Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
Boa Noite galera! Sou novato por aqui no CM encontrei o fórum sem querer procurando sobre cogumelos comestíveis. Achei tão fantástico o assunto que após umas 4 semanas lendo informações no fórum resolvi iniciar meu primeiro cultivo pelo B+. Vou descrever aqui os passos que realizei:

Dia 05/06: Preparei o substrato com a quantidade padrão com vermiculita e arroz normal ( Infelizmente pedi para minha mãe comprar arroz integral so que ela na hora da compra acabou se confundindo e comprando arroz normal e eu so percebi depois que já tinha inoculado todos os copos. Total de 4 copos. Mas como li em algum lugar do fórum que os micélios podem também se desenvolveram no arroz normal resolvi não descartar os copos já inoculados.
2015-06-08%2B11.47.59.jpg

Dia 07/06: Como havia preparado o substrato com arroz normal por engano tive receio que talvez não dar certo, então acabei preparando o pote de plastico da foto abaixo com arroz integral + vermiculita + fibra cocô. Preparado e inoculado no mesmo dia.
2015-06-08%2B11.45.26.jpg

Dia 13/06: 3 dias atrás comprei um controlador digital de temperatura + Aquecedor de aquário. Temperatura constante entre 27º e 28º. Fotos tiradas hoje e aparentemente os micélios estão evoluindo com saúde ao meu ver.
2015-06-12%2B17.17.02.jpg 2015-06-12%2B17.21.53.jpg 20150613_201042.jpg 20150613_201221.jpg
20150613_201353.jpg
Gostaria da opinião dos mais experientes se está tudo dentro dos conformes até o momento :)

Última edição:
Fotos ok :)
Gostaria da opinião dos mais experientes se está tudo dentro dos conformes até o momento :)
Parece que sim. Aparentemente só tem cubensis crescendo nos copos/pote.

O arroz integral além de mais nutritivo também facilita diferenciar o micélio dentro do pote, por não ser branco.

A única coisa que eu faria diferente, seria quebrar os grãos (moendo-os um pouco), conforme a receita padrão PF-Tek. Não é essencial, mas acho que facilita para o micélio.

Boa sorte!

Valeu Salaam pelo dica, vou moer os grãos da próxima vez. A 3 dias atrás preparei 2 frascos de vidro com CL. Pretendo assim que possível inocular mais outro pote igual esse da foto usando a CL se tudo ocorrer bem :)

Bom dia amigos cultivadores, gostaria da opinião de vocês sobre esses 2 copos da foto a seguir. Achei um pouco estranho, porém analisando o tópico dos principais contaminantes não consegui identificar se estão contaminados ou não. Isso poderia ser Excremento micelial?

2015-06-15%2B10.04.40.jpg

Está meio estranho isso ai, provavelmente por motivos do arroz branco parbolizado, que é um arroz praticamente "morto" sem nutrientes, não sei se o micélio vai conseguir ter uma fonte de energia dentro desses copos. Deixe em observação.

Vou deixa-los em observação tupy. Não sei se tem haver mas eu estava achando o substrato muito compacto nos copos, então segui uma dica que vi em outro tópico de dar algumas batidas nos copos e deixa de cabeça para baixo. Qualquer novidade eu postarei por aqui. Obrigado!:)

Última edição:
Atualizações
15/06: Inoculado mais um pote igual ao da imagem abaixo.

16/06: Pote sendo bem colonizado até o momento e saudável. :contente:
2015-06-16%2B20.31.35.jpg 2015-06-16%2B20.38.30.jpg 2015-06-16%2B20.39.51.jpg

Não sei se estou certo, mas tive a impressão que o arroz normal inchou e deu aquela aparência estranha que você perguntou. Como você tem mais potes, da pra ir comparando eles e vê se tem algo muito diferente. Boa sorte com o cultivo!

O problema do arroz comum (branco) é que ele é pobre em fosforo. E fosforo é um componente essencial para o micélio formar a psilocibina.
Por isso é possivel que os cogumelos não venham tão potentes.

Uma pergunta... Quantos mls tem esse pote maior??

Última edição:
Não sei se estou certo, mas tive a impressão que o arroz normal inchou e deu aquela aparência estranha que você perguntou. Como você tem mais potes, da pra ir comparando eles e vê se tem algo muito diferente. Boa sorte com o cultivo!

