Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo PF TEK - golden teacher

Diário de cultivo completo.
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher
PROCEDÊNCIA: Seringa comprada pela internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (4V + 1/5FAI + 2A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Esterilização por panela de pressão durante 90 minutos.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 13/11/20
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Foram 4 copos com substrato de vermiculita com arroz integral quase inteiro. Esterilizei e inoculei no dia 13/11, porém estava sem termostato (havia comprado pela internet e chegou danificado) então fiz uma gambiarra com uma caixa de isopor bem grande, daquelas que vem um salmão inteiro dentro. Fiz uns furos na tampa da caixa e deixei o roteador da internet em cima dos furos. Eu estava já sem esperanças de dar certo pois começou tudo errado. Primeiro, não esperei os copos esfriarem por mais de 6 horas após a esterilização (fui ler isto a alguns dias atrás), na hora de inocular, por falta de prática, deixei a seringa cair no chão. Flambei e continuei. No final da inoculação eu percebi que os esporos haviam ficado todos grudados no fundo da seringa, e eu estava sem água destilada para refazer a inoculação. Deixei assim mesmo. Larguei na incubadora e 9 dias depois eu abri para ver o resultado, já sem esperanças. E encontrei os copos com bem pouco micelio, como na imagem a seguir:

20201122_182138.jpg

Hoje dia 24/11, exatos 11 dias depois de inocular eu abri novamente a incubadora para instalar o termostato que acabei de comprar numa loja física, e estavam assim:

20201124_153621.jpg20201124_153617.jpg20201124_153616.jpg

20201124_153614.jpg20201124_153545.jpg20201124_153538.jpg

Então, minha preocupação é que como eu não sei a temperatura que o roteador soltava o ar dentro da caixa, é que talvez estivesse muito quente e poderia evaporar a água dentro dos copos até o final da incubação. Será que devo me Preocupar ou tá indo tudo bem? Agradeço caso alguém responda meu diário. Abraços

Obs: as fotos não são de todos os copos. São de 2 com alguns ângulos diferentes.

Obs2.: deixei o termostato em 27°C, será que está bom ou eu deveria aumentar para 28, como indicado para essa strain no site em que comprei a seringa de esporos?
 
Última edição:
Olá, @Psilotherapy

Antes de comentar, indico o modelo de diário de cultivo para organizar melhor tuas informações: **MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO) - se puderes adequar, vai receber mais atenção.

Primeiro, não esperei os copos esfriarem por mais de 6 horas após a esterilização (fui ler isto a alguns dias atrás), na hora de inocular

O substrato apenas não deve estar excessivamente quente para não matar os esporos. 6hrs é um preciosismo, a meu humilde ver. Uma vez que atinjam temperatura ambiente já podem receber inoculação.


No final da inoculação eu percebi que os esporos haviam ficado todos grudados no fundo da seringa, e eu estava sem água destilada para refazer a inoculação. Deixei assim mesmo.

Os esporos tendem a se reunir naturalmente quando imersos n'água por conta da tensão superficial natural do líquido (e outros fatores que não importam). Quando isso ocorre, formam aglomerações visíveis a olho nu - porém, a grande maioria estará dispersa n'água e não será perceptível sem auxílio de ampliação. O sucesso da tua inoculação comprova isto.


Então, minha preocupação é que como eu não sei a temperatura que o roteador soltava o ar dentro da caixa, é que talvez estivesse muito quente e poderia evaporar a água dentro dos copos até o final da incubação. Será que devo me Preocupar ou tá indo tudo bem? Agradeço caso alguém responda meu diário. Abraços

Tu criaste um ambiente hermético no copo, ele tem mais de 99% de isolamento do exterior, se teus procedimentos anteriores foram corretos. A não ser que tu tenha feito orifícios muito largos no momento da inoculação (inserindo a base da agulha através do papel alumínio, por ex.), é pouco provável que tenham ressecado. Bolhas costumam ser visíveis dentro dos copos com umidade adequada; observe as paredes, depois o fundo do copo por elas. Tuas imagens de dias antes e dias depois não me permitem atestar isso, mas o crescimento do micélio parece ter vingado.

O excesso ou falta de temperatura não parece mortal nesse caso, igualmente. Apenas sugiro adquirir um termômetro (de aquário, bem barato, já é suficiente) - temperaturas fora das faixas de excelência apenas atrasará um tanto o desenvolvimento do micélio. Para tua 1ª experiência parece ok.


Obs2.: deixei o termostato em 27°C, será que está bom ou eu deveria aumentar para 28, como indicado para essa strain no site em que comprei a seringa de esporos?

Vide meu comentário anterior.

