Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1° Cultivo MEX - by DAHUA

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
Bom pessoal to postando esse diario teoricamente para mostrar como seria um cultivo caso eu tivesse um. Tudo aqui é ficção jamais vi sequer um cogumelo

1° Cultivo de 2007


:seta: Início do cultivo: 15 de janeiro de 2007 Strain: MEX


:seta: Estação: Verão, temp média: 19° C / 30º C

:seta: Procedimentos: Pf tek e Milho Tek

:seta: Substrato: para casing: apenas milho de pipoca; para Pf : colza, níger , aveia e vermiculita

Preparo do substrato:

Milho: 24 horas de molho, congelamento de 1 dia, 40 minutos de fervura na panela de pressão.

colza, níger e aveia: Fervura de 40 minutos

:seta: Esterilização:

1 Esterilizei a casa (Quarto, corredor e cozinha) com um pano + água sanitária e um lisol caseiro (cloro+água oxigenada+álcool)
2 Esterilizei os potes na panela de pressão
3 Esterilizei a vermiculita para o selo com água oxigenada, depois fervi por 30 minutos
4 preparei os substratos
5 por precaução esterilizei mais uma vez quarto com lisol para montar os bolos
6 esterilizei os bolos em panela de pressão por 45 minutos
7 mantive tudo na panela até esfriar completamente

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 3 furos em uma Glove Box .

:!: Imprevistos:

Fiz um substrato com arroz branco, já havia feito isso antes, mas como não cultivo a algum tempo me esqueci que só adicionava o arroz seco depois dos grãos fervidos e antes da esterelização ... adicionei o arroz antes e o substrato virou um lindo mingau de arroz ! tive que ir comprar novos grãos e fazer outro

Calculei mal a quantidade de seringas para inocular, tive que fazer mais seringas que não tiveram o tempo ideal de hidratação.

:seta: Colonização: Os potes ficarão no terrário, no modo de incubadora, apenas com o controle de temperatura funcionando porém sem umificação até 100% colonizados.

:seta: Meu Terrário : Galão retangular azul com o fundo de argila expandida;

Sistema de umificação : um pote de sorvete Kibon 5L. com pedras no fundo e cheio d´água com uma lata de alumínio vedada com uma lâmpada de 200w dentro ligada a um reostato ( tudo isso vai dentro do terrário);
Sistema de ventilação : um cooler de pc puxando ar e outro como exaustor e a bombinha de aquário bombeando para dentro do pote de sorvete.Todo o sistema tem filtros de ar.

Os sistemas deixam a umidade bem alta, e a temperatura em torno de 28°C a 32°C

Coloquei lá em baixo um desenho do terrario:

:seta: Fiz 5 copos Pf Tek, 3 de milho sendo um de 500ml, 4 potes teste de variados tamanhos e substratos.

21 de janeiro de 2007

Primeiro sinal de micélio no Pf ( bem tímido)
Um dos 4 bolos teste contaminou ( descartei )

22 de janeiro

Primeiro sinal de colonização em um dos potes de milho (bem pequeno, apenas 4 grãos de milho)


23 de jameiro

:!: Um dos potes de milho contaminou, um contaminante verde ( pela descrição que eu encontrei era o Trichoderma harzianum) pela posição no pote o contaminante veio de dentro do milho... separei 8 grãos de milho colonizados distantes do pequeno foco de contaminação e fiz a seguinte tentativa:

Milho cozido no café ( com borra )
+ vermiculita
+ cremogema
+ pó de casca de ovo torrada

esterilizei e implantei os milhos colonizados

Dia 24 de janeiro

:neg: Os potes teste estavam com um cheiro muito estranho (azedo) descartei todos, só deixei um grande marmita, o ultimo pote teste.

:luz: Faço estes potes para testar inoculação com seringas ralas, resistência do substrato sem esterilização a contaminação, umidade de diferentes métodos, mecanismos dos contaminantes, condições adversas de cultivo e etc ...

Dia 25 de janeiro

2 potes de PF estão 70% colonizados, e o de milho pequeno está 15%, o grande de milho parece que vai mostrar a cara nos próximos 2 dias.

Na falta de grana eu tive que usar uns copos marrons pra fazer o pf usei 3 copos eles são transparentes mais não consigo identificar o micelio
Então não sei como tá a evolução pelo menos não até eu identificar formas rizomorficas maiores

Dia 26 de janeiro

O pote de milho que estava com 15% mostrou uma pequena mancha verde, analisei e achei melhor abri-lo:

:!: O micélio estava bem por fora mas o interior do bolo tava tomado pelo duende, isolei 2 grãos e tentei a mesma técnica do café de antes ( desse bolo fiz só por experiência, sem esperar resultados ele estava realmente muito contaminado no interior, uma pena, por fora estava bom )

:seta: A respeito do milho reemplantado no café , o micélio ganhou força bem rapido, agora é esperar colonizar tudo e que os contaminantes não o atinjam dessa vez

:neg: Deixei a desejar na esterilização do milho, acho que ele precisa de muito mais atenção por ser um grão maior
Porque não vejo outra razão para a contaminação ter ocorrido senão pela pré contaminação do núcleo do grão e a incapacidade do processo de esterilização de atingi-lo.
terrario.jpg
 
Fala Dahua


O milho é muito bom, mas tem que contornar o tamanho e dureza do grão.

