Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Cultivo psilocybe Cubensis - South American

Diário de cultivo completo.
Segui o guia de cultivo postado pelo Tupy, https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/
Foram inoculados na Sexta-feira 08/08/14, Inoculei os esporos em um banheiro no qual esterilizei com um borrifador com uma solução de água sanitária e desinfetante, após fervi água misturada com água sanitária e deixei a panela evaporando no banheiro por uns 10min, após entrei, esperei mais 5 min para o ar que entrou seja esterilizado. Borrifei a solução na panela de pressão e em todos os materiais, e inoculei os copos não estavam todos frios eles estavam mornos, mas n em uma temperatura que queime sua mão, ainda bem que o maior pote esperei ficar em temperatura ambiente. Foram 4 potes e 2 copos. eles estão na minha estante fazem 5 dias. e nenhum sinal de colonização.

Foto0377.jpg Foto0379.jpg

Nesse exato momento estou esterilizando um pote de plastico, para inocular os últimos esporos da seringa. e desa vez vou esperar esfriar complemente.

Se sua seringa estiver forte com uma tonalidade roxa visível dilua em mais água esterilizada "Fria" pode ser copinho de água mineral ou água para injeção.

Outra coisa, Cuidado com a sua saúde irmão a não ser que seja tendencia suicida!

Se sua seringa estiver forte com uma tonalidade roxa visível dilua em mais água esterilizada "Fria" pode ser copinho de água mineral ou água para injeção.

Outra coisa, Cuidado com a sua saúde irmão a não ser que seja tendencia suicida!

Tem pouca quantidade na seringa vou inocular normalmente mesmo.
kkkk hoxi Pq? Por causa do método de esterilização ?

Por causa da inalação desses produtos químicos ai que além de hepatotóxicos e outras coisas mais são cancerígenos. Pra isso também usamos uma glovebox hermeticamente fechada pra evitar o contato com produto nocivos a saúde.

Inoculei os esporos em um banheiro no qual esterilizei com um borrifador com uma solução de água sanitária e desinfetante, após fervi água misturada com água sanitária e deixei a panela evaporando no banheiro por uns 10min, após entrei, esperei mais 5 min para o ar que entrou seja esterilizado.

Assepsia moderada é bom, mas exagerada não. Veja bem, não é um caso de ebola. O truque é saber trabalhar rápido sem se atrapalhar.

kkkk hoxi Pq? Por causa do método de esterilização ?

Se são bactericidas e fungicidas, certamente não é muito saudável aos humanos.

a seringa nao esta com uma coloração roxa, mesmo assim posso fazer esse processo ? tem varios esporos juntos na seringa. Isso seria para poder inocular mais copos neah ?
webcam-toy-foto3.jpg

Estou pensando em ferver agua mineral esperar ela esfriar e coloca-la em um copo dps eu recoloco na seringa certo ? e esta pronto para uma melhor inoculação.

Última edição por um moderador:
a seringa nao esta com uma coloração roxa, mesmo assim posso fazer esse processo ? tem varios esporos juntos na seringa.
Tem muitos esporos dentro dessa seringa ai, use agua mineral de copinho pois não precisa esterilizar. Dai com os devidos cuidados você:

:teo_seta_direita: Expele o conteúdo da seringa para um pote de coleta de urina novo
:teo_seta_direita: Suga agua mineral
:teo_seta_direita: Expele com um jato forte pra dentro do pote de urina
:teo_seta_direita: Suga tudo de volta pra dentro da seringa

Dai pode prosseguir normalmente.

Tem muitos esporos dentro dessa seringa ai, use agua mineral de copinho pois não precisa esterilizar. Dai com os devidos cuidados você:

:teo_seta_direita: Expele o conteúdo da seringa para um pote de coleta de urina novo
:teo_seta_direita: Suga agua mineral
:teo_seta_direita: Expele com um jato forte pra dentro do pote de urina
:teo_seta_direita: Suga tudo de volta pra dentro da seringa

Dai pode prosseguir normalmente.

blz, agradeço a atenção Arcturus, jaja irei começar o processo, irei comprar uma seringa nova tbm. (esqueci de clicar em responder, por isso to respondendo de novo, tbm nao sei onde deletar um comentário).

blz, agradeço a atenção Arcturus, jaja irei começar o processo, irei comprar uma seringa nova tbm. (esqueci de clicar em responder, por isso to respondendo de novo, tbm nao sei onde deletar um comentário).
Puxe agua pra dentro da seringa que esta com os esporos pra retira os restos, pois sempre costuma ficar sobras e esporos grudados dentro da seringa. Você pode flambar a agulha até ficar vermelhar e esperar esfriar um pouco antes de começar o processo pra esterilizar a agulha.

