1° Cultivo - Cubensis Selvagem MG

Lucascalk

Esporo
Membro Novo
Boa tarde a todos! Primeiramente gostaria de agradecer o conhecimento que o fórum disponibiliza, sem ele não teria chegado até aqui.

Moro em minas e no ultimo final de ano cacei alguns cogumelos senvagens em um pasto e tirei os esporos para cultivar. Como não encontrei vermiculita na minha cidade, comecei logo com o método que todos dizem ser mais arriscado: inoculação de grãos.

Fiz todo o processo de tindilização e exterilização do substrato e inoculei os esporos com a seringa.

Eles ainda não colonizaram 100% mas alguns potes o micélio ficou algodoado e creceu mais rapidamente, enquanto no restante ele é rizomórfico e está crescendo mais devagar.

Pode ser contaminação?

Segue as fotos dos miçélios algodoados e dos rizomórficos:

P.s: na terceira foto está o rizomórfico. Em alguns potes ele colonizou uma quantidade bem maior de substrato (quase a mesma quantidade do substrato que está algodoado) este da foto que está mais atrasado.

Anexos

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Eles mudam de cor ou continuam brancos?

A maioria dos contaminantes muda de cor.

Mesmo branco deve dar para perceber, comparando com o micélio rizomórfico, que parece cubensis. O micélio de cubensis tem um branco brilhante típico, enquanto que que quase todos os contaminantes brancos não apresentam esse branco brilhante. Por foto é difícil ver, mas ao vivo dá para distinguir.

GabrielHermes

Esporo
Membro Novo
Pelo que eu sei, esporos de cogumelos selvagens geralmente já vem com contaminações, ouvi dizer que pra dar certo tem que jogar na placa de petri e replicar o micélio saudável até ele ficar estável, vc só pegou o carimbo de um cogumelo selvagem e inoculou?
Tenho uns carimbos de selvagens enormes e se der certo com vc eu vou tentar tb kkkk to ansioso pra ver seu cultivo e to torcendo muito pra dar certo =)

Searyl

Esporo
Membro Ativo
Ja fiz 2 cultivos de selvagens usando inoculação, método pf tek normal só que com selvagens, nunca dava certo, eu inoculava 6-7 copos por vez, sempre contaminava, o contaminante q mais dava era um verde escuro e verde claro, no primeiro cultivo apenas 5 dos meus 7 copos não tinha condições de ir para o terrario e os outros 2 apesar de ter "vencido" os contaminantes foram Surrados por eles, e quando eu os coloquei no terrario, eles não conseguiram frutificar pois o micélio ficava com um aspecto muito estranho em sua textura.
No segundo cultivo inoculei 6 copos e apenas 1 se desenvolveu bem, colonizou 100% em 20 dias hoje faz 6 dias que está no terrario até agora não pinou, não vi nem nós hifais. E a não ser por um pequeno ponto com cobweb, não há mais contaminações aparentes.
A solução que achei foi pegar pequenas partes saudáveis desses bolos e jogar em grãos, que por sinal estao de desenvolvendo numa boa até agora.

Lucascalk

Esporo
Membro Novo
Pelo que eu sei, esporos de cogumelos selvagens geralmente já vem com contaminações, ouvi dizer que pra dar certo tem que jogar na placa de petri e replicar o micélio saudável até ele ficar estável, vc só pegou o carimbo de um cogumelo selvagem e inoculou?
Tenho uns carimbos de selvagens enormes e se der certo com vc eu vou tentar tb kkkk to ansioso pra ver seu cultivo e to torcendo muito pra dar certo =)
Oi Gabriel! Obrigado pelas boas vibrações, também estou na torcida aqui.
Sim, eu apenas retirei o carimbo e inoculei no milho com a seringa. Confesso que fiz sem grandes expectativas e sem seguir a risca alguns métodos de higiene necessários.
Tenho carimbos de Panaeolus selvagem também que peguei nesse pasto que é infestado de Pan, mas como vi no fórum que o nivel de dificuldade para o cultivo é ainda maior, deixei pra uma experiencia de cultivo futura.
Segue as fotos dos bolos que sobraram (de 6 dois contaminaram).
O que vocês acham? Estou reparando dois tons de micélio, um mais claro e um mais acinzentado, mas não sei se é normal. Pensei ser cobweb esse mais cinza mas ele ta se alastrando na mesma velocidade que o micélio Branquinho. Aqueles contaminantes da primeira foto cresceram bem mais rápido que este copo.

Alguém saberia me responder se depois de 100% colonizado eu posso esperar uns 10 dias pra passar pro casing?

Ja fiz 2 cultivos de selvagens usando inoculação, método pf tek normal só que com selvagens, nunca dava certo, eu inoculava 6-7 copos por vez, sempre contaminava, o contaminante q mais dava era um verde escuro e verde claro, no primeiro cultivo apenas 5 dos meus 7 copos não tinha condições de ir para o terrario e os outros 2 apesar de ter "vencido" os contaminantes foram Surrados por eles, e quando eu os coloquei no terrario, eles não conseguiram frutificar pois o micélio ficava com um aspecto muito estranho em sua textura.
No segundo cultivo inoculei 6 copos e apenas 1 se desenvolveu bem, colonizou 100% em 20 dias hoje faz 6 dias que está no terrario até agora não pinou, não vi nem nós hifais. E a não ser por um pequeno ponto com cobweb, não há mais contaminações aparentes.
A solução que achei foi pegar pequenas partes saudáveis desses bolos e jogar em grãos, que por sinal estao de desenvolvendo numa boa até agora.
Espero que dê certo Searyl.

Anexos

Última edição:

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Superior