Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1ª vez cultivando - Cuba ao milho

Diário de cultivo problemático.
Buenas, pessoal!

Cansado de depender do alinhamento dos astros para acessar a sabedoria fúngica, me meti a cultivar os abajures com um carimbo da strain Cuba (12/10) da Pró-fungos. Vamos aos fatos.

Preparação da seringa. TEK do Sporeworks v1.2

Preparação do substrato e inoculação. Milho de pipoca - Substrato para casing #27. TEK do Maurício.

A inoculação aconteceu dia 16/03 (dia 0). Não me preocupei em colocar filtros na tampa de alumínio para troca de ar. Os copos foram preenchidos em 60% aproximadamente - foi a alocação mais eficiente que eu consegui para os 500g de milho de pipoca nos copos que cabiam na panela de pressão.

Dia 05 eu agitei os copos usando a TEK do Mortandello, ou seja, sem emoção, brevemente e com muito carinho.

Eu incubei os copos em uma caixa térmica sem controle de nenhum parâmetro, pois a temperatura da minha cidade está oscilando entre 20º e 29º.

Aqui vão as fotos da incubadora (caixa térmica sem nenhuma adaptação) e dos copos no dia 10.

26-03-2011d.jpg 26-03-2011c.jpg 26-03-2011b.jpg 26-03-2011a.jpg

Hoje, dia 13, o micélio avançou em comparação à foto, porém, estou pensando em instalar uns filtros de café em um ou dois copos para testes. Sugestões sobre a pertinência do teste ou o procedimento mais adequado?

Casing e terrário - questões.

O meu plano é usar esses 500g de milho colonizado para fazer dois casing.

Em um deles, quero experimentar o Rez-Effect, segundo a TEK do usuário fahtster do Mycotopia. Trata-se de misturar ao milho colonizado uma mistura umidificante não nutritiva, ao invés de fazer uma camada de casing.

No outro casing, como é a minha primeira tentativa, quero seguir uma TEK mais convencional, como a 50/50 casing Tek, do archieve do Mycotopia, que é 50% turfa + 50% vermiculita + cal hidratada + concha de ostra.

Acho que vai ser interessante fazer um comparativo entre as TEKs, até porque o rez effect eu nunca vi aqui pelo fórum; seria uma maneira de contribuir com algo novo e tornar esse cultivo algo menos chato de acompanhar.

Aí fica a questão do terrário. Meu plano: nenhum controle automático de temperatura e humidade. Gosto das coisas simples, desde que não isso não signifique negligência. Pensei no seguinte setup: caixa plástica com furos filtrados + argila expandida no fundo + bomba de ar para aquário. Isso, com uma reposição manual de umidade sobre o casing, tem chances de funcionar?

Por hoje é só. Volto com fotos para atualizar a colonização dos copos.

Saudações!
 
Gostei do berçario ao lado da cama.
 
so acho que com essa quantidade de spawn da pra fazer varios casings...
a nao ser que va fazer um bulk, dai sim maior quantidade de spawn gera frutos maiores e em maior quantidade...
no mais o miscelio ta muito bonito...
boa sorte ai meu camarada!!!
 
O Brasil vai lançar um foguete,
Cuba também vai lançar
Quero ver se "Cuba lança"
Quero ver "Cuba lançar".

Balança o peitinho e o bumbum também
Põe a mão na cabecinha num gostoso vai e vem
Balança o piu-piu, balança o pica-pau,
Balança o Xaropinho que é um cara bem legal
O Brasil vai lançar um foguete,
Cuba também vai lançar
Quero ver se "Cuba lança"
Quero ver "Cuba lançar".
Vai, vem, vai, vai, vem princesa
Vai, vem, vai, vai, vem
O Brasil vai lançar um foguete,
Cuba também vai lançar
Quero ver se "Cuba lança"
 
Dia 05 eu agitei os copos usando a TEK do Mortandello, ou seja, sem emoção, brevemente e com muito carinho.

Uma agitada só, é o suficiente. O micélio gasta energia para se recompor.

Eu incubei os copos em uma caixa térmica sem controle de nenhum parâmetro, pois a temperatura da minha cidade está oscilando entre 20º e 29º.

