Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Cubensis Selvagem MG

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos! Primeiramente gostaria de agradecer o conhecimento que o fórum disponibiliza, sem ele não teria chegado até aqui.

Moro em minas e no ultimo final de ano cacei alguns cogumelos senvagens em um pasto e tirei os esporos para cultivar. Como não encontrei vermiculita na minha cidade, comecei logo com o método que todos dizem ser mais arriscado: inoculação de grãos.

Fiz todo o processo de tindilização e exterilização do substrato e inoculei os esporos com a seringa.

Eles ainda não colonizaram 100% mas alguns potes o micélio ficou algodoado e creceu mais rapidamente, enquanto no restante ele é rizomórfico e está crescendo mais devagar.

Pode ser contaminação?

Segue as fotos dos miçélios algodoados e dos rizomórficos:

P.s: na terceira foto está o rizomórfico. Em alguns potes ele colonizou uma quantidade bem maior de substrato (quase a mesma quantidade do substrato que está algodoado) este da foto que está mais atrasado.
 

Anexos

  • 15808414762675921413392474384904.jpg
    15808414762675921413392474384904.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 55
  • 15808415049489181262300526366734.jpg
    15808415049489181262300526366734.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 55
  • 15808415602162998078729243462840.jpg
    15808415602162998078729243462840.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 55
O rizomórfico parece cubensis.

Os outros parecem contaminação.
 
Oi @Ecuador, obrigado por responder! Como posso ter certeza que são contaminantes? Eles mudam de cor ou continuam brancos?
 
Eles mudam de cor ou continuam brancos?


A maioria dos contaminantes muda de cor.

Mesmo branco deve dar para perceber, comparando com o micélio rizomórfico, que parece cubensis. O micélio de cubensis tem um branco brilhante típico, enquanto que que quase todos os contaminantes brancos não apresentam esse branco brilhante. Por foto é difícil ver, mas ao vivo dá para distinguir.
 
Pelo que eu sei, esporos de cogumelos selvagens geralmente já vem com contaminações, ouvi dizer que pra dar certo tem que jogar na placa de petri e replicar o micélio saudável até ele ficar estável, vc só pegou o carimbo de um cogumelo selvagem e inoculou?
Tenho uns carimbos de selvagens enormes e se der certo com vc eu vou tentar tb kkkk to ansioso pra ver seu cultivo e to torcendo muito pra dar certo =)
 
Ja fiz 2 cultivos de selvagens usando inoculação, método pf tek normal só que com selvagens, nunca dava certo, eu inoculava 6-7 copos por vez, sempre contaminava, o contaminante q mais dava era um verde escuro e verde claro, no primeiro cultivo apenas 5 dos meus 7 copos não tinha condições de ir para o terrario e os outros 2 apesar de ter "vencido" os contaminantes foram Surrados por eles, e quando eu os coloquei no terrario, eles não conseguiram frutificar pois o micélio ficava com um aspecto muito estranho em sua textura.
No segundo cultivo inoculei 6 copos e apenas 1 se desenvolveu bem, colonizou 100% em 20 dias hoje faz 6 dias que está no terrario até agora não pinou, não vi nem nós hifais. E a não ser por um pequeno ponto com cobweb, não há mais contaminações aparentes.
A solução que achei foi pegar pequenas partes saudáveis desses bolos e jogar em grãos, que por sinal estao de desenvolvendo numa boa até agora.
 
Pelo que eu sei, esporos de cogumelos selvagens geralmente já vem com contaminações, ouvi dizer que pra dar certo tem que jogar na placa de petri e replicar o micélio saudável até ele ficar estável, vc só pegou o carimbo de um cogumelo selvagem e inoculou?
Tenho uns carimbos de selvagens enormes e se der certo com vc eu vou tentar tb kkkk to ansioso pra ver seu cultivo e to torcendo muito pra dar certo =)

Oi Gabriel! Obrigado pelas boas vibrações, também estou na torcida aqui.
Sim, eu apenas retirei o carimbo e inoculei no milho com a seringa. Confesso que fiz sem grandes expectativas e sem seguir a risca alguns métodos de higiene necessários.
Tenho carimbos de Panaeolus selvagem também que peguei nesse pasto que é infestado de Pan, mas como vi no fórum que o nivel de dificuldade para o cultivo é ainda maior, deixei pra uma experiencia de cultivo futura.
Segue as fotos dos bolos que sobraram (de 6 dois contaminaram).
O que vocês acham? Estou reparando dois tons de micélio, um mais claro e um mais acinzentado, mas não sei se é normal. Pensei ser cobweb esse mais cinza mas ele ta se alastrando na mesma velocidade que o micélio Branquinho. Aqueles contaminantes da primeira foto cresceram bem mais rápido que este copo.

Alguém saberia me responder se depois de 100% colonizado eu posso esperar uns 10 dias pra passar pro casing?


Ja fiz 2 cultivos de selvagens usando inoculação, método pf tek normal só que com selvagens, nunca dava certo, eu inoculava 6-7 copos por vez, sempre contaminava, o contaminante q mais dava era um verde escuro e verde claro, no primeiro cultivo apenas 5 dos meus 7 copos não tinha condições de ir para o terrario e os outros 2 apesar de ter "vencido" os contaminantes foram Surrados por eles, e quando eu os coloquei no terrario, eles não conseguiram frutificar pois o micélio ficava com um aspecto muito estranho em sua textura.
No segundo cultivo inoculei 6 copos e apenas 1 se desenvolveu bem, colonizou 100% em 20 dias hoje faz 6 dias que está no terrario até agora não pinou, não vi nem nós hifais. E a não ser por um pequeno ponto com cobweb, não há mais contaminações aparentes.
A solução que achei foi pegar pequenas partes saudáveis desses bolos e jogar em grãos, que por sinal estao de desenvolvendo numa boa até agora.

