Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo PF-Tek de Cambodian

Diário de cultivo problemático.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Opre!

Recebi hoje da @ProFungos um carimbo de Cambodian.
DSC_0144[1].jpg
DSC_0145[1].jpg

Chegou rapidinho
Preparei o substrato e segui a risca as quantidades da receita para o bolo PF, usei apenas vermiculita e farinha de arroz integral que eu mesmo preparei simplesmente moendo bem o arroz integral no liquidificador, a mistura ficou úmida porém não molhada, fiz dois potes um deles usando um copo de requeijão e outro um pote de champinhom em conserva que me pareceu perfeito pelo diâmetro da boca e tampa de polipropileno bem resistente a calor. Preparei ainda um terceiro pote experimental que não condiz com esse tópico, sendo funcional, futuramente passo a receita.
DSC_0140[1].jpg

Fiz o processo padrão de esterilização dos potes usando a panela de pressão, deixei "cozinhando" durante uma hora e deixei esfriar naturalmente até pegar temperatura ambiente, fiz duas seringas, deixei ambas por cerca de 30 minutos na geladeira para hidratar, uma usei para inocular ambos os potes a outra deixei guardada na geladeira, usei relativamente pouco do carimbo para fazer as duas seringas menos da metade, não sei se foi o suficiente, gostaria de orientação neste ponto.
DSC_0146[1].jpg
DSC_0161[1].jpg
Etiquetei os potes com data, espécie e técnica, embalei individualmente pra evitar uma possível infecção generalizada, coloquei cada pote em saco de lixo preto para não pegar luz nenhuma e os deixei no meu "armário-encubadora' onde instalei uma lampada de 60w que está mantendo um calor bem agradável que não chega a 30°c.
Agora é só esperar.

Quando os bolos ficarem completamente colonizados, tenho pronto já o terrário que estou utilizando para um outro cultivo, fiz de uma maneira bem simples e gastando muito pouco dinheiro com dicas que encontrei aqui no fórum mesmo utilizando:
  • Caixa organizadora
  • Um compressor de ar de aquário
  • Dois metros de mangueira transparente para aquário
  • Uma pedra porosa
  • Fita Adesiva
  • Fita Microporosa
  • Filtro de Café
  • Argila Expandida
DSC_0138[1].jpg
DSC_0136[1].jpg


Foi bem simples, fiz oito furos na caixa a 5 cm de altura do fundo, tampei os furos com filtro de café por fora e fita microporosa por dentro, fiz também quatro furos na tampa da caixa organizadora e tampei da mesma maneira, dois dos furos que fiz na parte inferior da caixa caixa não tapei.
Cortei a mangueira em dois, coloquei o pequeno compressor de aquário com a pedra porosa em uma das mangueiras já inserida para dentro vedei bem com silicone e com fita adesiva de forma que a pedra porosa ficou submersa na água junto com a argila expandida que já havia ficado vinte e quatro horas com cândida pra desinfetar, a outra parte da mangueira eu coloquei no outro buraco que fiz na caixa organizadora, já esse foi colocado de forma que ficasse na parte superior da caixa, na parte da mangueira que fica pra dentro fiz alguns talhos na mangueira, minha ideia com isso é fazer uma saída para o ar que está sendo movimentado dentro da caixa, a ponta que ficou para fora foi tapada com fita microporosa, depois de colocar para funcionar a caixa percebi que o ar estava sendo liberado pelos outros buracos, provando assim a inutilidade da segunda mangueira que eu instalei na caixa, de qualquer maneira acho que é uma ideia a ser estudada...
Eu achei que ficou bem legal o terrário, no entanto ainda pretendo colar alguma coisa escura em volta dele pra que a luz incida sempre por cima acredito que seja o ideal, se alguém tiver alguma dica estou aberto a opiniões, no mais vou postando o andamento dos potes inoculados!


