Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Cultivo: B+AKM em Casing

Diário de cultivo completo.
Raças
P. cubensis B+AKM
Inoculação
10/01/2023
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Quarto fechado, usando uma lamparina de álcool de posto como bico de bunsen
Aniversário
24/01/2023
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Casing
Substratos
Sorgo
Milho de pipoca
Olá pessoal! Comecei meu cultivo no dia 10/01/23 que foi quando eu fiz minha primeira inoculação de esporos, desde então muita coisa aconteceu, eu acabei registrando com algumas fotos e irei postar tudo nesse tópico! Abaixo vou deixar uma foto dos meus primeiros filhos, para ficar como capa:
CAPA.jpg
Eu realizei a compra de uma solução de esporos variedade B+AKM, e como não tinha panela de pressão, e demoraria até eu conseguir uma emprestada com minha mãe (moro em outra cidade), resolvi comprar junto o substrato ''estéril'' pra fazer a inoculação

1.jpg 2.jpg
Para fazer a inoculação (10/01/23) eu higienizei todo meu quarto no dia com água sanitária, limpei toda a mesa com bastante álcool 70° e montei uma lamparina com um pote de geleia e algodão transsado, usei álcool de posto, para imitar a função do bico de bunsen. Utilizei luvas e máscara descartável. Antes de perfurar o pote que continha a solução de esporos eu flambei a ponta da agulha, e antes de introduzir a agulha em cada pote, eu flambei a agulha e higienizei os potes com álcool também. Assim que a agulha era retirada, o micropore já foi colocado. Detalhe importante, em cada pote foi introduzido 4ml de solução de esporos.

3.1.jpg
No dia 17/01/23 um dos potes já tinha o micélio bastante desenvolvido, já o outro não tinha nenhum sinal de micélio (ele tinha umas bolotas de grãos aglutinados, que de acordo com meu padrinho (cultivador mais experiente), podia ser colônias bacterianas transparentes).
Acredito que o pote que deu errado pode já ter chegado contaminado pra mim, pois não houve o desenvolvimento de nenhum grão de micélio, então eu suspeito que no momento em que eu fiz a inoculação ele talvez já estivesse contaminado, porque do contrário iria existir um desenvolvimento mesmo que mínimo do micélio ao mesmo tempo em que as bactérias iam se desenolver, assim eu poderia ter visto pontos brancos e transparentes ao mesmo tempo.
Mas isso é só uma suspeita, já que eu também posso ter contaminado esse pote com minha inexperiência kkkk
Pote bom / Pote contaminado
4.jpg 5.jpg
Para montar meu terrário eu usei uma caixa organizadora de 30L com uma camada de argila expandida no fundo (foi esterelizada com água sanitária).
--> Um pouco acima da argila eu fiz 4 furos de 3cm de diâmetro em cada lateral, em cada furo foi colocado uma ''espiral'' de perlon (decidi fazer uma espiral pois estava muito difícil fixar com fita, dessa forma a própria pressão do perlon sobre as paredes do furo foi suficiente pra fixar ele na posição correta)
--> Um compressor de aquário com autonomia de 4L/min foi colocado para borbulhar na camada de água em que estava a argila expandida, para fazer oxigenação e manter a umidade. Ele ligava por cerca de 20min, e ficava 1 hora desligado, fazendo esse ciclo o tempo todo (automatizei com um timer)
--> Coloquei um termômetro daqueles de chocadeira (meu pai tinha um parado há bastante tempo) para monitorar a temperatura, e como moro em uma cidade que faz bastante frio em determinadas épocas do ano, já coloquei um aquecedor de aquário daqueles mais vagabundos em uma garrafinha de água. A ponta do termômetro fica bem no meio do terrário, e o aquecedor na quina da caixa, dessa forma eu programei pra ele aquecer quando a temperatura chegar em 21,9°C e interromper ao chegar em 22,5°.
--> Como podem ver abaixo, montei meio que uma ''estante'' de madeira reciclada, pra deixar toda a parte eletrônica organizada. Embaixo do compressor coloquei uma espuma, pra diminuir o barulho.