Pronto 2ª Inoculação feita :ler:
Fiz uma mistura 1 - agua 2 - Vermiculita 1 - Farinha de arroz.
Esperei a panela esfriar ate o dia seguinte.
Esterilizei o banheiro como da ultima vez.
Coloquei os esporos no pote de coleta de urina e acrescentei mais água (de copinho) como um jato com uma nova seringa e suguei de volta para a seringa.
Retirei os 3 potes e Inoculei. Coloquei eles na estante com outros potes da 1 inoculação.
Agora só esperar :)

:blackalien:Chamando uma atenção aqui para a primeira inoculação: Observei hoje que o substrato, PFtek, esta meio seco e amanhã irá fazer 7 dias de inoculação e nada de micélio. Qual método devo recorrer para reidratar os potes ? :vesgo:

Chamando uma atenção aqui para a primeira inoculação: Observei hoje que o substrato, PFtek, esta meio seco e amanhã irá fazer 7 dias de inoculação e nada de micélio. Qual método devo recorrer para reidratar os potes ? :vesgo:

Se você usou a mistura recomendada para PFTek não deve mexer em nada agora.

Os potes parecem meio secos mesmo, mas pode deixar que estão no ponto certo.

Além disso pelo que você falou inoculou copos mornos ...

Observei hoje que o substrato, PFtek, esta meio seco e amanhã irá fazer 7 dias de inoculação e nada de micélio. Qual método devo recorrer para reidratar os potes ?

Não se reidrata substratos que não estão colonizados. O risco de contaminação é grande. O máximo que dá para fazer é vedar os furos dos potes - caso tenha feito - para diminuir a evaporação.

Aguarde mais uma semana, se até lá não germinar nada (nem contaminantes), você pode reaproveitar o substrato. Claro, removendo-o dos potes e reidratando adequadamente. Depois é só repetir o processo de esterilização.

É teve uns qu'eu não esperei esfriar completamente, agora tem uns 3 potes que esperei ate outro dia... :) Mas positividade calma sempre, semana que vem mais um aprendizado, vamos lá!!

Vivendo e aprendendo.
Dei mole nessa questão da seringa, comprei uma com bastante esporos 5ml, nao fiz o procedimento pra fazer render mais...
Mais é isso aí, boa sorte o cultivo!

:contente:Oláa, Ontem (17/08/14) fui dá uma olhada nos potes de 08/08/14, apareceram os primeiros sinais de micélio nos potes em 10 dias. Tendo 2 potes que não apareceram aparenta esta com substrato seco.
E o legal, é que os potes que foram inoculados na quinta-feira (14/08/14) deram sinal de micélio ontem no domingo (17/08/14), em 3 dias :D.

A diferença esta no processo do substrato, na primeira inoculação coloquei 1 copo d'água; Já na segunda inoculação foi 1 copo e acrescentei mais meio copo d'água.

Percebi que, saber em que ponto o substrato deve estar com a quantidade de água, realmente depende muito da prática.

1 inoculação
Foto0388.jpg Foto0391.jpg Foto0392.jpg Foto0394.jpg
2 inoculação
Foto0389.jpg Foto0393.jpg Foto0395.jpgFoto0390.jpg

Percebi que, saber em que ponto o substrato deve estar com a quantidade de água, realmente depende muito da prática.

Com certeza! Uma das chaves para o sucesso depende muito da observação, intuição e prática do cultivador. Uma dica é manter um bloco com anotações importantes que você mesmo vai descobrindo. Com o tempo você vira ninja e fará de olhos fechados. :teo_ninja:

:geek:Olá pessoal falta pouco para a ultima etapa, aniversariar o bolo, vou usar a perlita no terrário mas, para saturar a perlita não sei que água usar Mineral, Destilada ou Torneiral. E na questão de colocar vermiculita em cima do bolo, a mesma deve ser esterilizada ? irei colocar o bolo em uma tigela com vermiculita umedecida também. Essa técnica de colocar vermiculita em cima do bolo tem algum nome especifico e para que serve ? Agradeço a atenção galera. Rumo ao primeiro Flush UUuuLL !!:LOL:

... para saturar a perlita não sei que água usar Mineral, Destilada ou Torneiral.

Pode ser água mineral ou da torneira (filtrada ou fervida) com algumas gotas de hipoclorito de sódio para cada litro.

E na questão de colocar vermiculita em cima do bolo, a mesma deve ser esterilizada ?

:teo_seta_direita: VERMICULITA (cuidado com contaminantes)

Essa técnica de colocar vermiculita em cima do bolo tem algum nome especifico e para que serve ?

:teo_seta_direita: Double casing

4 copos de South American bem colonizados, estou pensando em colocar no terrário hoje, O que aconteceria se eu deixa-se por mais tempo na incubadora ? o micelio poderia a secar ?

Eles colonizaram 100% visualmente quando? Pelo que li, depois que você vê ele 100% ainda é bom deixar 5 dias incubando para que ele termine de colonizar a parte interna do bolo, não visível.

Se precisar mais tempo antes de aniversariá-los por algum problema com o terrário, creio que pode ensaca-los e colocar na geladeira, o que deve reduzir muito (se não parar) seu metabolismo. Correto @Ecuador ?

Back