Se queremos falar da não-dualidade, temos de falar de Wu Hsin. A sua simplicidade ilumina de tal forma o nosso caminho que não podemos ficar indiferentes à sua sabedoria.
“A procura termina quando o peixe compreende a inutilidade de procurar o oceano” --, diz Wu Hsin, cujo axioma sintetiza seu pensamento e filosofia.
Há poucos registros dos ensinamentos dele tanto em português, quanto em inglês. Na introdução do livro “The Lost Writings of Wu Hsin” (2011), o organizador Roy Melvin diz que o pensamento de Wu Hsin foi influenciado pelas escolas de Confúcio, Mozi e pelo Taoísmo, e ajudou a criar as fundações do que seria mais tarde o Zen Budismo na China e no Japão.
Acredita-se que Wu Hsin nasceu durante o Período dos Estados Combatentes (403-221 a.C.), data posterior à morte de Confúcio por mais de cem anos. Este foi um período em que a casa reinante de Zhou havia perdido muito de sua autoridade e poder e houve um aumento de violência entre os estados. Esta situação deu origem a centenas de escolas, ao florescimento de muitas escolas de pensamento, cada uma expondo as suas próprias concepções dos pré-requisitos para um retorno a um estado de harmonia. As duas escolas mais influentes foram a de Confúcio e a dos seguidores de Mozi ("Mestre Mo"), os mohistas.
Esta última criticava a natureza elitista e comportamentos extravagantes da cultura tradicional. O movimento relacionado com a filosofia Daodejing também foi emergente nesta altura. O estilo taoista da filosofia de Wu Hsin foi desenvolvida no contexto definido por estas três escolas e parece ser mais fortemente influenciada por esta última. Adicionalmente, ele contém claramente as sementes do que viria a ser o budismo Chan na China ou Zen no Japão.
Wu Hsin nasceu em uma aldeia chamada Meng, no estado de Song. O rio Pu, no qual Wu Hsin disse ter pescado, estava no estado de Chenwhich, o qual se tornou um território de Chu. Podemos dizer que Wu Hsin estava situado na zona de fronteira entre Chu e as planícies centrais, as planícies centradas em torno do Rio Amarelo, que eram a casa das culturas Shang e Zhou. Certamente, conforme se aprende mais sobre a cultura de Chu, mais se percebe ressonâncias profundas com a sensibilidade estética dos taoístas, e com o estilo de Wu Hsin em particular.
Se o datamento tradicional é confiável, Wu Hsin teria sido contemporâneo de Mencius, mas é difícil encontrar qualquer evidência de que havia alguma comunicação entre eles. O filósofo Gao Ming, embora não fosse um taoísta, era um amigo próximo e abundam histórias de suas rivalidades filosóficas.
Fonte do texto: QUEM É WU HSIN? - MESTRE DA NÃO-DUALIDADE.
No link a seguir há uma curta coletânea de textos dele, são apenas 29 páginas:
Se alguém quiser se aprofundar mais, o link a seguir possui 586 páginas (confesso que nem eu li esse, pois só fui descobrir hoje):
“A procura termina quando o peixe compreende a inutilidade de procurar o oceano” --, diz Wu Hsin, cujo axioma sintetiza seu pensamento e filosofia.
Há poucos registros dos ensinamentos dele tanto em português, quanto em inglês. Na introdução do livro “The Lost Writings of Wu Hsin” (2011), o organizador Roy Melvin diz que o pensamento de Wu Hsin foi influenciado pelas escolas de Confúcio, Mozi e pelo Taoísmo, e ajudou a criar as fundações do que seria mais tarde o Zen Budismo na China e no Japão.
Acredita-se que Wu Hsin nasceu durante o Período dos Estados Combatentes (403-221 a.C.), data posterior à morte de Confúcio por mais de cem anos. Este foi um período em que a casa reinante de Zhou havia perdido muito de sua autoridade e poder e houve um aumento de violência entre os estados. Esta situação deu origem a centenas de escolas, ao florescimento de muitas escolas de pensamento, cada uma expondo as suas próprias concepções dos pré-requisitos para um retorno a um estado de harmonia. As duas escolas mais influentes foram a de Confúcio e a dos seguidores de Mozi ("Mestre Mo"), os mohistas.
Esta última criticava a natureza elitista e comportamentos extravagantes da cultura tradicional. O movimento relacionado com a filosofia Daodejing também foi emergente nesta altura. O estilo taoista da filosofia de Wu Hsin foi desenvolvida no contexto definido por estas três escolas e parece ser mais fortemente influenciada por esta última. Adicionalmente, ele contém claramente as sementes do que viria a ser o budismo Chan na China ou Zen no Japão.
Wu Hsin nasceu em uma aldeia chamada Meng, no estado de Song. O rio Pu, no qual Wu Hsin disse ter pescado, estava no estado de Chenwhich, o qual se tornou um território de Chu. Podemos dizer que Wu Hsin estava situado na zona de fronteira entre Chu e as planícies centrais, as planícies centradas em torno do Rio Amarelo, que eram a casa das culturas Shang e Zhou. Certamente, conforme se aprende mais sobre a cultura de Chu, mais se percebe ressonâncias profundas com a sensibilidade estética dos taoístas, e com o estilo de Wu Hsin em particular.
Se o datamento tradicional é confiável, Wu Hsin teria sido contemporâneo de Mencius, mas é difícil encontrar qualquer evidência de que havia alguma comunicação entre eles. O filósofo Gao Ming, embora não fosse um taoísta, era um amigo próximo e abundam histórias de suas rivalidades filosóficas.
Fonte do texto: QUEM É WU HSIN? - MESTRE DA NÃO-DUALIDADE.
No link a seguir há uma curta coletânea de textos dele, são apenas 29 páginas:
Se alguém quiser se aprofundar mais, o link a seguir possui 586 páginas (confesso que nem eu li esse, pois só fui descobrir hoje):
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