Dizem os estudiosos que o uso de substâncias psicoativas feitas em grupo e inseridas em um ritual, raramente podem ser nocivas aos que dela participam.
Segundo algumas teorias ainda, o controle exercido pelo meio social tem grande eficácia sobre os resultados produzidos pela utilização dos psicoativos/enteógenos, tanto em termos da percepção de efeitos por quem os ingere quanto em relação às consequências sociais desta prática.
Em grupos, quais são os comportamentos e atitudes esperadas:
* Métodos de aquisição e consumo;
* A escolha do meio físico e social para o uso;
* As atividades desenvolvidas após o uso;
* As maneiras de evitar ou de lidar com os efeitos negativos.
Noto que, as experiências realizadas pelos frequentadores do fórum, quase em sua maioria são feitas sozinhas. Fazendo uso do enteógeno e controlando e atuando com o seu próprio meio.
E, como foram as experiências em grupo? É possivel uma comparação?
Eu, particularmente, percebo nas experiências em grupo, a ansiedade dos demais, tomando conta de mim, ou chegando até em mim, contagiando.
Ex: "Pô, não bateu ainda", "Meu, como estou longe", etc. etc.
Preocupações e euforias acabam por contagiar na direção de uma experiência de outro, não acham?
Segundo algumas teorias ainda, o controle exercido pelo meio social tem grande eficácia sobre os resultados produzidos pela utilização dos psicoativos/enteógenos, tanto em termos da percepção de efeitos por quem os ingere quanto em relação às consequências sociais desta prática.
Em grupos, quais são os comportamentos e atitudes esperadas:
* Métodos de aquisição e consumo;
* A escolha do meio físico e social para o uso;
* As atividades desenvolvidas após o uso;
* As maneiras de evitar ou de lidar com os efeitos negativos.
Noto que, as experiências realizadas pelos frequentadores do fórum, quase em sua maioria são feitas sozinhas. Fazendo uso do enteógeno e controlando e atuando com o seu próprio meio.
E, como foram as experiências em grupo? É possivel uma comparação?
Eu, particularmente, percebo nas experiências em grupo, a ansiedade dos demais, tomando conta de mim, ou chegando até em mim, contagiando.
Ex: "Pô, não bateu ainda", "Meu, como estou longe", etc. etc.
Preocupações e euforias acabam por contagiar na direção de uma experiência de outro, não acham?