Agradecido pela atenção!
DSC_0144[1].jpg DSC_0145[1].jpg DSC_0146[1].jpg DSC_0161[1].jpg DSC_0140[1].jpg DSC_0138[1].jpg DSC_0136[1].jpg
 
usei relativamente pouco do carimbo para fazer as duas seringas menos da metade, não sei se foi o suficiente, gostaria de orientação neste ponto

Está ok. Poderia ter usado menos ainda do carimbo e daria certo.
 
fiz duas seringas, deixei ambas por cerca de 30 minutos na geladeira para hidratar

Acho que poderia ter deixado mais tempo, no mínimo umas 8 horas, mas parabéns pelo cultivo desejamos sucesso :);)
 
Boa Noite galera!
Hoje fazem 11 dias da inoculação.
Nos primeiros dias não vi nenhum sinal nos pontos onde foram inoculados os esporos, estava acompanhando frequentemente nos primeiros dias, deixei eles embalados individualmente dentro de um armário com uma lampada de 60w acesa sobre eles a cor escura dos sacos que usei para embala-los retem o calor da lampada mantendo uma temperatura uniforme.
Pra falar bem a verdade lá pro 5° dia que chequei e não vi nenhum sinal do micélio, estava perdendo as esperanças, imaginei que como tinha deixado as seringas hidratando pouco tempo, talvez fosse por isso que não houve nem sinal de colonização, então ontem preparei novas seringas, quando as coloquei para hidratar fui verificar os potes no armário e tive uma agradável surpresa
DSC_0205[1].jpg DSC_0204[1].jpg DSC_0203[1].jpg DSC_0206[1].jpg
O micélio começou a crescer e bem depressa!
No outro pote ele deu sinal mas numa coloração estranha, gostaria de saber a opinião de vocês
DSC_0208[1].jpg

agradeço! um abraço!
 
Pra falar bem a verdade lá pro 5° dia que chequei e não vi nenhum sinal do micélio, estava perdendo as esperanças, imaginei que como tinha deixado as seringas hidratando pouco tempo, talvez fosse por isso que não houve nem sinal de colonização, então ontem preparei novas seringas, quando as coloquei para hidratar fui verificar os potes no armário e tive uma agradável surpresa

Com 5 dias já estava perdendo as esperanças?! Imagina se tivesse que esperar mais de 2 semanas, como muitos cultivadores daqui do CM. Pessoalmente, já tive que esperar pouco mais de 3 semanas para reativar um carimbo em CL.

A primeira lição ao adentrar no mundo da micologia amadora é ter paciência. Quem não tem paciência, antes deve inventar uma máquina do tempo.

Na próxima, coloque em mente que irão dar as caras em no mínimo uma semana. Dessa forma ficamos mais tranquilos e com menos ansiedade. Deixe para perder as esperanças ou começar se preocupar quando passar de 3 semanas.
 
@Cosmik obrigado pela dica, eu fiquei realmente surpreso quando vi esse bolo PF, o micélio cresceu muito em pouco tempo. Sempre tive um certo problema com impaciência nasci com o sol em Áries, talvez tenha haver com isso! Mas agradeço pela atenção e pelos conselhos irei segui-los e sempre que tiver alguma novidade compartilharei aqui com vocês !
 
Postei no sentido de ter notícias do cultivo,já que ele não comenta nada há um tempo. :)

Primeiro, veja a última data de postagem "Outubro de 2014", você acha que depois de 4 meses o cultivo ainda está ativo?! Obviamente não está.
Segundo, veja o prefixo "Problemático" ao lado do título do tópico, isso significa que geralmente o autor já contactou a equipe e pediu para encerrar o diário. Ou, a própria equipe classifica como problemático (ou abandonado) após um tempo de inatividade.
Terceiro, como o @khrin comentou, o autor não entra há algum tempo, então não espere uma resposta tão cedo. É comum diários abandonados, então deixe o tópico morrer.

Pelo bem da organização do fórum, nesses casos é melhor comentar no perfil do autor ou enviar uma MP. Grato. ;)
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top