Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Tentativa de cultivo, Strain Ban Phang Ka

Diário de cultivo completo.
Boa tarde, é com ansiosidade (e com um pouco de receio) que começo este diário, antes do primeiro ponto, eu gostaria de parabenizar o pessoal do CM pela organização e pela ajuda oferecida. Antes eu só queria uma brisa diferente e pensei nos cogumelos, só depois de um tempo eu percebi que o assunto era bem mais fundo, com estudos sérios e o acompanhamento de matéria viva :whistle:. Bom, a três semanas, comecei com a PFTEK, ( Farinha de arroz, água e vermiculita *1,1,2) Devido às condições climáticas na minha cidade (40°) obviamente o micélio não se desenvolveria, com gelo e um termômetro improvisado, eu consegui medir e controlar +/- a temperatura. Com a queda da temperatura ambiente (26°) a temperatura dentro da minha encubadora varia entre 26°/28°. O desenvolvimento estava muito lento, então fiz alguns furos e tampei com fita micropore, para que o micelio pudesse respirar. Ao meu ver, tudo anda normal :feliz: . Ps li sobre diluir seringas de esporos em água para poder render um pouco mais ( Ressaltei para que os iniciantes como eu, pudessem economizar uma boa grana fazendo este processo).

Segue as fotos do suposto micélio na PFTEK (espero eu que esteja saudável)
IMG_20141026_1205144142F5NKK2P.jpg


Este outro copo eu usei como substrato : Pó de coco, vermiculita e alpiste. (Da pra ver uma formação micelial meio algodoada)
IMG_20141026_121037968[1].jpg IMG_20141026_121047540[1].jpg
Outro copo com o mesmo processo de Pó de coco, vermiculita e alpiste.

IMG_20141026_121401814[1].jpg
Aguardando dicas e críticas ;).
 
Aguardando dicas e críticas

No primeiro copo o micélio parece de cubensis, mas não está exatamente típico.

No outros parece melhor. O único jeito é esperar. Há quanto tempo foram inoculados?
 
Eu palpito que o primeiro copo esta contaminado, sem crtza.
Já os outros parecem mais promissores :)
Mantenha observação, se possivel de 7 em 7 dias suba imagens aqui, boa sorte :)
 
No primeiro copo o micélio parece de cubensis, mas não está exatamente típico.

No outros parece melhor. O único jeito é esperar. Há quanto tempo foram inoculados?
Foram inoculados a aproximadamente 3 semanas, mas o desenvolvimento começou mesmo há 2 semanas

Eu palpito que o primeiro copo esta contaminado, sem crtza.
Já os outros parecem mais promissores :)
Mantenha observação, se possivel de 7 em 7 dias suba imagens aqui, boa sorte :)
O copo da pf ta com a aparência meio estranha mesmo :S
Quando eu perceber mudanças, mandarei imagens

O primeiro copo parece que está com o substrato muito compactado que pode ter alterado a aparencia do micélio. Vamos aguardar pra ter um parecer definitivo.

Edit: Muito Umido tambem... Pouca vermiculita.
Acredito que esteja ressecado ....
 
Última edição:
Muito bom, eu aconselho a já ir preparando outros copos com substrato enquanto aguarda por esses.
Esse início é mais difícil, então errar em alguns pequenos detalhes faz parte. Logo, é uma boa já ter mais copos com substrato disponível.
E boa sorte nos seus cultivos e inicio de estudos!
 
Muito bom, eu aconselho a já ir preparando outros copos com substrato enquanto aguarda por esses.
Só uma informação pessoal Tupy, através das suas experiências, qual foi o tempo máximo que aguardou com copos ou potes colonizados na geladeira:?:
 
Muito bom, eu aconselho a já ir preparando outros copos com substrato enquanto aguarda por esses.
Esse início é mais difícil, então errar em alguns pequenos detalhes faz parte. Logo, é uma boa já ter mais copos com substrato disponível.
E boa sorte nos seus cultivos e inicio de estudos!
Obrigado ;). Aconselha usar a PFTEK ou o substrato de alpiste, vermiculita e pó de coco? Eu acredito que com o substrato de grãos e pó de coco seja um pouco mais difícil de haver contaminações ( ou não, a cor deve impedir de visualizar o contaminante)
 
Eu acredito que com o substrato de grãos e pó de coco seja um pouco mais difícil de haver contaminações ( ou não, a cor deve impedir de visualizar o contaminante)

É ao contrário. Tanto é que sempre recomendamos iniciar com a PF Tek, justamente porque há mais chances de sucesso. Cada tipo de grão tem um método diferente de hidratar e esterilizar.

A cor do grão pode atrapalhar apenas no começo. Mas isso nunca foi problema porque é muito difícil identificar qualquer coisa nos primeiros sinais de micélio. Depois de uma ou duas semanas é que dá para ter certeza do que se trata.
 