Tá dentro da faixa boa


Hoje, dia 13, o micélio avançou em comparação à foto, porém, estou pensando em instalar uns filtros de café em um ou dois copos para testes. Sugestões sobre a pertinência do teste ou o procedimento mais adequado?
Não há necessidade de furos se o micélio está avançando, essa tek é para ser usada quando para de desenvolver, o que não é o caso.


Eu quando comecei fazia tudo para retirar um carimbo e garantir o próximo cultivo, então usava as teks mais simples e garantidas de sucesso.
Vocês hoje são ousados com 1 carimbo na mão já estão mandando ver o top de linha.
Separe uma porção e tente um casing simples: deita o milho num pote e joga a camada por cima.


Aí fica a questão do terrário. Meu plano: nenhum controle automático de temperatura e humidade. Gosto das coisas simples, desde que não isso não signifique negligência. Pensei no seguinte setup: caixa plástica com furos filtrados + argila expandida no fundo + bomba de ar para aquário. Isso, com uma reposição manual de umidade sobre o casing, tem chances de funcionar?

Se o terrário ficar num ambiente onde você pode controlar a temperatura, (ar condicionado ligado, ou aquecedor) a caixa plástica é boa solução.

Senão uma caixa de isopor é melhor, o isopor é isolante e tem modos de você controlar a tempartura lá dentro.
 
Uma boa mistura para camada de casing é:
Vermiculita+ pó de coco+sphagnum (1/1/1).
Acrescente água, misture e esprema com as mãos, quando pingar água está no ponto.
Agora leve para ser pasteurizada.

Um amigo me enviou sphagnum e essa fórmula.
Estou usando e posso dizer que é excelente.
O sphagnum é fácil de achar na net.
 
Passei fita em toda parte externa da caixa de 70 litros.
Fiz furos e instalei essas peças brancas, são uniões.
O interessante é que elas abrem e dentro você coloca um filtro.
Eu cortei tela fina e lã de acrílica e pus.
Como a caixa é espessa no furo entra uma união por fora e outra por dentro da caixa.
São 2 de cada lado da caixa para renovar o ar, totalizando 8.
Duas estão bem baixas, 2 dedos do fundo, para escoar o CO2.
Essas 3 uniões a mais na foto 2 são para passar os tubos de silicone das 4 bombinhas de ar.
Dentro pus a argila em 3 bandejas plásticas, facilita a limpeza pois a argila direto no fundo da caixa deixa ela tingida de vermelho, e difícil de remover e devido a configuração dos furos a água da argila vazaria.
A tampa da caixa, substitui por uma de vidro, mandei cortar no tamanho certo com espessura 8 mm. Coloquei espuma ao redor da tampa para ficar mais ajustada, sem chance de entrar insetos.
A luz vem da luminária externa é amarela (tungstênio).
Dentro as mangueiras de silicone ficam no fundo da caixa, tirei da argila, pois estava fazendo muitos respingos.

As bombinhas estão dentro de caixas de sapatos debaixo do terrário, as caixas evitam acúmulo de poeira nas bombinhas, já que elas captam ar externo.

Esses casing foram feitos com a mistura que citei, estão a 1 mês no terrário e super sadios.
 
Maurício,

Primeiramente, a possibilidade de receber ajudas como essa sua foi o que me fez abrir esse diário. Obrigado!:)

Não há necessidade de furos se o micélio está avançando, essa tek é para ser usada quando para de desenvolver, o que não é o caso.

Tem razão. Até porque, pelo o que andei vendo, e crescimento do micélio está em uma velocidade boa em comparação à outros cultivos.

Uma boa mistura para camada de casing é:
Vermiculita+ pó de coco+sphagnum (1/1/1).
Acrescente água, misture e esprema com as mãos, quando pingar água está no ponto.
Agora leve para ser pasteurizada.

Um amigo me enviou sphagnum e essa fórmula.
Estou usando e posso dizer que é excelente.
O sphagnum é fácil de achar na net.

Essa mistura, é esterilizada ou pasteurizada?

