Bactérias desse gênero podem ser um Contaminante de culturas de cogumelos. A contaminação por Bacillus é também chamada de mancha úmida.

Algumas vezes essas Bactérias sobrevivem ao processo de Esterilização como Esporos resistentes ao calor. A contaminação aparece como um lodo variando de cinza embotado a marrom com aspecto de muco caracterizado por um forte e nojento odor, descrito como o de maçãs podres, meias sujas ou bacon queimado. Bacillus faz com que os grãos não colonizados pareçam excessivamente úmidos, então o nome mancha úmida. Sulcos pálidos ou esbranquiçados ao longo das margens dos grãos individuais caracterizam este Contaminante. Bacillus se reproduz primariamente através de divisão celular simples. Em épocas de condições ambientais adversas, especialmente temperatura alta, um Esporo endurecido e único se forma dentro de cada célula - Esporos bacterianos, os quais podem sobreviver a altas temperaturas por tempo prolongado.

O meio mais prático para eliminar Esporos bacterianos é deixar os grãos de molho à temperatura ambiente por 12 a 24 horas antes da Esterilização. Os Esporos, se viáveis,Germinarão neste intervalo de tempo e então serão suscetíveis aos procedimentos padrões de Esterilização. E novos Esporos não se formarão no ambiente úmido dos potes onde os grãos ficam de molho.

bacillus.jpg