Boa sorte na empreitada. O receio é normal. Sugiro que encontre algo pra ocupar a cabeça, cultivo de cogumelos em sua maioria é paciência.
Tente mexer nos copos o mínimo possível, mas a temperatura que você conseguiu está ótima. Posso saber melhor acerca da confecção da seringa? Essa é a parte que costuma dar errado. A esterilização raramente falha e o selo de vermiculita costuma garantir o substrato. Caso a seringa não tenha sido confeccionada numa glovebox, tente conseguir uma o quanto antes.
Sobre a diluição de uma seringa, acredito que seja no caso de excesso de esporos na seringa, o que não deveria acontecer se a pessoa leu os guias corretamente. 1/5 de um carimbo é mais que suficiente pra uma seringa, qualquer pontinho preto já basta, há milhoes de esporos microscópicos ali. Se quiser "economia" tente uma cl básica, ou tente aperfeiçoar o g2g, inocular direto de um ponto colonizado é melhor do que direto da seringa multiesporos.
Boa sorte.
 
Só uma informação pessoal Tupy, através das suas experiências, qual foi o tempo máximo que aguardou com copos ou potes colonizados na geladeira:?:

Somente o tempo suficiente para ver se os copos que foram inoculados estão desenvolvendo bem ou não. Guardar copos com substrato pronto não é uma boa pedida, só uma estratégia mesmo.
 
Posso saber melhor acerca da confecção da seringa?
Se quiser "economia" tente uma cl básica.
A seringa foi comprada, como ela estava muito carregada de espóros, eu resolvi diluir em água. Eu usei glicose 25% para tentar fazer uma cultura líquida, usei 10 ml de glicose para 100 ml de água fervente, e inoculei alguns esporos (tudo em um ambiente esterilizado com lysoform e álcool). Com a ampola vazia, e esterilizada com água ferevente, eu depositei o conteúdo da seringa de esporos (carregada) e água fria (antes fervida). Sendo assim, eu acredito que a única possibilidade de contaminação seria pelos contaminantes presentes na agulha, sendo assim eu esquentei a agulha no fogo até ficar incandescente, e depois passei um guardanapo com lysoform.
Recapitulando, CL é basicamente água com alguma forma de carboidrato, e ai é só depositar os esporos?
 
eu usei glicose 25% para tentar fazer uma cultura líquida, usei 10 ml de glicose para 100 ml de água fervente

Essa ideal da CL veio de onde exatamente? De algum tutorial ou alguém que lhe disse? Porque está muito acima do limite. Você já pesquisou a biblioteca do CM?
O recomendável é abaixo dos 5%. Em culturas liquidas, menos é mais. Pessoalmente já tive sucesso até com 1% de nutriente.

Recapitulando, CL é basicamente água com alguma forma de carboidrato, e ai é só depositar os esporos?

https://teonanacatl.org/wiki/cultura-liquida/
https://teonanacatl.org/forums/culturas-de-micélio.18/
 
Essa ideal da CL veio de onde exatamente? De algum tutorial ou alguém que lhe disse? Porque está muito acima do limite. Você já pesquisou a biblioteca do CM?
O recomendável é abaixo dos 5%. Em culturas liquidas, menos é mais. Pessoalmente já tive sucesso até com 1% de nutriente.

Ele usou 10 ml de glicose 25%, ou seja, era 2,5 ml de glicose. Está abaixo dos 5% não?
 
Ele usou 10 ml de glicose 25%, ou seja, era 2,5 ml de glicose. Está abaixo dos 5% não?
Exato.
Essa ideal da CL veio de onde exatamente? De algum tutorial ou alguém que lhe disse?
Li em um diário de cultivo, onde o responsável pelo cultivo utilizou a mesma receita, ao meu ver ele parecia entender do que se tratava, pois o resultado foi favorável.
 
Algumas atualizações, talvez boas, talvez ruins, ou apenas atualizações.
Bom, o primeiro copo que fiz o a PFTek acabou separando uma parte do bolo, ou seja, quebrou, porém ele quebrou onde a mistura estava mais compactada e que seria de difícil colonização do micélio. Quando quebrado, deu pra reparar que o micélio tinha colonizado o centro dele (deu pra ver por dentro), mas o que me preocupa é que ele está com a aparência extremamente algodoada por dentro (seria um problema?) e falta apenas uma pequena parte a ser colonizada, pode ser por contraste das cores entre a mistura e o micélio, mas ela está relativamente escura... (Por favor, contaminação nããããão) :unhas:

IMG_20141030_131012[1].jpg IMG_20141030_131023[1].jpg IMG_20141030_131044[1].jpg IMG_20141030_191035861[1].jpg

Bom, este copo com mistura de grãos, vermiculita e pó de coco está com um desenvolvimento bom, não é?
IMG_20141030_174736358[1].jpg

Este eu desconfio de contaminação, ta meio amarelado, a textura do copo está atrapalhando um pouco...
IMG_20141030_131132[2].jpg IMG_20141030_131151[1].jpg
Este eu usei milho de pipoca, foi cozido 3x, e passou por um processo de secagem (peneira e seco em toalha 2x), esterilizado em PP. Para prevenir, coloquei um pouco de vermiculita no final.
IMG_20141030_131110[1].jpg

Ps: Temperatura variando entre 28° e 30°. Estou tentando controlar com gelo, pois o clima está muito quente.
 
Última edição:
mas o que me preocupa é que ele está com a aparência extremamente algodoada por dentro

É, parece estranho realmente.

As outras fotos não ajudam muito também. Só resta esperar.
 
Bom gente, tive que descartar todos os copos por haver contaminações visíveis. Agredeço a atenção e as palavras de incentivo. Esta foi a primeira tentativa de muitas outras. Se algum moderador puder apagar este diário....
 
Back
Top