Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Montando um Laboratório (MicroMyco Lab)

Nesse Diário vou estar documentando como estou reformando um pequeno espaço para servir como um laboratório de micologia.
Diário de cultivo em andamento.

Informação geral

Raça(s)
Qualquer uma
Inoculação
05/11/2024
Inoculação via
Qualquer método
Assepsia (Inoculação)
Fluxo Laminar
Terrário
Tenda
Técnica(s)
Qualquer uma
Substratos
Qualquer Um
O primeiro passo foi tirar as medidas e montar o projeto. O espaço é bem pequeno, 155cmx77cmx215cm(altura).
Como no projeto gostaria que pudesse ter um espaço para frutificação junto com o espaço de inoculação e tudo nesse pequeno quarto, tive que fazer o design de alguns móveis específicos para o espaço. O projeto final ficou como nas fotos, em um dos cantos do quarto botei um espaço de 36cm para ser a tenda de frutificação e do outro lado a bancada de inoculação. Batizei o laboratório de MicroMyco (achei um nome que faz sentido e é fofo kkkkk)
-Tenda de frutificação:
Ela vai ter cerca de 36~37cm por 77cm por 215cm de altura. Desse tamanho consegui uma estante de aço cromado de 35cmx60cmx180cm, que vai caber cravada no espaço. Para além disso, nesse espaço irá uma caixa organizadora de plástico com um sistema de umidificação (basicamente na caixa tem uma ventoinha bem potente, com um dimer pra controlar a potência, um criador de neblina e um tubo pra distribuição do ar úmido. Tudo isso em um controlador de umidade que liga o sistema mantendo sempre a umidade ótima.) O sistema de umidificação puxa o ar do lado de fora do Lab por um tubo e distribui ele por outro, vou usar uma boia d'água ligada ao cano que era do chuveiro para manter o umidificador sempre cheio, nessa parte tbm tem um ralo (que estou usando um ralo com tampa bem fechado) para escoar o excesso de água. Na parte de baixo da tenda botei um exaustor que irei botar um filtro que seja fácil de trocar nele, a ideia é que como o CO2 é mais pesado ele vai ser puxado e escoado por esse exaustor, e o filtro vai ajudar com os esporos. Como eu quero fazer os dois no mesmo espaço, terá uma porta de vidro de correr separando esses espaços (vou precisar dar um jeito que essa porta fique relativamente bem selada pra o fluxo de ar de um espaço não atrapalhar muito o do outro aceito dicas, estou pensando em EVA). A porta tem uma parte fixa com um furo para passar os fios (fios na parte úmida é pedir pra ter que trocar toda semana) e um cavadinho na porta que corre pra não esmagar os fios.
-Estação de inoculação:
A área de inoculação tem cerca de 51cmx77cm, o que foi um problema, pq só o fluxo laminar tem 45,5cmx65cm. Por isso eu desenhei uma mesa (de inox) de 50cmx70cmx75cm com uma bancada dobrável de 30cmx70cm (dobra pro lado do filtro pra eu ter acesso ao frigobar tranquilo com ela dobrada), isso me da um bom espaço de cerca de 35cm para trabalhar na frente do fluxo e permite que eu entre tranquilamente no lab com a bancada fechada. De baixo da bancada tem um espaço para um pequeno frigobar e duas estantes para guardar EPI e outros materiais. Nessa parte do Lab, o ar vai ter pressão positiva, ele vai ser puxado do lado de fora pelo exaustor do fluxo laminar e passar pelo fluxo antes de entrar no Lab. No caso não tem saída de ar, creio que as pequenas falhas de vedação da porta do Lab e da porta de correr sejam o bastante pra escoar o ar e manter a pressão positiva evitando que ar entre sem que seja passando pelo fluxo laminar.
-O MicroMyco:
Para além dessas duas áreas existe um armário (de inox), de 30cmx50cmx70cm com uma prateleira no meio, onde pretendo deixar os potes inoculados para que colonizem. A iluminação vai ser feita por uma lâmpada de led, além dela existem 2 luzes uv de esterilização que vão ficar ligadas periodicamente (vou um usar um timer) para que o Lab se mantenha sempre estéril, e pretendo botar uma fita led full espectro no teto da tenda de frutificação que ficará ligada 12h por dia para ajudar na orientação dos cogumelos. A porta do lab é uma porta de sauna, escolhi uma dessas pq já são feitas pra selar bem o ambiente e o material que são feitas é liso, fácil de limpar e resistente a umidade. O laboratório tem acabamento em azulejos.

Dúvidas:
- As lâmpadas UV de esterilização podem atrapalhar o crescimento na tenda? Se sim, como contornar esse problema?
- O espaço entre o fluxo e a porta de vidro é o bastante para evitar que o ar ricocheteie e volte com contaminantes? (eu creio que sim, usava um tampo tipo glovebox na frente do fluxo e já tinha esse efeito, mas com ele era melhor do que sem, mas vai que né? se não for o bastante vou limpar bem o vidro sempre bem antes de usar)
-Devo fazer algum tipo de isolação especial nos azulejos e teto do lab para evitar mofo e infiltrações? Se sim, o que recomendam? (eu pensei em passar uma camada daqueles isolantes que usam para construir piscina
-Devo passar algum tipo de produto especial no lab? Borrifar tudo com algum antifúngico, selante etc antes de montar os equipamentos? Se sim quais recomendam?
-Qual a melhor maneira de fazer quando for fazer a limpeza geral? Estava pensando em comprar um mop dedicado para passar no chão e paredes e um borrifador para passar alcool 70 ou Lisoforme.
-No mais aceito recomendações e dicas o/

PS: Parte do Lab já está pronta, já desmontei o banheiro e quebrei as saídas de ar. Os móveis de Inox tbm já estão prontos. Vou postando atualizações aqui periodicamente e fazer um diário dos primeiros cultivos pra dar minhas opiniões do que deu certo e o que deu errado no lab.

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
darkemisary
Visualizações
100
Monitoradores
1
Comentários
1
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Compartilhar este diário

Back
Top