E o que você acha quanto a isso?
Da definição da wiki, que eu achei bem apropriada:
Uma
profecia autorrealizável ou
autorrealizada é um
prognóstico que, ao se tornar uma
crença, provoca a sua própria concretização. Quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, agem como se a profecia ou previsão já fosse real e assim a previsão acaba por se realizar efetivamente. Ou seja, ao ser assumida como verdadeira - embora seja falsa - uma previsão pode influenciar o comportamento das pessoas, seja por medo ou por confusão lógica, de modo que a reação delas acaba por tornar a profecia real.
A expressão foi cunhada pelo
sociólogo Robert K. Merton, que elaborou o conceito (
self-fulfilling prophecy) no seu livro
Social Theory and Social Structure, publicado em
1949 . Merton estudou a
corrida aos bancos, verificando que, quando se difunde o boato de que um banco está em dificuldades, os correntistas apressam-se em retirar os valores ali depositados e liquidar outros negócios, de modo que o banco acaba mesmo falindo. Nas palavras de Merton:
“
A profecia autorrealizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira."
Agora a minha observação: se você conseguir se enganar a ponto de achar que a profecia é verdadeira, vai trabalhar ou agir para ela se realize, e portanto aumentar bastante a chance disso. Se não, segue o fluxo normal dos acontecimentos.
Tem gente que gosta e segue, mas eu acho que a realidade está muito além desse "se enganar".