Você tem razão psilosun, depois que fiz alguns furos e deixei os copos de cabeça para baixo tenho a impressão que a aparência deles melhorou, provavelmente inchou mesmo. Vou pegar uma câmera emprestada com um conhecido para tirar algumas fotos com bom foco e postar aqui para o pessoal me ajudar com qual ação tomar.

O problema do arroz comum (branco) é que ele é pobre em fosforo. E fosforo é um componente essencial para o micélio formar a psilocibina.
Por isso é possivel que os cogumelos não venham tão potentes.

Uma pergunta... Quantos litros tem esse pote maior??

PschoEvie, o pote é de 1,5 L. Realmente tido lido em algum tópico que com arroz comum eles resultariam em cogumelos menos potentes. Até pensei em descartar os substratos, mas resolvi dar sequência apenas a título de experiência e curiosidade já que é o meu primeiro cultivo. Vou tentar postar as fotos dos copos a noite para vocês analisarem. :)

Última edição por um moderador:
18/06: Segue as fotos dos copos que estavam em observação.

Copo 1 e 2:
COPO%2B1E2.1.JPG COPO%2B1E2.2.JPG COPO%2B1E2.3.JPG COPO%2B1E2.4.JPG

Copo 3:
COPO%2B3.1.JPG COPO%2B3.2.JPG COPO%2B3.3.JPG

Copo 4:
COPO%2B4.1.JPG COPO%2B4.2.JPG COPO%2B4.3.JPG COPO%2B4.4.JPG

O copo 4 é que mais tem uma aparência diferente. Gostaria da opinião do mais experientes sobre os copos :bigode:

Última edição:
Nossa, muito rápida a colonização, usou quantas ml por pote?

Nossa, muito rápida a colonização, usou quantas ml por pote?

Algo em torno de 2ml cada copo Aureus.

Potes grandes são sempre mais difíceis para colonizar por completo e com micélio saudável, esse amontoado no topo, parecem bolas de algodão, não é um sinal muito bom. Esperamos que dê tudo certo!

tupy, também estou meio preocupado, mas analisando de perto eu vejo que não se parece tanto com as fotos de cobweb que encontrei aqui no CM. Segue umas fotos. O que você me recomenda? Li aqui na comunidade que aguá oxigenada pode eliminar cobweb. Acha que poderia borrifar um pouco sobre o algodoado ou seria mais apropriado aguardar o resto da colonização que está ocorrendo um pouco devagar pelo que observei?

SAM_0020.JPG SAM_0022.JPG SAM_0023.JPG

Atualizações:
20/06
Copos:
Estou pensando em aniversariar cada bolo em uma garrafa pet individual, devido ai fato que no inicio estavam com uma aparência diferente do normal.
SAM_0029.JPG SAM_0030.JPG SAM_0031.JPG
SAM_0032.JPG SAM_0034.JPG SAM_0035.JPG
SAM_0036.JPG SAM_0037.JPG SAM_0038.JPG
SAM_0039.JPG

Pote:
Estou preocupado com essa parte de cima. Seria contaminante? Tenho uma dúvida: eu posso aguardar a colonização completa e quando for aniversaria-lo eu cortaria com uma faca flambada essa parte superior? Pois acho que o restante do micélio esta se desenvolvendo saudável, corrijam-me se eu estiver errado.
SAM_0043.JPG SAM_0044.JPG SAM_0045.JPG
SAM_0047.JPG

CLs: Pessoal fiz essas CLs abaixo no dia 10/06. Elas estão diferentes um pouco a coloração o que acham?
SAM_0040.JPG SAM_0041.JPG SAM_0042.JPG

Última edição:
Atualizações:
21/06
Retirei 2 bolos dos copos que estavam 100% colonizados e o segui para o Dunk
Copo 1: Logo ai abrir o copo, verifique que haviam alguns grãos de arroz solto com uma coloração verde. Descartei esse grãos e resto do bolo esta ok como segue na foto.
SAM_0049.JPGSAM_0051.JPG

Copo 2: Fiquei com dúvida se a parte de cima algodoada poderia ser algum contaminante, mas creio que não :unsure:
SAM_0055.JPGSAM_0059.JPG

Back