Saudações novamente, comunidade do teo.
Venho aqui concluir este diário. Já estamos em pleno inverno. Acabei me atrasando e postergando a escrita dessa última atualização. Por um lado isso é bom porque juntei bastante material. Senta que lá vem história rs
Como disse anteriormente, eu decidi que queria expandir meu spawn através do G2G. Transferi meus potes de micélio de shimeji para bags. A taxa de sucesso dessa operação foi 100%. Não tive muito tempo para fazer o mesmo para os juba, acabei seguindo a partir dos potes de vidro nesse caso.
A TEK que eu escolhi para prosseguir a partir daqui foi a "pasteurização" (entre aspas, porque não é uma pasteurização de fato) de pellets de serragem atóxica em bags. Essa TEK só funciona com os pellets, a forma de produção dos pellets faz com que eles sejam quase inertes.
Essa TEK consiste em misturar uma quantidade fixa de pellets com uma quantidade fixa de água fervendo (próx de 100ºC) dentro de uma bag. Por isso não podemos chamar esse método de pasteurização, pois 1) a temperatura extrapola o espectro da pasteurização por um momento e 2) não há um controle rigoroso do tempo/temperatura. Em cada bag adiciona-se 1kg de pellets e 1L e 200ml de água fervente. É importante misturar bem para garantir que todos os pellets hidratem-se e tenham contato com as temperaturas elevadas. Então dobramos a bag e deixamos esfriar.
É importante esperar até que as bags retornem à temperatura ambiente antes de prosseguir para a inoculação com o spawn. Temperaturas acima de 40 graus podem facilmente matar ou debilitar sua "semente". Foi misturado cerca de 400g (1 pote) de spawn feito com painço em cada bag de pellets hidratados (que pesava 2.2kg). O processo de inoculação das bags de pellets feitas dessa forma pode ser feita ao ar livre, sem luvas/máscara. Lógico que é sempre bom se atentar a práticas básicas de higiene. Por fim deve-se selar as bags e misturar bem o conteúdo, para haver vários pontos de inoculação.
Depois disso é só deixar as bags em algum lugar sem luz solar direta e deixar o micélio se recuperar, portanto sem ficar mexendo nelas. Em poucos dias será possível verificar crescimento. Quando as bags estão 100% colonizadas eu corto um "X" em cada lado delas ou as abro. Geralmente demora umas 2 semanas para que eu prossiga para o estágio de frutificação e mais uns 3-5 dias para ver os cogumelos começando a crescer. Também borrifo água nos meus blocos, isso já é o suficiente pois vivo em uma região extremamente úmida.
Por fim, deixo pra vocês fotos do que anda rolando por aqui...
Obrigado a todos que acompanharam esse diário. Vou seguindo nessa busca pelos cogumelos. Sempre aprendendo.