Espero que dê certo Searyl.
 

Anexos

  • IMG_20200212_001606.jpg
    IMG_20200212_001606.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 36
  • IMG_20200212_001621.jpg
    IMG_20200212_001621.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 34
  • IMG_20200212_001617.jpg
    IMG_20200212_001617.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 34
  • IMG_20200212_001626.jpg
    IMG_20200212_001626.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 36
  • IMG-20200212-WA0033.jpg
    IMG-20200212-WA0033.jpg
    78.3 KB · Visualizações: 28
Última edição:
Boa tarde pessoal, utilizei metade (2 copos) o meu milho colonizado para colocar pra frutificar no casing. Fiz a camada de casing com pó e fibra de coco e um pouco de gesso no meio pois tinha a intencao de colocar terra, mas acabei não colocando, deixei pasteurizando em uma vasilha por 10 minutos no micro ondas, segue as fotos do terrario.
Aparentemente está saudável o cultivo por enquanto.
 

Anexos

  • 20200306_151410.jpg
    20200306_151410.jpg
    472.5 KB · Visualizações: 35
Última edição:
E aí, chegou já foram quantos flushes?

Boa noite! (Ou bom dia)... Eu fiz cagada no milho da bandeja, tava crescendo um micélio meio fino por cima e eu me desesperei e achei que fosse cobweb joguei agua oxigenada pura por cima : / o que acabou por matar o micélio na área onde joguei e fazer uma mancha verde de machucado por toda essa área, dai enterrei ele em um vazo de flor só que tive que deixar ele em outra cidade pq não deu pra trazer quando vim pra minha cidade natal. Coloquei os dois outros copos de milho em marmitas e cobri com fibra de coco em pó, vermiculita e pó de gesso. Achei que não ia dar nada e hj apareceu um pin, to super feliz! Conforme forem desenvolvendo coloco mais fotos. Só gratidão!

Desejo muita saúde e paz a todos nesse momento difícil ao qual estamos passando.

Abraços.
 

Anexos

  • IMG-20200329-WA0000.jpg
    IMG-20200329-WA0000.jpg
    130.1 KB · Visualizações: 24
Última edição:
Bom dia galera, nasceram mais dois pins e colhi hoje meu primogênito pq ele tombou, alguém sabe pq eles ficam assim rachados?
 

Anexos

  • IMG_20200402_114349.jpg
    IMG_20200402_114349.jpg
    4 MB · Visualizações: 28
  • IMG_20200402_121302.jpg
    IMG_20200402_121302.jpg
    4 MB · Visualizações: 24
é normal rachar o chapéu quando abre, acontece com muitos frutos. Aproveite e carimbe ou clone. Você borrifou e abanou esses bolos? Qual iluminação você utilizou?
 
Última edição:
è normal rachar o chapéu quando abre, acontece com muitos frutos. Aproveite e carimbe ou clone. Você borrifou e abanou esses bolos? Qual iluminação você utilizou?

Já carimbei Kvasir, pretendo seguir com essa strain. Vi no forum que as pessoas tem muita dificuldade em cultivar selvagens e pela experiencia que tive com esses aqui eles se mostraram super resistentes em diversos fatores pois não tive muitos cuidados com esterilização. Além disso, lembro que quando fui inocular, coloquei os esporos sobre o milho quente e depois li que não pode fazer isso, e mesmo assim eles prosperaram. Vi um usuário do forum dizendo que cultivava sem luz e estou fazendo o mesmo, visto que não pude trazer meu terrário pra minha cidade, e estou deixando eles em um compartimento do meu guarda roupa, fechado, abano eles umas 3x por dia. To sentindo o bolo meio seco, to só esperando parar de pinar pra fazer um dunk.

P.s: o bolo está azulado pela fricção da tampa da marmita pra transportar.
 
Última edição:
Os selvagens costumam ser mais difíceis por que retirar carimbos de selvagens geralmente traz contaminante.
O ideal é usar luz sim, assim você incentiva a produção de mais pins inclusive, os cogumelos se orientam pela luz.

Se você não borrifou provavelmente por isso só tenha surgido um cogumelo, eles precisam de chuva/água e evaporação.
Mantendo eles fechado ali, mesmo abanando pode estagnar o ar e ter níveis mais altos de CO2 o que causa eles serem mais longos, só que não usar luz também causa isso, então esse cogumelo ta fino desse jeito pq não tem luz provavelmente.

Se você usar luz, água, troca de ar e abano ai você teria um ambiente mais favorável pra produção de mais frutos. Você pode improvisar terrários de plastico como garrafas PET ou caixas organizadoras, assim só de deixar em luz ambiente eles já teriam luminosidade.
 
Última edição:
Bom dia pessoal! Venho trazer uma atualização, os cogumelos não renderam muito no primeiro flush mas estão dando mais frutos agora, no entanto acho que não estou fornecendo as condições ideais a eles. Pretendo criar eles do modo certo em terrário em um próximo diário. Comi quatro cogumelos secos semana passada e foi uma viagem bem boa.
Foi uma experiência bem boa de aprendizado, acho que somente quando 'colocamos a mão na massa' que percebemos onde acertamos e onde erramos, e apesar de mais erros do que acertos mesmo assim eles foram bons comigo. Gratidão a todos que ajudaram. Como posso fechar o tópico? Pretendo iniciar um novo cultivo mais organizado nas próximas semanas.
 

Anexos

  • IMG_20200416_104508.jpg
    IMG_20200416_104508.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 21
Back
Top