Recipientes
Frascos de vidro
Uma alternativa barata é ir ao supermercado e comprar a marca mais barata de vegetais em conservas, ou maionese, etc. e retirar seu conteúdo (não no supermercado!). Esses frascos são melhores porque resistem bem a vários ciclos de esterilização. Quando esses frascos estiverem limpos e seus rótulos forem retirados, estarão prontos para uso. Entretanto, esses frascos não são feitos para serem usados em esterilização e após 2-3 esterilizações eles podem ficar mais frágeis. Tampas de metal ou feitas de polipropileno (PP) podem ser cozidas na pressão.
Microboxes
Esses recipientes de polipropileno são uma excelente alternativa aos frascos de vidro. Eles vêm com um filtro acoplado na tampa e a tampa sela hermeticamente. Eles podem ir na panela de pressão e reutilizados. Já que são feitos de polipropileno, não há risco de ferimentos por cacos de vidro.
Bolsas com filtro embutido
Essas bolsas são especialmente desenvolvidas para a produção de spawn de grãos. Feitas de polipropileno elas têm um filtro colado num dos lados da bolsa. Tradicionalmente essas bolsas são esterilizadas abertas e seladas mais tarde, mas aqui tem algumas dicas de como esterilizá-las seladas. As bolsas precisam ser seladas com um bom selador de impulso. Seladores caseiros não funcionam porque o comprimento do selo é muito pequeno.
Fechando os recipientes
Frascos de vidro
Para esses frascos há algumas opções para fechá-los. É preferível usar Tyvek ou discos de filtro debaixo das tampas. Embora seja possível incubar os frascos sem qualquer tipo de filtro, apenas com as tampas soltas, é muito arriscado. Especialmente em ambientes sujos os frascos podem ser contaminados por esporos do ar.
Um buraco deve ser feito nas tampas. No caso de tampas de metal, os buracos são feitos com prego e martelo. O tamanho do buraco depende do tamanho do filtro que será usado. Se muita desidratação for observada durante a incubação, use mais filtros na próxima vez. Um pouco de experimentação será necessária até você conseguir o tamanho do buraco e material do filtro ideais.
Os frascos são preenchidos com arroz e água e então o material é bem comprimido sob a tampa. A tampa pode ser fechada durante a esterilização já que o filtro permitirá que o vapor escape.
Tampas em frascos sem filtros nunca devem ser fechadas já que podem explodir/implodir durante a esterilização.
Os frascos são cobertos com uma dupla camada de papel alumínio para manter o filtro limpo e seco para a inoculação.
- Frasco com filtro Tyvek
- Frasco tyvek com tampa
- Frasco com disco de filtro
- Frasco coberto com papel alumínio
Microbox
Esses recipientes já vêm com tampa. A tampa possui filtro, mas esse filtro não permite rápido escape do vapor. Portanto esses recipientes nunca devem ser esterilizados com a tampa fechada. Tampas fechadas resultarão em deformação ou outros danos aos frascos.
O recipiente é preenchido com arroz e água e então a tampa é deixada solta, fechando o recipiente em cerca de 3/4. Esse 1/4 da tampa deve permanecer aberta.
Os recipientes são cobertos com uma dupla camada de papel alumínio. Logo quando os recipientes forem tirados da panela devem ser imediatamente fechados.
Bolsas com filtro acoplado
Com alguns cuidados essas bolsas podem ser seladas antes de serem esterilizadas. Para mais instruções olhe aqui. Esterilizar bolsas abertas é possível, mas devem ser seladas logo que forem tiradas da panela ou deixadas numa câmara de fluxo laminar para esfriar.