Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1° Cultivo (mex) - possível contaminação e cogus só por baixo

astake

Primórdia
Cadastrado
04/07/2010
21
38
Olá a todos.

Há poucos dias iniciou-se a mágica de nascimento dos cogumelos - que sempre esteve presente em cada período: incubação, frutificação ou mesmo meros planos, porém mais direta quando surgem de fato os Mágicos diante dos nossos olhos.

Posto aqui algumas fotos tanto para compartilhar com esses amigos desconhecidos - mas não por isso menos amigos, pois muito me ajudaram - um pouco do que se passou por aqui e, de quebra, esclarecer algumas dúvidas que não poderiam deixar de haver, visto que é minha primeira experiência no cultivo dos mágicos.

observação um: uma "cor" no micélio - sinceramente não sei se é verde de contaminação (duende verde) ou azulado de secura. Ou ainda uma outra coisa. Ficaria grato com o parecer daqueles que, experientes, identificam com um golpe de olhar o que acontece. Em algumas fotos mais próximas essa coloração pode ser observada.

Observação dois: os cogumelos tem nascido apenas de baixo do bolo. Isso é normal em um primeiro momento? A resposta talvez tenha sido que eles se encontram muito compactos. E, nesse caso, aprendo que são REALMENTE sensíveis pois executei um peso mínimo sobre eles durante a confecção dos copos apenas para homogeinizar a superfície.

Observação três: a umidade não se mantém no meu set com argila + borbulhador. Será que precisarei de um desses caros umidificadores. Também é bom observar que o tempo aqui onde vivo anda SEQUÍSSIMO e sem chuva por cerca de 60 dias agora.

Por enquanto é isso. Aguardo os comentários e sugestões.

Um grande abraço aí e valeu pela força.
DSCN1794.JPGDSCN1795.JPGDSCN1800.JPGDSCN1805.JPGDSCN1803.JPGDSCN1801.JPGDSCN1796.JPGDSCN1798.JPGDSCN1804.JPGDSCN1797.JPG
 
Prezado súdito,

Seus bolos estão azuis... Isso é falta de hidratação e umidade...
Vc não fez o dunk? Role ele na vermiculita úmida, coloque-os em um pires com vermiculita úmida tb embaixo...
Caso contrário, vc só terá esse flush mesmo... Hidrate-os!
Boa sorte!
 
Upvote 0
Parabéns pelo cultivo bem sucedido, astake.

O problema é mesmo a umidade. Coloque duas camadas de vermiculita úmida, uma em cima e outra em baixo dos bolos. Essas camadas podem ser umedecidas de novo à medida que secarem.

Fora isso os bolos parecem estar muito bem.
 
Upvote 0
Prezado súdito,

Seus bolos estão azuis... Isso é falta de hidratação e umidade...
Vc não fez o dunk? Role ele na vermiculita úmida, coloque-os em um pires com vermiculita úmida tb embaixo...
Caso contrário, vc só terá esse flush mesmo... Hidrate-os!
Boa sorte!

Vossa Majestade:

Dunkei-os na água gelada pra aproveitar e já fazer o cold shock (com exceção de 3 que se atrasaram na colonização e decidi fazer uma experiência para comprovar por mim mesmo as diferenças do dunk e do não-dunk).

Além da dica do Ecuador sobre as duas camadas de vermiculita (farei-a com certeza), você acha que devo dunkar mais uma vez os bolos quando terminar esse flush? Ou nem devo esperar: colher o que deu aí até agora e dunkar de novo. Ou, sabendo que eu já dunkei, é melhor nem dunkar de novo?

Em todo o caso fico mais "feliz" de saber que o problema é mais 'contornável' - ainda bem que não é contaminação, ufa!

abraços.
 
Upvote 0
Não há necessidade do cold para o segundo flush, após o segundo, terceiro, refaça...
Mas quando o fizer, role seus bolos na vermiculita, a função dela é essa, absorver água para mantê-lo úmido!
Parabéns!
 
Upvote 0
Parabéns pelos cogus, adorei o formato dos bolos!!rsrs

Para vencer a guerra estude seus inimigos, dê uma boa lida sobre contaminações assim ficará menos preocupado pois saberá indentifica-las!!

grande abraço
Victor
 
Upvote 0
Back
Top