei se descarto os cogumelos de aspecto diferente, eles continuaram se desenvolvendo...
Eu ja retirei a maioria dos cogus que estavam azulados/pretos e os deixei secando. eles nao aparentam odor estranho nem estar quebradiços
O outro bolo segue com aspecto normal aparentemente.
b2.jpg b3.jpg
Eu colhi os frutos que estavam com o veu e ja comecei a confecçao de carimbos.
13414665_1022399854462528_1198953990_n.jpg 13444117_1022399857795861_1183796940_n.jpg

Realmente. Parece que que esses frutos receberam uma borrifada de água sanitária ou álcool... Se for o caso, tente não atingir os frutos e/ou dilua a água sanitária em uma quantidade maior de água.

Estou na torcida aqui. Abraço!
Como eu disse Cantaro, se alguem jogou algo nao fui eu. O outro bolo segue normalmente, nao creio que se alguem tenha jogado algo no terrario, so fosse " contaminar um dos bolos " mas e sempre bom ter um pe atras ...
Obrigado,valeu

Anexos

• 13414665_1022399854462528_1198953990_n.jpg
    13414665_1022399854462528_1198953990_n.jpg
    53.7 KB · Visualizações: 54
Última edição por um moderador:
COLHEITA FELIZ
Bom eu tava enrolando mas acho que chegou a hora !
Hoje dia 12/06 fiz a minha primeira colheita ( mentira, ja tinha colhido os cogus que estavam com as peco estranho) mas os de hoje estavam com noramais. So tenho foto dos cogumelos antes deles se abrirem
azul1.jpg azul2.jpg
Essa colheita deu cerca de 14.1g frescos algo assim, nao anotei pois eu ia descartar os cogus mas depois de deixar algumas horas em frente ao ventilador, acabei comendo rsss
Creio que ja estava na hora certa de colher
Os chapeis ja estavam abertos a alguns dias,o veu ja tinha caido, e hoje ao abrir o terrario vi que alguns chapeus ja estavam cheios de esporos por cima.
chapeuesporo.jpg colheita 1.jpg colheita2.jpg
A colheita do segundo bolo deu 28.0g frescos =D
Peguei alguns chapeis e comecei a fazer mais carimbos, ja tenho alguns que ja estava fazendo com alguns chepeis do primeiro flush do primeiro bolo para poder repassar =D e mais vindo...
c2.jpg c1.jpg
Como havia postado no meu diario, haviam mais bolos no terrario mais eu descartei todos por MEDO de alguma contaminacao deles ter passado para o bolo, mas tenho alguns copos ja inoculados, agora e so esperar... So tenho a agradecer ao CM e a todos que me deram dicas. e/ou ajudarem deretamente ou inderetamente. paz!
(fotos dos copos inoculados)
iso1.jpg iso2.jpg

Back