Encerro dizendo que precisará tomar mais cautela no controle de temperatura x umidade x ventilação quando fores aniversariar os bolos. A fase de colonização é mais safa porque se trata de um ambiente hermético, como foi dito. Contanto, após retirá-los, terá que ter à disposição um espaço onde seja possível equilibrar essas condições. Lembre-se que o micélio tolera variações por algum tempo, mas não muito! Este teu enjambre cruel do roteador funcionou bem na colonização, mas não vai funcionar quando eles saírem dos copos, além de provavelmente danificar teu aparelho - a tendência é tu perderes os bolos por alguma contaminação vinda dali. Leia mais. Aqui no fórum tem MUITA informação e pessoas dispostas. Prossiga com teu diário, adeque-o e sucesso no cultivo. Acompanho.
 
Obrigado pela resposta, amigo. Tentei ajustar o melhor possível pelo formato padrão dos diários de cultivo, mas como estou só com o celular tá um pouco difícil de consertar certinho as fotos nos lugares certos.

Enfim, verifiquei os copos e encontrei as bolhas. Me sinto mais aliviado.
Já tirei a caixa para longe do roteador e vou seguir com o termostato até o final da incubação e usarei o mesmo no terrário.

Volto para atualizar no dia 3/12 que é quando abrirei a incubadora novamente. Abraços
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 3/12 (20 dias após inoculação)

Boa tarde rapaziada. Começo dizendo que não achei o edit no post principal então estarei postando como uma resposta.

Acabei de abrir a incubadora e os copos estavam mais ou menos como eu esperava, exceto um.
Segue as fotos (uma de cada copo):

20201203_125508.jpg

20201203_125616.jpg

20201203_125723.jpg

E por fim, o preguiçoso:

20201203_125850.jpg

Tenho uma teoria para isto:

Usei uma seringa de 5ml para inocular 4 copos. Como nunca havia feito isto antes, no final do primeiro copo notei que coloquei quase meia seringa, então tive que economizar nos outros três e, no último furo do último copo, ao pressionar a seringa, meu dedo não se moveu nem 1mm, pois não havia mais água na seringa, e então foi assim mesmo.
Acredito que tenha faltado um ponto de inoculação para as hifas se encontrarem, fazendo com que tivessem que caminhar mais.

Também notei uma coisa neste copo, segue a foto:

20201203_125857.jpg

Esta parte mais escura no meio.
Não parece grande coisa olhando pelo copo, é como se fosse uns pontinhos laranja meio molhados.
Não encontrei nada parecido no guia de contaminantes comuns, mas já vi algo parecido em algum outro diário, só não consigo mais achar e nem lembrar o que era.
Devo me preocupar? Parece alguma contaminação?

Os copos parecem estar bastante úmidos nos pontos colonizados.


Esqueci de mencionar no último post ao @EremitaMarrom de que já providenciei um termo higrômetro para ficar de olho nos fatores mencionados de temperatura, etc.
Chegará lá pelo dia 14.
Acho que até lá os bolos já estarão todos consolidados e daí poderei aniversário-los.
Mas caso já estejam consolidados antes, posso aniversariar ou devo esperar até ter o termo higrômetro?

Minha cidade está fazendo de 22 a 29°C durante o dia.

Abraços.

[EDIT]
Eu acho que a mancha laranja pode ser excremento micelial.
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 7/12 (24 dias após inoculação)

Todos os copos estão 100% colonizados.

Eu olhei à dois dias atrás e o copo mais atrasado alcançou os demais neste curto período de tempo.
Incrível!

Estarei dando 7 dias para consolidação.
Sendo assim, irei aniversariar todos os bolos na próxima segunda ou até mesmo um dia depois, na terça (assim já terei o termohigrômetro em mãos).
Totalizando 31 ou 32 dias na incubadora.

Atualizo com fotos no aniversário.

Abraços
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 12/12 (29 dias após inoculação)

Salve galera. Hoje abri a incubadora pra dar uma olhada nos copos que estão consolidando e notei uma coisa num deles, essa mancha parece nada na foto mas da pra ver de longe se olhar o copo. Também apareceu umas bolinhas, como se tivesse uma bolhinha de isopor dentro do copo. Será que está contaminado? Me ajudem


20201212_114238.jpg20201212_114303.jpg

Edit: mais uma foto que esqueci de subir antes:

20201212_114229.jpg
 
Última edição:
Opa, beleza Psilotherapy?

A primeira foto pode ser um contaminante ou excreção micelial. Espera pra ver, com esse tanto de micélio que já colonizou, difícil um contaminante vencer.
Sobre a segunda foto, parece que tá pinando, um menino ou menina in vitro. Diria a mesma coisa...espera pra ver kkk.
Valeu!
 
