Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1°Cultivo Chitiaw Nepal - PFTek Padrão

Diário de cultivo problemático.
Boa noite galera!!mas uma vez agradeço a todos da comunidade em espalhar esses esporos e encherem nossa mente de conhecimentos para nossas experiencias, e agradeço também há um de nossos colaboradores em me presentear com essa raça.No começo parecia difícil em gerar um micélio de qualidade,falhei em três tentativas,nada de sucesso estava ficando sem esporos já:eek:h:.Então,um dia os Deus da natureza e do circulo mágico iluminou meus copinhos:D...segue então meu cultivo...:ler:

STRAIN: Chitiaw Nepal
PROCEDÊNCIA: Colaborador da Comunidade

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO :
PF TEK (45% Farinha de Arroz Integral/55% Vermiculita)

Método de preparação e esterilização do substrato:
O método foi basicamente simples,mas porém com toda higiene em não contaminar nada!.Foi triturado no liquidificador cerca de 45% de Arroz até ficar parecendo um farinha, e em seguida coloquei a farinha em um prato de vidro esterilizado com álcool 70%, a vermiculita também foi posta em um prato de vidro esterilizado.
Na sequencia limpei o micro ondas com água sanitária e coloquei a farinha por um minuto e mexia com uma colher limpa,repeti esse processo umas três vezes,o mesmo para a vermiculita e os tampei até preparar o recipiente para mexer o substrato.Segue algumas fotos...

GOPR0268.JPG OBS: Os potes de plastico polietileno,foram substituído por copos de vidro de 200 ml( copo americano). Presumi que foi por causa dos potes que falhei em algumas tentativas.
GOPR0269.JPG
OBS: Coloquei os produtos(farinha e vermiculita) no recipiente ainda quentes,evitando algum tipo de contaminação do ar, e os misturei bem,depois o tampei com um pano e o deixei esfriando.
GOPR0271.JPG OBS: Há água que usei,foi do filtro mesmo(filtro novo).Apos o substrato estar frio, separei três copos americanos e três folhas de alumínios para cada copo, tudo esterilizado com álcool, em seguida completei os copos sem compacta-los e tampados com as folhas.Depois de todos prontos,preparei a panela de pressão e os deixei por 50 minutos,e colocada em um local seguro até esfriar até o dia seguinte que foi o dia inoculação.

Confecção e esterilização da seringa de esporos:

Primeiro eu fervi uma água até sobrar quais nada na chaleira,então coloquei em um copo de alumínio e tampado com papel alumínio e posto na geladeira por 5 horas.Então esterilizei a agulha e seringa com água sanitária e fervido na água por 5 minutos e enrolado em um pano limpo até secar.Encanto isso raspava o carimbo em um copo pequeno esterilizado e tampado,na sequencia montei a seringa já seca.Retirei o copo da geladeira e suguei a água com a seringa e coloquei no copo com os esporos sugando e jogando no copo com cuidado para não derramar,repetindo até homogenizar.Então colocada em um saco tipo zap e guardado na geladeira há 8° C até o dia da inoculação.

INOCULAÇÃO :07/11/2016
Quando eu abri a panela no dia logo vi que perdi um copo:oops::(,ele tinha tombado e encharcado com a água me restando dois copos:matreiro:.Continuando....então retirei os copos e os coloquei em uma caixa onde posso confeccionar a seringa sem risco de contaminar,após a inoculação eu os guardei em um armário sem colocar em caixa,porque aqui a temperatura é um pouco alta então os deixei a vontade:sleep:.Passado alguns dias...:whistle::whistle:...
GOPR0336.JPG ,GOPR0337.JPG ,GOPR0338.JPG ,GOPR0339.JPG OBS: Essas fotos foram tiradas no dia 19/11/2016.

GOPR0369.JPG ,GOPR0370.JPG ,GOPR0371.JPG ,GOPR0372.JPG ,GOPR0373.JPG ,GOPR0374.JPG ,GOPR0375.JPG
OBS:E essas tiradas já dentro do armário no dia 27/11/2016,com temperatura variando entre 20°c há 29°c.

Por enquanto é só galera!! :)

Parabéns pelo cultivo, @coguvaazulin. Gostaria de apontar duas coisas.

Primeiro, os copos das três últimas fotos (foto 1, foto 2 e foto 3) parecem estar contaminados. Esse micélio mais clarinho, quase transparente, que eu chamo de "parece teia de aranha" (mas nada tem a ver com o tal cobweb, que aliás não ocorre durante a colonização). Isso é um mofo contaminante. O micélio saudável é esse que se vê nas fotos em que está bem branquinho. Se houver esse micélio clarinho que cresce bem mais rápido que o cubensis, então tem contaminação no copo.

Segundo...

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO :
PF TEK (45% Farinha de Arroz Integral/55% Vermiculita)

Como assim? Não usou a proporção básica de 2 de vermiculita para 1 de água e 1 de farinha de arroz integral? :coffee:

Obrigado @ExPoro pelo o acompanhamento...então eu percebi essa teia também,mas espero que o micélio seja mais forte e cubra ela...
Sobre as medidas,como tinha pouco material e a proposta era três copos,queria dar uma equilibrada na proporção.

Percebi também que eles estão um pouco seco,isso pode dificultar no crescimento ?

Última edição por um moderador:
Obrigado @tupy por me tirar essa duvida.Há alguma maneira de hidratá-los sem danificar o crescimento,tipo inocular uma seringa de água destilada?

Eu estava pensando em fazer um bulk com eles:amuado:

Obrigado @tupy por me tirar essa duvida.Há alguma maneira de hidratá-los sem danificar o crescimento,tipo inocular uma seringa de água destilada?

Eu estava pensando em fazer um bulk com eles:amuado:

Não, nesse momento de incubação querer arrumar substrato não procede, vai dar problema.
.

Boa tarde turma!

Terça -feira dia 20/12,fui da uma olhada nos copos e tive uma surpresa:).

20161221_112552.jpg 20161221_112630.jpg 20161221_112723.jpg
Este é o copo que aparentemente esta contaminado com algum tipo de cobweb.

20161221_112605.jpg 20161221_112650.jpg 20161221_112706.jpg
E este é o copo salvável,mas parece que deu uma parada no crescimento,vou deixa mas tempo pra ter certeza que parou.

Bom galera por enquanto é só....aberto para sugestões e criticas :D:roflmao:

Back