O himénio é a camada de tecido do Corpo frutífero (Cogumelo) de um Fungo, onde as células se desenvolvem, conforme o sub-reino do Fungo, em basídios ou em ascos, ambos produtores de Esporos.

Em algumas espécies, todas as células do himénio desenvolvem-se em basídios ou ascos, enquanto noutras algumas células desenvolvem-se em células estéreis chamadas cistídios (Basidiomicetes) ou paráfises (ascomicetes). Os cistídios são muitas vezes importantes na identificação microscópica. O sub-himénio consiste de Hifas de suporte a partir das quais se desenvolvem as células do himénio, e sob o qual se situa a trama, as Hifas que constituem a massa do himenóforo.

Nos agáricos (como Amanita, Psilocybe e Panaeolus) o himénio situa-se nas faces verticais das Lamelas, na parte inferior do Píleo (Chapéu).

Abaixo, himénio de Agaricus bisporus, um Basidiomycota. A partir da camada interior do tecido se desenvolvem os basídios e os Esporos. No canto superior esquerdo se vê um esquema mais completo da estrutura e no canto direito uma visão mais próxima.

himenio.png