O Infected mostrou um caminho bom para bombardear o miolo: https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/

se você coloca água quente nas sementes, elas absorvem água rapidamente, assim os esporos de dentro das sementes recebem água podem germinar para serem trucidados pela panela de pressão, talvez com isso seja possível diminuir o tempo que as sementes precisem ficar na água, ou aumentar a confiabilidade da esterelização na panela de pressão.

Como estou fazendo:

1º - Catar o milho para tirar grãos furados e com bicho.

2º - Deixar 36 horas de molho, após esse tempo já apresenta cheiro de fermentação.

Usar água fervendo para por o milho de molho.

3º - Escorrer toda água do molho, lavar e por na panela de pressão por 30 minutos para amolecer o grão.

É importante colocar água suficiente para não queimar.

Após esse tempo, abrir a panela, escorrer toda água em escorredor de macarrão.

O milho fica com aparencia de seco, mas o grão está bem hidratado.

4º - Distribuir o milho em potes, por tampão de papel alumínio e esterilizar por 1 hora na panela de pressão.


É importante que a água na panela de pressão fique 3 dedos abaixo da boca do pote para não entrar água dentro dos potes.
 
Upvote 0
Fala Dahua, tudo ok?

Bom, quando tiver bolos dentro de seu terrário, a temperatura do mesmo não pode ser tão alta, eu estabilizo em 25º para frutificação, e 21º para pinagem.

Preste muita atenção nos bolos, talvez o sistema de troca de ar com soprador e exaustor, pode secá-los demais, sem umidade não frutifica. Use o sistema em curtos intervalos, para uma maior troca de ar. Só o oxigenador de aquário já da conta do recado. Sempre deixe ele ligado, senão a cobweb ataca.

sucesso e ótimas vibrações para seu cultivo!!!

paz e luz!
 
Upvote 0
Como estamos falando de casing, quero dizer que fiz 2 casings. Um está em um balde com argila expandida no fundo e tampado por uma sacola branca, onde abano 3 vezes ao dia. O outro casing está no terrário oficial com borbulhador de aquário. Resultado: casing do balde com bem mais pins e soltando cogumelos, o do terrário vou ter que fazer outra camada de casing, pois mos rizomas comeram toda a superfície. Um abraço.
 
Upvote 0
:eek: Primeiro peço desculpas pela imensa demora, to postando de um Dx486 improvisado aqui, perdi meu outro pc, todos os dados registros diarios enfim tudo menos oq eu postei .... então sem intenção cronologica vou dizer oq houve com esse cultivo:

1 meus potes e milho foram infectados do interior do gão para fora: Falha na esterelização, o comentario do Mauricio acima explica melhor oq eu não fiz.

2 eu nunca tinha sido atacado nos meus outros 2 cultivos por contaminantes exceto pelo Cobweb em um dos bolos, porem dessa vez perdi 2 potes pf para um fungo cinza escuro descartei eles

3 peguei os 3 potes restantes separei um para pf e outros 2 para um casing, fiz umas alterações no terrario para diminuir a temperatura e evitar o ressecamento dos bolos e iniciei a 2° fase ....

Nos casings coloquei vermiculita,borra de café e pó de casca de ovo infelizmente o café deixou o casing muito acido e o micelio demorou muito a se recuperar, mas se recuperou .... e ai sabe oq aconteceu ??????
Ratasanas comeram o meu casing que estava no rodapé da varanda ... isso eu não vou perdoar nunca.

O unico pote Pf que restou tive que deixa-lo no terrário no periodo de carnaval , nada aconteceu, o micelio permaneceu saudavel, alguns pequenos pontos estavam azulados até, mais pela falta de cuidado que a viagem custou o bolo não deu pins e assim permaneceu até ontem quando resolvi fazer um mini-casing com ele.

Esse cultivo, foi proveitoso uma vez que novos obstaculos foram experimentados e terrivel já que não consegui supera-los.

è errando que se aprende, vamos para um proximo.
 
Upvote 0
O unico pote Pf que restou tive que deixa-lo no terrário no periodo de carnaval , nada aconteceu, o micelio permaneceu saudavel, alguns pequenos pontos estavam azulados até, mais pela falta de cuidado que a viagem custou o bolo não deu pins e assim permaneceu até ontem quando resolvi fazer um mini-casing com ele.

Eu esperaria o casing frutificar duas vezes, para garantir alguns frutos, e então eu usaria o casing como spawn para um bulk no balde, na esperança de ter uns frutos enormes. :)
 
Upvote 0
Back
Top