Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Sobras da Geladeira

Nesse diário vou relatar minhas presentes experiências com 4 espécies. A inoculação foi feita a partir de algumas culturas esquecidas na geladeira. A proposta do cultivo é verificar as semelhanças (e diferenças) no cultivo de cada espécie.
Diário de cultivo em andamento.
Olá, comunidade do teo. Depois de quase um mês venho atualizar o que está acontecendo por aqui. Estive meio ocupado esses tempos, muita chuva, árvores caindo, telhado de casa caindo. A temperatura também despencou (durante a noite está fazendo uma média de 12ºC).

Os cultivos de Psilocybe Cubensis e Panellus Stipticus não deram certo. Todos os potes dessas variedades demonstraram contaminação por algum tipo de bactéria acho. Acho que o problema estava nas seringas, que eram de fato sobras da geladeira e estavam abandonadas. Decidi largar mão do cubs agora no inverno e estou focando nas variedades que deram certo, o shimeji e o juba.

1717327177187.png
1717327206304.png


Mas antes de usar o micélio como ele já está. Decidi que queria tentar expandir ele um pouco mais. Hidratei e esterilizei mais grão, só que dessa vez eu usei bags ao invés de potes. Cada bag suporta mais ou menos 6-7 potes de grão. Para fazer elas, eu dobro no estilo "sanfona", "acordeão" (como nas fotos) e prendo com dois elásticos GROSSOS, que resistem o ciclo na panela de pressão. Esterilizo por 4h 30min (12@psi).

1717327720717.png
1717327743201.png
1717327783187.png


Deixo elas esfriando durante a noite na panela de pressão. Durante a manhã seguinte inoculo cada bag com meio pote de grão colonizado na frente de um fluxo laminar, então selo com uma seladora manual a calor. Tenho feito spawn de cubensis (ou qualquer outro fungo) assim também. Não acho que é viável usar bags para fazer spawn se você não tem acesso a um fluxo laminar. Essa última semana fiz 6 bags de painço e inoculei com o shimeji.

1717328130232.png


É isso, pessoal. Próxima vez vamos estar inoculando spawn no substrato final, que vão ser pellets "pasteurizados" numa bag com uma quantidade x de água fervendo, uma TEK que não requer fluxo laminar (nem SAB).

E sobre as culturas que não deram certo, é sobre isso né. A primavera logo vem aí trazendo condições melhores, agora eu decidi que é hora de focar em frutos de "frio". O shimeji branco frutifica mesmo a 10ºC, o juba também prefere temperaturas mais amenas.

Abraços do myco.
Back
Top