Passei fita em toda parte externa da caixa de 70 litros.
Fiz furos e instalei essas peças brancas, são uniões.
O interessante é que elas abrem e dentro você coloca um filtro.
Eu cortei tela fina e lã de acrílica e pus.
Como a caixa é espessa no furo entra uma união por fora e outra por dentro da caixa.
São 2 de cada lado da caixa para renovar o ar, totalizando 8.
Duas estão bem baixas, 2 dedos do fundo, para escoar o CO2.
Essas 3 uniões a mais na foto 2 são para passar os tubos de silicone das 4 bombinhas de ar.
Dentro pus a argila em 3 bandejas plásticas, facilita a limpeza pois a argila direto no fundo da caixa deixa ela tingida de vermelho, e difícil de remover e devido a configuração dos furos a água da argila vazaria.
A tampa da caixa, substitui por uma de vidro, mandei cortar no tamanho certo com espessura 8 mm. Coloquei espuma ao redor da tampa para ficar mais ajustada, sem chance de entrar insetos.
A luz vem da luminária externa é amarela (tungstênio).
Dentro as mangueiras de silicone ficam no fundo da caixa, tirei da argila, pois estava fazendo muitos respingos.

As bombinhas estão dentro de caixas de sapatos debaixo do terrário, as caixas evitam acúmulo de poeira nas bombinhas, já que elas captam ar externo.

Esses casing foram feitos com a mistura que citei, estão a 1 mês no terrário e super sadios.

Lindo!

- Você acha que apenas uma bombinha para um terrário 50% menor que o seu, seria insuficiente? Nesse mesmo terrário menor, o número de furos também deveria ser reduzido?

- Eu tinha uma intuição - que parece ser tolice - que as mangueiras das bombas de ar, "acopladas" na argila, ajudariam a fornecer umidade ao terrário... vou adotar a alocação a argila em bandejas com a mangueira no fundo como você fez.

- A fita na parte externa, tem qual função? Seria uma barreira contra contaminantes?

- Como você fez a fixação dessas uniões no isopor, Maurício?

- Esse vidro fixo no lugar da tampa, significa que você não abre o terrário para umidificar os casing regularmente?

Desculpa a quantidade de perguntas, mas as suas soluções estimularam minha imaginação!

Abraço!
 
Essa mistura, é esterilizada ou pasteurizada?

Eu fiz alguns furos no fundo de uma bacia de plástico, essa bacia se encaixa na boca de uma panela.

panela 1.JPG panela 2.JPG panela 3.JPG

Coloquei a mistura de vermiculita+pó de coco+sphagnum+água mineral dentro da bacia.
Pus água na panela e aqueci. Com termômetro verifiquei a temperatura na mistura, dentro da bacia, em 70º graus desliquei o fogo e cobrir a bacia com a tampa da panela, assim ficou umas 3 horas.
No dia seguinte repeti o processo, depois de frio apliquei sobre o milho colonizado e coloquei direto no terrário.
Isso é pasteurizar


- Você acha que apenas uma bombinha para um terrário 50% menor que o seu, seria insuficiente? Nesse mesmo terrário menor, o número de furos também deveria ser reduzido?

A bombinha dará ar novo eu colocaria 2 para esse volume de terrário.
As uniões são pequenas os furos têem menos de 2 cm de diâmetro, duas de cada lado é um bom número.

- Eu tinha uma intuição - que parece ser tolice - que as mangueiras das bombas de ar, "acopladas" na argila, ajudariam a fornecer umidade ao terrário... vou adotar a alocação a argila em bandejas com a mangueira no fundo como você fez.

Na ponta da mangueira tem uma pedra porosa, essa pedra pode ficar dentro da bandeja da argila, eu só tirei por questão de funcionalidade.

- A fita na parte externa, tem qual função? Seria uma barreira contra contaminantes?

A função única é proteger a caixa, isopor é frágil e suja com facilidade.

- Como você fez a fixação dessas uniões no isopor, Maurício?

Isso foi assim: eu encontrei numa loja um bocal um pouco menor do que o diâmetro da união, então fixei um ariete nele e usei essa ferramenta para fazer o furo. Foi trabalhoso e fiquei com dores nos dedos 1 semana.
Ficou bem justo, tanto que a união entra com pressão. Além disso usei cola quente para cobrir, por dentro e por fora.
Como disse são 2 uniões por furo , ambas com filtro e cola quente fixando-as.

