É um Contaminante de culturas de cogumelos. São várias espécies do gênero Rhizopus, chamadas às vezes de Bolor comum do pão.

Um Fungo de crescimento muito rápido. Uma vez que esporula, forma altas Hifas aéreas com fios negros. Cresce em carboidratos facilmente disponíveis. É também muito comum em palha.

Vale lembrar o comentário sobre o mesmo em The Mushroom Cultivator (Stamets & Chilton):

"Junto com Aspergillus e Penicillium espécies desse gênero são os contaminantes primários de inóculos de grãos. Rhizopus tem crescimento muito rápido, e é chamado "Pin mold" (bolor pino, bolor de fios ou Bolor Alfinete) por causa da forma da parte produtora de Esporos. Rhizopusstolonifer (=Rhizopus nigracans) é chamado o bolor de fios negros, e pode elevar a temperatura do Substrato da temperatura ambiental até a faixa de 35 a 40°C. Nesta faixa de temperatura a população de termófilos especializados aumenta drasticamente, aquecendo ainda mais o substrato a temperaturas letais para o Micélio do Cogumelo."​

A cor da colônia em culturas em placas de Petri pode ser branca, cinza, amarelada ou marrom. A textura é algodoada.

Infecções com Rhizopus em humanos são ocasionais, mas sérias e freqüentemente fatais, por causa da dificuldade de tratamento. Podem ocorrer infecções oculares, cutâneas e outras.

rhizopus.jpg