Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Zodíaco: Seu signo e seu ensinamento!

Nabis

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/08/2009
86
71
(Signos do zodíaco)
Na dúvida eu gostaria de saber se alguém ai do elemento "fogo" pode descrever uma experiência com cogus!
 
Nabis,

A seção em que você está postando seus pensamentos ao acaso é para relatos de experiências.

Se quiser continuar escreva aqui no Conversa Livre.
 
Na época em que eu postei isso eu estava imaginando que cada signo tem uma relação diferente com os cogus...:LOL:
Pois achei que o elemento água está mais próximo do reino fungi que os demais elementos (pessoas de elemento água são mais propensas aos sonhos?!)
...Mas hoje, mais maduro. Percebo a grande confusão que fiz...
Se os signos servem para prever acontecimentos futuros, poderiamos fazer uma projeção astral da onda de cogu? Quero dizer, poderiamos prever o que vai acontecer a partir do seu signo?
Apartir dessa indagação eu queria reunir informações de trips separadas pelos signos (se fosse possivel)
...Mas o que já se sabe sobre os signos e sobre as trips já é muito para tirarmos nossas proprias conclusões.
A astrologia é auto-conhecimento? Eu acho que explica algo.
 
Se os signos servem para prever acontecimentos futuros,



Signos não servem para prever acontecimentos futuros.

No máximo ocorre um fenômeno de profecia autorrealizável.
 
Se os signos servem para prever acontecimentos futuros, poderiamos fazer uma projeção astral da onda de cogu? Quero dizer, poderiamos prever o que vai acontecer a partir do seu signo?

prever, essa é a palavra, prever como fazer suposições. Acho difícil conseguir fazer uma projeção astral da "onda do cogu". Porque? Além do seu signo natal tens o ascendente, e além disso, o livre arbítrio, os planetas estão só a te "pré-condicionar", faciliar talvez, mas a tua decisão pode fugir completamente desses fatores externos. Espiritismo e Budismo, talvez até outras filosofias, te ensinam a não ser afetado pelas influências planetárias.
 
E o que você acha quanto a isso?


Da definição da wiki, que eu achei bem apropriada:

Uma profecia autorrealizável ou autorrealizada é um prognóstico que, ao se tornar uma crença, provoca a sua própria concretização. Quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, agem como se a profecia ou previsão já fosse real e assim a previsão acaba por se realizar efetivamente. Ou seja, ao ser assumida como verdadeira - embora seja falsa - uma previsão pode influenciar o comportamento das pessoas, seja por medo ou por confusão lógica, de modo que a reação delas acaba por tornar a profecia real.

A expressão foi cunhada pelo sociólogo Robert K. Merton, que elaborou o conceito (self-fulfilling prophecy) no seu livro Social Theory and Social Structure, publicado em 1949 . Merton estudou a corrida aos bancos, verificando que, quando se difunde o boato de que um banco está em dificuldades, os correntistas apressam-se em retirar os valores ali depositados e liquidar outros negócios, de modo que o banco acaba mesmo falindo. Nas palavras de Merton:

A profecia autorrealizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira."



Agora a minha observação: se você conseguir se enganar a ponto de achar que a profecia é verdadeira, vai trabalhar ou agir para ela se realize, e portanto aumentar bastante a chance disso. Se não, segue o fluxo normal dos acontecimentos.

Tem gente que gosta e segue, mas eu acho que a realidade está muito além desse "se enganar".
 
E quanto ao signo apenas, o que vocês acham?
Obrigado pela resposta Ecuador.
 
E quanto ao signo apenas, o que vocês acham?



A mesma coisa ...

Acho que você ainda não entendeu como as críticas à astrologia são profundas.

Comece por aqui e vá lendo, se não for sensível a respeito: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/o_silencio_dos_astros.html


"Em 1973, o psicólogo americano Rick Snyder, da Universidade do Kansas, em Lawrence, deu a três grupos de voluntários textos astrológicos idênticos, que supostamente descreviam a personalidade de cada um. Ao primeiro grupo ele explicou previamente que se tratava de uma descrição genérica da personalidade, que poderia se aplicar a qualquer pessoa. Ao segundo grupo, disse que o texto se baseava em uma interpretação astrológica de seu ano e mês de nascimento. Aos participantes do terceiro grupo, contou que aquele seria um mapa astral feito individualmente a partir da hora e do dia exato de nascimento de cada voluntário. Apesar de todos terem recebido o mesmo material, as interpretações variaram enormemente. Segundo a avaliação média do grupo 1, o conteúdo não cabia avaliação segundo critérios de certo ou errado, uma vez que se tratava de um texto genérico. Para o grupo 2, as informações estavam relativamente corretas. Já o grupo 3 considerou praticamente tudo absolutamente certo. Isso significa que quanto mais (pseudo)individualizada é a apresentação da previsão astrológica, maior é a identificação do receptor. "
 
Olha, não quero ser grosseiro não, mas na minha opinião signo é total e completa perda de tempo.

Mas como foi debatido acima, de tanto acreditarem, essas tais profecias acabam tendo alguma influência na mente das pessoas. Influência nada agradável em algumas vezes.
 
Mas como foi debatido acima, de tanto acreditarem, essas tais profecias acabam tendo alguma influência na mente das pessoas. Influência nada agradável em algumas vezes.



E estamos esquecendo o fator humano: os astrólogos.

Há astrólogos muito hábeis em leitura fria (pesquisem se não conhecem o termo :p) e que entendem mais de psicologia que muito psicólogo. Sei de experiência própria, pois sou amigo de um. Sempre é interessante conversar com ele. Então a astrologia em si é para ele uma ferramenta para buscar um efeito terapêutico.
 
Back
Top