Pois é, é bem no fundo do copo, na dobra. Parece que tá molhado essa parte. Tô torcendo pra ser excremento micelial. Na segunda foto eu já imaginava que poderia ser um pin mas queria ter certeza. Vou aniversariar eles a partir de segunda ou terça 😁

Obrigado pela resposta mano @Didgeridoo
 
ATUALIZAÇÃO 16/12 - ANIVERSÁRIO (33 dias após inoculação)

Salve galera. Finalmente chegou o dia.
Aproveitando hoje que estou de folga, mas com uma decepção: o termohigrômetro que comprei pela internet ainda não chegou, já está atrasado a três dias.
Acredito que não podia esperar mais, já que os copos estavam todos pinando in vitro, fiquei com medo de dar algum aborto, apodrecer e contaminar.
O clima aqui está entre 24 e 28°C. Como já pinou acredito que esta temperatura alta não vá fazer muito mal até eu ter o termohigrômetro para controlar a temperatura.

20201216_110928.jpg20201216_110930.jpg

Os bolos estavam pesados quando saíram dos copos. Por este motivo e também pelos pins, decidi não fazer o dunk antes do aniversário, fiz apenas o roll na vermiculita esterilizada no micro-ondas por 5 minutos com uma pausa para mexer no meio.

Segue as fotos deles no terrário:

20201216_120336.jpg

Nesta foto ainda está faltando um bolo, que foi o último a ir pro terrário e não tirei fotos depois com ele já dentro.

Tenho uma dúvida. Vocês acham que minha argila expandida está muito submersa? Olhando de lado parece que botei muita água. Já estou preparado para tirar um pouco assim que alguém me der uma luz quanto a isto.
Segue a foto:

20201216_125040.jpg

Ainda vou adicionar o termostato ao terrário, porém, usarei ele deitado dentro do terrario pois só hoje eu vi que a garrafa de água não cabe dentro desta caixa organizadora de 29L.

Como não pensei nisso? Que burro! Kkkk

Vou atualizando com o passar dos dias.

Abraços


Edit: Parece que a umidade está se mantendo.

Muito ruim não saber o nível de umidade e temperatura. Não vejo a hora de chegar o termohigrômetro para acalmar minha ansiedade.

20201216_142813.jpg

Tomara que minha sobrinha não dê falta das bexigas que ela estava brincando de manhã, porque usei para fixar a tampa do terrário 🤣🤣


Confesso que agora estou preocupado que algo dê errado.
Enquanto estavam na incubadora eu estava me sentindo confiante, mesmo com aquele excremento micelial que apareceu no copo.
Mas em compensação a ansiedade, o cheiro do micélio tá muito gostoso de se sentir. Hahaha
 
Última edição:
Tá ótimo Psilotherapy, confia e não fica pensando que algo pode dar errado!
Da pra tirar um tanto de água sim, a argila expandida tem que ficar metade submersa e metade exposta ao ar
 
ATUALIZAÇÃO 19/12 (3 dias após aniversário)

Bom dia galera. Passando aqui só pra deixar umas fotos da evolução dos pins nesses 3 dias após irem para o terrário.

20201219_114842.jpg

O bolo que apresentou o excremento micelial foi o que mais apresentou pins até agora. (É o mesmo bolo que ficou atrasado na colonização e depois alcançou os demais).
Achei isto incrível.

20201219_114853.jpg

Atualizo novamente na colheita e sigo atualizando conforme os flushes.

Abraços.
 
ATUALIZAÇÃO 19/12 (3 dias após aniversário)

Bom dia galera. Passando aqui só pra deixar umas fotos da evolução dos pins nesses 3 dias após irem para o terrário.

View attachment 196721

O bolo que apresentou o excremento micelial foi o que mais apresentou pins até agora. (É o mesmo bolo que ficou atrasado na colonização e depois alcançou os demais).
Achei isto incrível.

View attachment 196722

Atualizo novamente na colheita e sigo atualizando conforme os flushes.

Abraços.
Boaaaa! Mandou bem demais mano.
 
Salve galera. Desculpem reviver o tópico já completo.

Fiquei de postar aqui os resultados do cultivo mas no fim de ano acabou acontecendo tudo de forma inesperada e fiquei fora de casa uns dias.

Minha irmã cuidou da troca gasosa para mim enquanto estive fora e deu tudo certo, apesar de ela ter vacilado bastante nas trocas.

Enfim, foram apenas 2 flushes.

Acredito que ainda poderia colher mais um ou dois, mas no final minha irmã começou a deixar a tampa do terrário apenas fechada, sem fixar com as bexigas, e aí a tricho atacou.
Tem só um bolo na luta ainda, com 5 pins crescendo, mas também tinha tricho nesse bolo. Ontem tirei a parte infectada com uma colher esterilizada.

Para mim foi ótimo para o primeiro cultivo. Já estou me preparando para começar o próximo.

Agradeço a galera que acompanhou este diario.
Este fórum aqui é uma coisa especial. Só tenho a agradecer.

Abraços.
 
Back
Top