Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1° Cultura Líquida / South America

Dolphin

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/07/2015
233
55
33
Bom galera, eu recebi um carimbo de South America do saudoso @Ecuador, e no dia 06/09 exatamente 14 dias atras, eu dei inicio a minha primeira cultura líquida, segui o tutorial de CL do @tupy.

Limpei toda pia com alcool 70%, usei mascara e luvas. Limpei com alcool 70% o plastico também.

Comecei fervendo por 30 minutos tudo que eu iria usar, potes, colher.
DSCN0489.JPG DSCN0488.JPG

Usei um medidor de ml's de plástico, limpei ele com alcool 70%, pesei 3g de glicose de milho dentro desse recipiente, e tampei o mesmo com 1 saco plastico. A glicose de milho que encontrei é tipo um xarope/gelatina, encontrei numa loja especializada em doces/bolos/confeitaria.
DSCN0491.JPG DSCN0490.JPG

Material pronto pra uso.
DSCN0493.JPG DSCN0492.JPG

Adicionei água fervendo no recipiente até a marca de 250ml, mexi bem usando a mesma colher que pesou as 3g de glicose, como era um gel ficou grudado na colher, então deve ter alcançado uns 4g a 5g de dextrose ao final. Novamente tampei com o plastico.
DSCN0494.JPG DSCN0495.JPG

Coloquei a mistura até atingir o máximo de 1/3 dos potes.
DSCN0496.JPG DSCN0497.JPG

Os potes foram pra panela de pressão por 30 minutos, o certo seria 20, mas eu me enganei e isso pode estar atrasando o desenvolvimento do micélio.
DSCN0499.JPG DSCN0498.JPG

A panela ficou esfriando até o outro dia.

No dia seguinte limpei a panela de pressão por fora com álcool 70%, limpei a pia com álcool 70%, limpei a glovebox com álcool 70%, borrifei lysol na glovebox, esperei 20 minutos e dei início aos trabalhos.
Agitei 1 pouco os frascos antes de prosseguir com a raspagem.
Eu reprojetei minha glovebox para facilitar a visualização e a movimentação da mesma, ficou bem melhor assim.
O processo foi de raspagem, eu removia o papel alumínio, raspava e recolocava o alumínio.
DSCN0556.JPG DSCN0549.JPG

Todos com esporos, alguns até de mais, comecei a lacrar com fita isolante.
DSCN0562.JPG DSCN0563.JPG DSCN0565.JPG

Essa coloração meio amarelada provavelmente se deve ao fato de ter ficado 30 minutos e não 20 na panela de pressão, ou a glicose de milho em xarope é mesmo mais escura.
 
Última edição:
14 dias depois do processo descrito acima, as CL's se encontram assim.
DSC_0163.jpg DSC_0161.jpg DSC_0160.jpg DSC_0162.jpg DSC_0159.jpg DSC_0166.jpg DSC_0167.jpg DSC_0164.jpg DSC_0165.jpg

Esse desenvolvimento é normal ?
@Ecuador poderia me informar a idade do carimbo ?

Até domingo que vem já posso usar, ou é melhor esperar mais tempo ?

Grato. :rolleyes:
 
Então é normal que evolua devagar essas CL's correto ?

Nós falamos sobre isso em particular, não? E eu desaconselhei a fazer CL com o carimbo. Uma inoculação multi-esporos em grãos ou em um substrato com vermiculita faria mais sentido.

Agora, se vai desenvolver rápido ou devagar, ou se nem vai desenvolver micélio de cubensis depende de alguns fatores. Sugiro que espere até sentir que tem bastante micélio e depois teste a CL em uma pequena quantidade de substrato pra ver se está apropriada para inocular uma quantidade maior.
 
Esse micélio dentro das CL´s já está pronto para uso.
Sugiro seguir a orientação do @Ecuador de inocular primeiro uns pequenos copos teste.
 
Bom galera, eu recebi um carimbo de South America do saudoso @Ecuador, e no dia 06/09 exatamente 14 dias atras, eu dei inicio a minha primeira cultura líquida, segui o tutorial de CL do @tupy.

Limpei toda pia com alcool 70%, usei mascara e luvas. Limpei com alcool 70% o plastico também.

Comecei fervendo por 30 minutos tudo que eu iria usar, potes, colher.
View attachment 84050 View attachment 84051

Usei um medidor de ml's de plástico, limpei ele com alcool 70%, pesei 3g de glicose de milho dentro desse recipiente, e tampei o mesmo com 1 saco plastico. A glicose de milho que encontrei é tipo um xarope/gelatina, encontrei numa loja especializada em doces/bolos/confeitaria.
View attachment 84053 View attachment 84052

Material pronto pra uso.
View attachment 84054 View attachment 84055

Adicionei água fervendo no recipiente até a marca de 250ml, mexi bem usando a mesma colher que pesou as 3g de glicose, como era um gel ficou grudado na colher, então deve ter alcançado uns 4g a 5g de dextrose ao final. Novamente tampei com o plastico.
View attachment 84056 View attachment 84057

Coloquei a mistura até atingir o máximo de 1/3 dos potes.
View attachment 84058 View attachment 84059

Os potes foram pra panela de pressão por 30 minutos, o certo seria 20, mas eu me enganei e isso pode estar atrasando o desenvolvimento do micélio.
View attachment 84060 View attachment 84061

A panela ficou esfriando até o outro dia.

No dia seguinte limpei a panela de pressão por fora com álcool 70%, limpei a pia com álcool 70%, limpei a glovebox com álcool 70%, borrifei lysol na glovebox, esperei 20 minutos e dei início aos trabalhos.
Agitei 1 pouco os frascos antes de prosseguir com a raspagem.
Eu reprojetei minha glovebox para facilitar a visualização e a movimentação da mesma, ficou bem melhor assim.
O processo foi de raspagem, eu removia o papel alumínio, raspava e recolocava o alumínio.
View attachment 84064 View attachment 84066

Todos com esporos, alguns até de mais, comecei a lacrar com fita isolante.
View attachment 84072 View attachment 84073 View attachment 84071

Essa coloração meio amarelada provavelmente se deve ao fato de ter ficado 30 minutos e não 20 na panela de pressão, ou a glicose de milho em xarope é mesmo mais escura.
A coloração amarelada pode ter sido causada pelo tempo que ficou na panela de pressão, que você falou ter sido cerca de 30 minutos. A glucose caramelizou. Quando acontece isso, caramelisar o "açúcar" da solução, o micélio cresce mais lentamente sim, e, dependendo, pode até não crescer. De 10 a 15 minutos na panela já são suficientes para esterilizar uma solução para CL.
 
Olá pessoal, nesse caso onde a cultura líquida é feita em um copo com alumínio em cima, como fazem para sugar com a seringa?
Limpam bem o alumínio, furam, sugam, e depois fecham com algum alumínio novo e limpo?
Nesse caso seriam tampas e mais tampas de alumínio até acabar a CL? Haha

E alías, gostaria de perguntar se alguém sabe o quanto esporos de outros fungos e bactérias tem aderência à papeis alumínio, plástico ou até micropore, pois tenho encontrado alguns problemas em meus cultivos que creio terem sido derivados de tampas plásticas e alumínios não tão bem limpos, como se na hora de injetar a seringa possa ter ocorrido algum contato com a tampa, e aderido algum outro microorganismo. Qual a chance disso de fato ocorrer?
Obrigado
 
Back
Top