- Esse vidro fixo no lugar da tampa, significa que você não abre o terrário para umidificar os casing regularmente?

O vidro é bem prático, é só mover para colher os frutos, eu só abro o terrário para colher os frutos.
Os casings na montagem ficaram bem úmidos, tirei um bom 1º flush, 79 carimbos.
Depois desse 1º flush, pus 2 colheres de sopa de húmus em água mineral e pasteurizei 2 dias, coei o líquido e molhei todos os casings. Deu uma revigorada.
 
Olá Mauricio acompanho muito seus posts... esse sphanum que você fala é o vivo ou o seco? Pois já vi em vivo para vender, pode ser?
 
Eu fiz alguns furos no fundo de uma bacia de plástico, essa bacia se encaixa na boca de uma panela.

View attachment 24475 View attachment 24476 View attachment 24477

Coloquei a mistura de vermiculita+pó de coco+sphagnum+água mineral dentro da bacia.
Pus água na panela e aqueci. Com termômetro verifiquei a temperatura na mistura, dentro da bacia, em 70º graus desliquei o fogo e cobrir a bacia com a tampa da panela, assim ficou umas 3 horas.
No dia seguinte repeti o processo, depois de frio apliquei sobre o milho colonizado e coloquei direto no terrário.
Isso é pasteurizar

Parece ótimo, vou seguir esse procedimento. Mas ainda tenho uma dúvida: como você garante a umidade da mistura? Colocando água antes ou depois da pasteurização? Ou o próprio processo te garante a umidade adequada? O ponto de umidade seria o mais próximo possível da saturação?

Abraço.
 
Parece ótimo, vou seguir esse procedimento. Mas ainda tenho uma dúvida: como você garante a umidade da mistura? Colocando água antes ou depois da pasteurização? Ou o próprio processo te garante a umidade adequada? O ponto de umidade seria o mais próximo possível da saturação?
Abraço.

Acrescente água, misture e esprema com as mãos, quando pingar água está no ponto.
Agora leve para ser pasteurizada.


Olá Mauricio acompanho muito seus posts... esse sphanum que você fala é o vivo ou o seco? Pois já vi em vivo para vender, pode ser?

Eu tenho o seco, mas o vivo também pode ser usado.
 
Atualização do diário.

Dia 19. Parece que os copos chegaram aos 100%. Deem uma olhada. Há dois dias eles atingiram esse estágio de colonização. Seria adequado aniversariar-los o quanto antes?

Foto0039.jpg

No entanto, o único copo com fita isolante está com umas linhas cor de caramelo deliminantando pequenas áreas na parede do copo. As imagens estão ruins pois foram tiradas de um celular. Amanhã eu atualizo com fotos de câmera digital.

Foto0040.jpg Foto0041.jpg Foto0042.jpg Foto0043.jpg Foto0044.jpg

Vocês acham que isso é algum contaminante ou são excreções do próprio micélio consumindo o milho?
 
sei nao kra, ta ruim d ver, mas parece q eh agua so e onde tem mta agua o micelio nao ta crescendo direito, mas vamos ver o q os veteranos dizem
pq num dos meus potes q tem mta agua tem isso tb
Sem título.jpg
 
Esses riscos amarelos é contaminação por bactérias.
Você pode:
Pasteurizar terra:
Pegue terra de vaso com planta, retire a próxima as raízes, ponha numa bacia com furos, adicione a mesma quantidade de vermiculita, adicione água, até pingar ao apertar com as mãos.
Aqueça água numa panela, apague o fogo ao ferver, ponha a bacia com a terra apoiada em cima da boca, tampe.
Mexa a terra de 10 em 10 minutos, se a água na panela baixar de 70º C aqueça novamente. Esse processo dura 3 horas, depois deixe esfriar naturalmente. Repita no dia seguinte.
Tire os grãos dos copos e separe os grãos com essas manchas, faça casings usando a terra pasteurizada.
Deixe ao ar livre, quando pinar ponha no terrário para tirar carimbos limpos.
 
Back
Top