Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Bulk (Palenque)

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Mexican/Palenque
PROCEDÊNCIA: carimbo FSRE

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
Painço (me baseei nesse tutorial, mas não adicionei calcário de concha Tutorial - Como preparar PAINÇO (Video Tutorial))

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 06/10/2018
-------------------------------------------------
- 6 copos com seringas multiesporos (pouco mais de 3ml por copo espalhados por cima dos grãos através da rotação da agulha inserida em um furo central tapado com fita microporosa)

- 3 copos com pedaços de estipe coletados de outro cultivo feito com o mesmo carimbo das seringas (1 peguei cerca de 2cm de estipe, 1 peguei cerca de 2cm de estipe e descasquei e 1 peguei cerca de 2cm de estipe e cortei em três transversalmente)

- Usei glovebox
WhatsApp Image 2018-10-06 at 01.04.13.jpeg

- Um dos copos pra ilustrar:
WhatsApp Image 2018-10-09 at 11.21.05.jpeg

-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO:
-------------------------------------------------
3 copos inoculados com multiesporos + 3 copos com pedaços de estipe em uma caixa de isopor com termostato regulado para 27ºC.

3 copos inoculados com multiesporos em uma caixa de madeira dentro do armário sem termostato (a temperatura ambiente tem estado em torno dos 20ºC)

-------------------------------------------------

Pro bulk pretendo usar 50/50 de esterco bovino comprado e vermiculita, como nesse cultivo do @Anatmann Completo - A aurora do micélio - MDK e B+

Vamos ver se conseguimos tirar alguma informação legal das diferentes condições de incubação e das diferentes formas de corte da estipe para clonagem
 
Hoje, 17 dias depois da inoculação dos copos verifiquei que os copos com pedaços de estipe estão todos bem desenvolvidos (cerca de 40% colonizados), assim como 3 dos copos inoculados com multiesporos, 2 da incubadora e 1 da caixa de madeira.

Os outros 3 copos não apresentaram sinais de colonização, então reinoculei-os com 2ml cada com uma cultura líquida que havia preparado com água de coco e pedacinhos de estipe. Vamos ver no que dá.
 
Hoje, após 50 dias de incubação (ou 33 para os reinoculados com cultura liquída, que se desenvolveram muito bem) fiz o bulk com o spawn dos copos que estavam fora da incubadora (colonizaram mais rápido, mas menos intensamente).

Além do cocô de bovídeo e da vermiculita misturei umas cascas de ovos trituradas seguindo com mais precisão o diário Completo - A aurora do micélio - MDK e B+ do @Anatmann .

Com um pouco da mistura que sobrou fiz um bulkzinho com um dos copos inoculados com pedacinhos de estipe.

Quanto aos outros copos, alguns ainda não estão totalmente colonizados, então vou deixando. Talvez eu injete um pouquinho de água neles, pra ver se não é isso que está impedindo a colonização completa.

[EDIT] Dois copos contaminaram com ácaros! E um com trichoderma..

Aniversariei todos o copos remanescentes, parte com substrato de bulk pasteurizado em potinhos fechados com papel alumínio.

A outra parte usei substrato sem pasteurizar, cobri com vermiculita e deixei em vazinhos meio outdoor.[EDIT]

Bejos!
 
Última edição:
Colhi os primeiros flushs do balde e dos potinhos e alguns cogumelinhos perdidos nos vasinhos.

Como já havia lido em outros diários, os cogumelos do balde, com maior quantidade de substrato, saíram bem maiores que os dos potes.

Não tirei muitas fotos da colheita, então aqui vão duas fotinhas, uma da janelinha do balde alguns dias antes da colheita e dois cogumelinhos colhidos com chapéus nos chapéus:

WhatsApp Image 2018-12-23 at 15.35.08.jpeg WhatsApp Image 2018-12-23 at 15.33.52.jpeg
 
Voltei de viagem hoje e encontrei vários cogumelos já molengos :( hehe

Isso no terrário e nos vasos de planta onde enterrei alguns bolos, porque o balde contaminou e só deu um coguzinho

Logo menos abro um novo diário pro meu segundo bulk já em andamento huhuhu

Dou esse diário como encerrado
 
Com certeza o conhecimento obtido levará ao florescimento do próximo! Nunca vi uma infestação de ácaros em um bolo colonizado, ainda tem fotos disso?
 
Com certeza o conhecimento obtido levará ao florescimento do próximo! Nunca vi uma infestação de ácaros em um bolo colonizado, ainda tem fotos disso?
Valeu!
Não tirei fotos, mas eram muitos pequenos pra aparecer na foto de qualquer forma. Caberia uma família inteira na cabeça de um alfinete haha
Sozinhos só dá pra ver com muita atenção um pontinho branco andando beeem lentamente, amontoados parecem um bolinho de poeira crindo vida
 
Última edição:
Back
Top