6.1.jpg 7.png
Como podem ver acima, eu aniversariei aquele pote de 500ml de sorgo que deu certo em uma marmita de alumínio no dia 24/01/23.
Porém antes de aniversariar ele, eu fui até a casa dos meus pais no final de semana e esterelizei alguns potes com milho de pipoca (deixei hidratarem, depois cozinhei até o miolo ficar transparente, envazei em potes de palpito e esterelizei em panela de pressão por 50min).
--> Alguns observações, eu não fiz um furo na tampa dos vidros para esterelizar, e acho que dei sorte porque nenhum deles explodiu, porém estudando um pouco mais eu fiquei sabendo que preciso fazer esses furos e tampar com fita.
Então o que eu fiz, no dia 24/01 eu montei toda minha bancada de trabalho novamente, liguei minha lamparina a álcool, e quebrei todo o sorgo com micélio em um prato higienizado com álcool.
--> Em seguida eu catei uns grãos de sorgo e joguei dentro dos potes com milho que eu havia feito, na tentativa de colonizar meu milho com mais micélio.
--> Com os grãos de sorgo que eu quebrei, eu simplesmente joguei tudo dentro da marmita de 500ml e coloquei dentro do terrário com uma poeira de vermiculita por cima (foi muito pouca mesmo, mal dava pra ver, só coloquei esse tanto porque tinha muito pouca vermiculita)
Foto da minha marmita 1 semana após ter sido colocada no terrário
8.1.jpg
--> No entanto, uma semana após ter jogado uns grãos de sorgo com micélio no meu milho, não tinha visto nenhum desenvolvimento ainda. Foi então que eu percebi que meus potes estavam sem furo nenhum na tampa, daí não dava pros menino respirar, então eu fiz os furos e tampei com micropore. BATATA, olha como estava meu milho no dia 09/02/23:
9.jpg
No dia 07/02/23 apareceu o primeiro pin, e abaixo eu deixo as imagens até o dia que eu fiz a colheita (13/02)
07/02 - 10/02 - 13/02 - 13/02
10.jpg 11.jpg 12.jpg 13.jpg
Tenho dúvidas se o nível de oxigenação estava ideal, devido ao aspecto peludo, por isso vou passar a deixar o compressor ligado o dia todo.
Como também, pela falta de uma camada com vermiculita hidratada, acredito que faltou água pro micélio (será corrigido nas próximas marmitas).
Abaixo, foto da minha primeira produção hehehehe FELICIDADE
14.jpg 15.jpg
No mesmo dia que fiz a colheita, eu montei mais 2 casings com o milho que havia inoculado (um de 1L, outro de 500ml), e reorganizei o já existente pra melhorar a situação hídrica (também de 500ml).
--> Assim, eu montei a bancada de trabalho com a lamparina novamente, quebrei o milho inoculado no prato, e montei meu casing fazendo: 1 camada de 1cm de vermiculita estéril no fundo, 3-4 cm de grãos com micélio, e por cima mais 1 cm de vermiculita estéril. Fiz isso com a marmita de sorgo também, mas sem quebrar o micélio.
--> Tampei as mamitas, fiz um furo e tampei com fita. Deixei no terrário por 4 dias com temperatura de 26°C.
16.jpg
--> Após 4 dias com a marmita fechada, eu retirei as tampas e coloquei pra frutificar no dia 17/02/23, também regulei a temperatura pros 22°. Eu percebi alguns pontos de micélio na vermiculita por cima, então acho que as coisas estão promissoras.
--> No entanto, vim pra casa dos meus pais nesse recesso de carnaval, e desde então não vi mais os menino.
Amanhã retorno pra minha casa, e aí posto uma atualização de como as coisas estão. Espero que estejam bem HAHAHAHA
Estou me programando pra consumir os cogus quinta ou sexta, porém tem sido difícil arranjar um dia mais tranquilo. Posto atualizações sobre isso também!
O tópico ficou grande, mas é o relato de vários dias, qualquer sugestão é super bem vinda! Abraço a todxs!
 
Última edição por um moderador:
Atualização do dia 24/02:
Cheguei em casa e me deparei com uma bandeja de 500ml frutificada, aquela mesma que já tinha frutificado uma vez, acredito que ela frutificou mais rápido pois o micélio já estava todo formado, e eu só adicionei camadas de vermiculita.
Como podem ver deu uma remessa boa pela bandeja ser bem pequena =) FELICIDADE

20230224_121034.jpg 20230224_122903.jpg
Porém acho que a umidade do terrário estava alta demais, senti os chapeús dos cogumelos meio gelatinosos, já estou providenciando uma forma de diminuir essa quantidade de água.

20230224_122654.jpg 20230224_122706.jpg
Como também comi meu primeiro cogumelo ontem, e CARALHO eu não sei o que eu botei naquele milho não, mas tinha psilocibina demais. O cogu era de aproximadamente 1,5g e eu fiquei mais louco que o batman, vi tudo que você pode imaginar, o efeito visual foi insano, porém no ápice da substância fiz uma viagem pra dentro de mim mesmo e foi muito revelador. Foi como se eu abrisse minha cabeça e olhasse as coisas como um observador de fora. Eu achei que isso só acontecia com doses mais altas, acima de 3g. Nas próximas vou ajustar um pouco a dose hehehe
 
Back
Top