Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Água Demais no Bolo PF

Erik_IH

Primórdia
Membro Ativo
22/10/2012
133
31
34
Salve galera...
To com 3 copos de MDK (bolo PF com níger) em casa colonizando há 24 dias. Aqui anda fazendo muito calor mas o meu problema é que acho que ultrapassei um pouquinho o limite de água na mistura e 1 dos copos está com micélio fraco e com a colonização muito lenta.
Eu queria saber o que eu posso fazer pra melhorar as condições pro meu micélio colonizar com vontade aquele copo.

Como o acúmulo maior acontece na parte mais baixa do copo, eu virei os 3 copos pois nos 3 a parte de cima estava bem colonizada. Fiz isso pensando que a gravidade talvez distribua melhor essa agua em escesso.

Alguém já passou por isso? E se sim, qual foi a solução encontrada.

Logo mais posto o diário.

Abraço a todos.
 
Eu já fiz uma proporcão de 1/3 arroz integral 1/3 vermiculita e 1/3 água, deu cogumelo até dizer chega.

Tinha esse acumulo mas não pegou nada, eu lembro que tava devagar um ou outro, mas não sei se foi pela água. Eu também abri uns furos pra respirar e fechei com microporo.
 
Eu já fiz uma proporcão de 1/3 arroz integral 1/3 vermiculita e 1/3 água, deu cogumelo até dizer chega.

Tinha esse acumulo mas não pegou nada, eu lembro que tava devagar um ou outro, mas não sei se foi pela água. Eu também abri uns furos pra respirar e fechei com microporo.
Até fiz esse furos Mega, mas não tampei com micropore nem nada....aí pensei em contaminação e etc, então coloquei uma camada de papel aluminio pra fechar os furos e virei os copos de ponta cabeça.
Vamos esperar mais um pouquinho. :D
 
Não sei onde vc mora, mas pra ter uma base tb estou com esta mesma raça e com 26 dias de cultivo estão quase maduros hoje.
Usei a mesma proporção de água que o amigo acima usou.
Em relação aos copos de ponta cabeça, não acredito que seja boa ideia. Pode facilitar contaminação. Os mais experientes me corrijam.
Pela lógica, a umidade em contato com a tampa facilitaria o desenvolvimento de esporos de contaminantes que podem estar perto dos furos de inoculação.
 
Não sei onde vc mora, mas pra ter uma base tb estou com esta mesma raça e com 26 dias de cultivo estão quase maduros hoje.
Usei a mesma proporção de água que o amigo acima usou.
Em relação aos copos de ponta cabeça, não acredito que seja boa ideia. Pode facilitar contaminação. Os mais experientes me corrijam.
Pela lógica, a umidade em contato com a tampa facilitaria o desenvolvimento de esporos de contaminantes que podem estar perto dos furos de inoculação.
Não creio nessa possibilidade. A umidade não fica aprisionada e determinada parte do copo. Ela fica "dentro" dos limites do copo. A umidade que favorece o crescimento dos esporos que queremos também favorece o de outras espécies. Se tivessem esporos contaminante acredito que eles já teriam se desenvolvido. Na minha cabeça ao virar o copo de cabeça pra baixo eu estou fazendo com que ela vá de encontro ao micélio que está na parte de cima do copo. Não acho que os furos da inoculação me me oferecem esse risco. É por isso que esterilizamos a agulha antes de inocular os copos e tambem o papel aluminio que cobre os copos.
 
Consegue sentir algum cheiro vindo desses copos?
Pode ser que tenham contaminado por alguma bactéria.
 
Não creio nessa possibilidade. A umidade não fica aprisionada e determinada parte do copo. Ela fica "dentro" dos limites do copo. A umidade que favorece o crescimento dos esporos que queremos também favorece o de outras espécies. Se tivessem esporos contaminante acredito que eles já teriam se desenvolvido. Na minha cabeça ao virar o copo de cabeça pra baixo eu estou fazendo com que ela vá de encontro ao micélio que está na parte de cima do copo. Não acho que os furos da inoculação me me oferecem esse risco. É por isso que esterilizamos a agulha antes de inocular os copos e tambem o papel aluminio que cobre os copos.
Ok. Veja algo sobre interações eletrostáticas, interações dipolo-dipolo ou forças que causam tensão superficial.
A relação entre água e vidro difere da relação entre água e filtro de celulose.
 
Consegue sentir algum cheiro vindo desses copos?
Pode ser que tenham contaminado por alguma bactéria.
Não cara...meus copos não estão contaminados.
Tem um aqui quem tá lindo.
:D

Ok. Veja algo sobre interações eletrostáticas, interações dipolo-dipolo ou forças que causam tensão superficial.
A relação entre água e vidro difere da relação entre água e filtro de celulose.
Queee? LoL
Não entendi nada do que você falou, mas vou pesquisar sobre.
Acho que o atraso se deve as condições que eles estão.
Eu não tenho incubadora nem meios pra manter a temperatura constante. Estou dependendo do microclima natural daqui da minha cidade.
Voce me perguntou aonde eu moro. Aqui anda fazendo muito calor ultimamente, acredito que o atraso se deva a isso. O micélio tenta se adaptar as condições que ele está.
Mas valeu, mais um assunto pra eu ler.
Enquanto isso vamos esperar.
 
Eu me referia a como a água se movimenta imperceptivelmente nos ambientes ao olho nú. Disse pra vc ver algo sobre isso porque é difícil explicar por aqui.
Também não tenho feito controle sobre a temperatura.
Boa sorte com o cultivo.
 
Back
Top