Origem: Laboratório (Professor Fanaticus)
Dificuldade: Fácil
Tamanho: Pequeno-Médio
Taxa de Crescimento: Média-Rápida
Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
Substrato(s):
  • Esterco
  • Grãos
  • Palhas
  • Solos Enriquecidos
O "PF Classic" foi desenvolvida em laboratório pelo Professor Fanaticus, diz uma das versões que a partir da Strain Matias Romero (que é bem parecida), embora outros digam que o PF Classic é uma Strain vinda da Amazônia. O próprio PF contou histórias diferentes sobre essa Strain conforme a ocasião, mas um dos depoimentos, de 2004, está abaixo:

"A chamada PF Classic ou o que eu chamei "Matias Romero" eu consegui de Bob Harris e seu Mushroom People, que transferiram seu comércio de Esporos à HOMESTEAD books em Seattle. Ele a chamava também de "Amazon". Eu calculei que ela deve ser o famoso Matias Romero de Steven Pollocks, um cubensis que ele coletou na cidade mexicana de Matias Romero. Foi sua Strain número um e ele a comercializou em culturas para a sua técnica de cultivo em Arroz integral. Ele e Bob Harris sabiam do outro, e provavelmente trocaram Strains como todo mundo faz, e calculo que como era uma boa Strain Bob a usou também.

Realmente, ninguém sabe que Strain realmente é, mas eu tenho a impressão que ela é a Matias Romero de Pollock, uma vez que parece ser a melhor para a PF Tek (com Arroz integral). Agora, certamente muitas pessoas lançarão seus argumentos a respeito, mas ninguém sabe a verdade.

The Professor"

O Professor Fanaticus (Robert McPherson) é um lendário micologista que revolucionou o cultivo caseiro e amador de cogumelos psicoativos no mundo e foi o criador da PF Tek (Psilocybe Fanaticus).

O Chapéu dessa Strain tem 50-75 mm de diâmetro, e é levemente convexo a plano em sua maturação. Amarelo-amarronzado com maior tendência ao amarelo durante a maturação. A Superficie é seca com pequenas remenecencias do vel universal. Fica ligeiramente verde-azulada ao ser tocado ou sofrer danos.

Estipe com média de 150 mm de altura, amarelada e bulbosa. Densa e compacta. Usualmente o Anel não se desprende, assemelhando-se ao Mazapatec. Lamelas densas. De coloração cinza em indivíduos jovens, escurecendo com a maturação dos Esporos. Amadurece lentamente.

Esporos Marrom-púrpura. Esta Strain é uma depositora relativamente pobre de Esporos, o que faz com que normalmente seja encontrada apenas em seringas para Inoculação ou em culturas de Micélio.

É uma Strain potente e relativamente resistente a condições adversas. Certa tendência à ocorrência de Abortos. Muito bem adaptada a bolos de Vermiculita e Farinha de arroz integral. Boa Frutificação e produção.

Há uma sub-Strain albina do PF Classic, o PF Albino. Os albinos foram isolados pelo próprio PF. Já foram inclusive cruzados com outras Strains para isolar novos híbridos albinos.