Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo - Mex Dutch King

Diário de cultivo problemático.
Eaí doidera.
Meu cultivo foi um semi-fracasso galera.
Recebi meus espóros uns 10 dias antes de inocular, fiquei surpreso com a chegada deles. Valew profungos.

Estava tudo programado para viajar no natal rumo ao litoral, então achei melhor não inocular na capital, visto que pretendia ficar uns 45 dias na praia. E assim foi.

Como não ia ter acesso a internet, imprimi alguns diários de cultivos e tópicos importantes, somente como lembrete. Infelicidade minha de achar que não ia me deparar com problemas cuja solução só pode ser encontrada em uma pesquisa no fórum do CM.

Enfim, levei todos os equipamentos (espóros, seringa, terrário, incubadora, termometro, vermiculita, etc).

Dia 29 preparei o substrato em 5 copos de nutella (vermiculita + fai), logo aí começaram as dúvidas. Eu preparei eles de noite, e como não queria acordar ninguem, pois o barulho da pp é infernal, guardei eles em temperatura ambiente pra mandar pra panela de mãnha no dia seguinte. Achei que tinha cometido um erro, não lembro de ter visto alguem que tenha guardado o substrato por um certo período sem esterelizar logo depois de ter feito.

Dia 30 de manha lancei eles na pp, coloquei várias folhas de papel laminado embaixo dos copos para afastá-los o máximo da água, dexei por 1 hora. Esperei esfriar. Entrou água em 2 dos 5 copos.

Separei uma embalagem de edredon, que é de plastico e é grande. Limpei ela internamente com lysol, limpei também a parte externa da panela, as mãos e braços eu lavei com protex. Coloquei a panela dentro do plástico, retirei copo por copo e fui vedando as bordas com fita isolante. Guardei os copos esterelizados e fui preparar a seringa.

Fervi água mineral e puxei com a seringa 10ml ainda fervendo, a seringa era boa e nova, não tive problemas. Montei um glovebox improvisado que foi muito útil, tem fotos dele. Mesmo assim limpei todo o banheiro com lysol, local onde coloquei a glove com tudo que eu ia precisar dentro (espóros, copo de pinga, algodão com alcool, tesoura). Só esperei a seringa esfriar e pronto. Foi a primeira tarefa dificil, mas foi tranquilo.

Mandei a seringa pra geladeira.

Dia 31 usando o mesmo glovebox inoculei os 5 copos, tambem foi tranquilo, tudo bem limpo com alcool e lysol. Mandei pra incubadora, tem fotos.

Depois de 2 dias e meio já tinha micélio do tamanho de uma moeda de 10 centavos, foi muito bom ver isso, acho que todos os copos ficaram completos de micélio em uns 14 dias, não tenho certeza, talvez menos, talvez mais, na praia a gente perde a noção do tempo hehehe. Aparentemente nenhum tinha contaminado, todos branquinhos, incrível. Foram mantidos 29°C constantemente pelo aquecedor de aquário 2,5w, a temperatura ambiente era 27°C. E eles gostam de música eletrônica, todo dia minimal e tech-house rolando no som mais alto possível.

Esqueci como fazia dunk tek e não quis arriscar, tirei os copos e fui colocando no terrário, um deles estava contaminado com cob web, descartei.

O terrário é um pote de plástico grande, com argila expandida 1 parte de água sanitária para 10 partes de água mineral, vedado com filme pvc, com bomba de aquário e mangueirinha que terminam em pedras porosas, pequeno furo com acrilon para respiro. Adesivo preto por fora, luminosidade mantida apróx. 12/12 com lampada 15w fluorescente em um suporte de recipiente de nescau, tem fotos.

A temperatura estava entre 27 e 28°C. Aí começaram os pepinos.

Tentei colocar uma garrafa de gelo dentro do terrário, a temperatura abaixou para 25°C, porém pareceu que ela tirou toda a umidade de 2 bolos que estavam perto dela. Ok.

Esqueci de colocar vermiculita seca (ou úmida ?) nos bolos, até agora não sei direito porque acabei de chegar da praia, tenho que ler. Ok.

4 dias de terrário e dois bolos apresentaram manchas amarelas, não sabia o que fazer, não sabia se estava contaminado. Com medo de contaminar o resto, joguei eles pro outro lado do muro. Sobraram 2. Ok.

10 dias depois nada de pins, e eu tinha motivos pra acreditar que meu terrário não estava fornecendo a umidade necessária. Tive um estalo e fui ver do outro lado do muro os bolos que eu havia descartado, tinha vários pins e uns cogumelinhos formados caídos no chão (acho que caíram porque o bolo estava muito seco), esse foi o MÁXIMO da experiencia do primeiro cultivo. Achei um recipiente e resgatei um dos bolos (o outro estava pela metade todo despedaçado, acho que uma familia de lagartos que vive ali comeu ele), no fim das contas os bolos não estavam contaminados, fiquei triste.

Coloquei o bolo resgatado em um terrário estilo poorman, tinha algumas aranhas nele, e uns besouros, mas os cogumelos cresceram durante 3 dias e então pararam de crescer, eu umidificava ums 4 vezes por dia com spray de água mineral 1/10 agua sanitaria, tem fotos.

6 dias depois estava quase desistindo dos 2 bolos dentro do terrário, quando peguei em um deles e vi pins embaixo. Virei o bolo de ponta cabeça. Mas durante 5 dias houve pouco crescimento e eles pareciam severamente contaminados (tavam pretos). Descartei.

O último bolo ficou no terrário até ontem, quando foi descartado.

O cultivo me rendeu alguns abortos, tem fotos. Não fiz nada com eles.

Agora tenho 3 copos completos de micélio (prontos para aniversariar), logo que achei que meu cultivo podia não ser um sucesso inoculei mais 4 copos (mex king denovo), um deles estagnou, tem fotos.

Concluí que a falta de acesso a informação foi crucial para o fracasso de meu cultivo. Vou ler muito agora. E nesse cultivo que vem aí vou me dedicar mais ainda.

Alguem pode me indicar meus erros ? O que devo ajustar em meu terrário ? Acho que meu problema talvez seja a umidade dele, alguns dias chegava a formar gotas na parte de cima, mas a maioria dos dias não, estranho.

Foi mal aí se tem algo errado ou dificil de entender no que escrevi, meu tempo ta curtíssimo.

E bora pro segundo cultivo. Obrigado a todos.
DSC02742.JPGDSC02741.JPGDSC02750.JPGDSC02774.JPGDSC02763.JPGDSC02751.JPGDSC02749.JPGDSC02777.JPGDSC02747.JPGDSC02744.JPG
 
fala musica

Foi bem proveitosa a 1ª experiencia, você poderia ter experimentado os abortos, ficaram preto porque estagnaram.

O que faltou, justamente, foi dar água para os bolos, parecem pela narrativa que estavam secos.

Neste cultivo agora faça um dunk antes de pô-los no terrário (leia sobre).
Tente manter a temperatura interna em 21-23ºcC, até pinar, depois pode elevar para 27ºC.

Sucesso !
 
Back
Top