A pasteurização consiste basicamente em aquecer o alimento a determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos nocivos presentes. Nem todos os microrganismos são eliminados.

Os tipos de pasteurização podem ser classificados conforme o processo. Por exemplo:
  • Pasteurização lenta, em que se aplicam temperaturas mais baixas durante maior tempo. A temperatura utilizada é da ordem de 65°C durante trinta minutos ou mais.
  • Pasteurização rápida, quando se aplicam temperaturas mais altas, da ordem dos 75°C, durante alguns segundos. Este tipo de pasteurização é, por vezes, denominado HTST (High Temperature and Short Time), sigla em língua inglesa para "alta temperatura e curto tempo".
  • Pasteurização muito rápida, quando a temperatura vai de 130°C a 150°C, durante três a cinco segundos. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou "temperatura ultraelevada".
Ou então:
  • Pasteurização por Imersão em água quente, que é uma forma de pasteurização no qual a água quente é usada contra os microrganismos nocivos. Diferentes tipos de substratos podem ser tratados com o uso deste método para o cultivo de diferentes tipos de cogumelos. O método é muito fácil. Requer apenas água quente, recipientes e os meios para fazer com que a água se mantenha quente.
  • Pasteurização a grosso com uso de vapor, na qual deve-se manter uma temperatura de 60°C até 70°C durante 8 horas, no mínimo. Após o tratamento, a maior parte dos contaminantes e microrganismos nocivos terá sido eliminada.