Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1ª vez cultivando - Cuba ao milho

Diário de cultivo problemático.
Buenas, pessoal!

Cansado de depender do alinhamento dos astros para acessar a sabedoria fúngica, me meti a cultivar os abajures com um carimbo da strain Cuba (12/10) da Pró-fungos. Vamos aos fatos.

Preparação da seringa. TEK do Sporeworks v1.2

Preparação do substrato e inoculação. Milho de pipoca - Substrato para casing #27. TEK do Maurício.

A inoculação aconteceu dia 16/03 (dia 0). Não me preocupei em colocar filtros na tampa de alumínio para troca de ar. Os copos foram preenchidos em 60% aproximadamente - foi a alocação mais eficiente que eu consegui para os 500g de milho de pipoca nos copos que cabiam na panela de pressão.

Dia 05 eu agitei os copos usando a TEK do Mortandello, ou seja, sem emoção, brevemente e com muito carinho.

Eu incubei os copos em uma caixa térmica sem controle de nenhum parâmetro, pois a temperatura da minha cidade está oscilando entre 20º e 29º.

Aqui vão as fotos da incubadora (caixa térmica sem nenhuma adaptação) e dos copos no dia 10.

26-03-2011d.jpg 26-03-2011c.jpg 26-03-2011b.jpg 26-03-2011a.jpg

Hoje, dia 13, o micélio avançou em comparação à foto, porém, estou pensando em instalar uns filtros de café em um ou dois copos para testes. Sugestões sobre a pertinência do teste ou o procedimento mais adequado?

Casing e terrário - questões.

O meu plano é usar esses 500g de milho colonizado para fazer dois casing.

Em um deles, quero experimentar o Rez-Effect, segundo a TEK do usuário fahtster do Mycotopia. Trata-se de misturar ao milho colonizado uma mistura umidificante não nutritiva, ao invés de fazer uma camada de casing.

No outro casing, como é a minha primeira tentativa, quero seguir uma TEK mais convencional, como a 50/50 casing Tek, do archieve do Mycotopia, que é 50% turfa + 50% vermiculita + cal hidratada + concha de ostra.

Acho que vai ser interessante fazer um comparativo entre as TEKs, até porque o rez effect eu nunca vi aqui pelo fórum; seria uma maneira de contribuir com algo novo e tornar esse cultivo algo menos chato de acompanhar.

Aí fica a questão do terrário. Meu plano: nenhum controle automático de temperatura e humidade. Gosto das coisas simples, desde que não isso não signifique negligência. Pensei no seguinte setup: caixa plástica com furos filtrados + argila expandida no fundo + bomba de ar para aquário. Isso, com uma reposição manual de umidade sobre o casing, tem chances de funcionar?

Por hoje é só. Volto com fotos para atualizar a colonização dos copos.

Saudações!
 
Fala Rambo, firmeza?

Então velho, houve algumas mudanças de rota nesse cultivo, devido a fatores externos: falta absoluta de grana, basicamente.

Aqui vai a atualização do diário.

Dia 26. Fiz a pasteurização do substrato bulk e esterelizei mais 500g de milho para uma transferência g2g.

Como já havia dito, a grana acabou por aqui. E um terrário estava fora do meu orçamento. Então, optei por fazer bulks com o spawn que eu tinha a disposição.

Fiz dois bulks, um só para o spawn contaminado por bactéria (vaso), e outro para o resto do spawn. Foi a solução que eu encontrei para o copo contaminado, pois quando eu o abri, percebi que a contaminação estava muito intrincada, impossibilitando o isolamento eficaz do micélio saudável.

18-04-11a.jpg

O substrato foi:
- Esterco bovino (comprado em loja de jardinagem) - 5 partes
- Pó de coco - 5 partes
- Esfagno morto - 3 partes
- Vermiculita - 3 partes
- Gesso - 1 parte

A pasteurização foi bem problemática. Primeiro porque eu não achei um termômetro! Segundo porque eu demorei um dia para fazer os bulks e deixei o substrato pasteurizado em panelas tampadas debaixo da cama. Eu fiz assim: levei o substrato ao ponto de saturação, coloquei em panelas e levei ao forno. Coloquei um copo d'água lá dentro como controle tosco da temperatura, esperei ela ferver e desliguei o forno. Ficou lá por uma hora e meia.


Dia 28. Surgiu mais um problema na pasteurização. Quando eu fui finalmente montar os bulks, percebi que o substrato estava seco. Lá fui eu esterelizar água para molha-lo...

No momento de montar os bulks, aproveitei para fazer uma transferência grão para grão (g2g), pois já estava esperando o pior para essa primeira tentativa de cultivo. Usei bem pouco spawn para realizar a transferência. O ambiente era o meu quarto fechado e desinfetado.

Montei um bulk (o vaso da foto acima) com o copo contaminado misturando bem o spawn com o substrato no vaso. O outro bulk (a caixa plástica) feito com os quatro copos de micélio saudavel foi montado em camadas (substrato/spawn/substrato/spawn/substrato).

Ambos foram lacrados e mantidos protegidos de luz para que pudessem colonizar o substrato.


Dia 33. Aqui vão as fotos tiradas hoje (18/04).


18-04-11g.jpg
Copos depois de 5 dias da tranferência g2g.

18-04-11b.jpg
Pontos brancos no bulk "saudavel" ao fundo da parede suada da caixa lacrada.

18-04-11c.jpg
Interior do vaso "contaminado". Esse vaso está com duas anomalias. Me ajudem!


18-04-11d.jpg
Bizarrice 1. Isso é um "fio" de micélio saindo perpendicular ao substrato, e parece um broto segurando um pedacinho de substrato na ponta. Alguém já viu essa porra?

18-04-11f.jpg
Bizarrice 2. Isso é o mais preocupante! Surgiu um pin no vaso e o substrato não está nem perto de estar colonizado! Eu acredito que isso aconteceu no bulk contaminado justamente porque a bactéria agiu como gatilho para frutificação.

Mas o que fazer com esse vaso agora? Oferecer condições normais de frutificação ou ignorar o pin e aguardar a colonização do substrato, para depois aplicar camada de casing etc...? Puta merda...
 
AEEEE VAMO Q VAMOOOO!!!
éee pode serrr, aqui os potes contaminados com provaveis bacterias tb desenvolveram mais rapido
acredito q se ele pina mesmo nao tendo completado de colonizar o substrato ele já esta em condiçoes de frutificar(e vai saber c ele nao termina de colonizar entre flush ou mesmo frutificando, nao tenho conhecimento disso), eu aproveitaria e veria ond isso vai dar, ver se aparece mais pins e como se desenvolve esse pin ae, se nao tivesse indo bem eu faria isso mesmo de colocar de volta pra colonizar
mas qual for a sua decisão estou torcendo por você! :eba:
 
Back
Top