Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Vermiculita brasileira não contém amianto, segundo publicação.

BlackCat

Hifa
Membro Ativo
10/03/2022
234
2
8
lost in space
Saudações meus caros,

Sempre tive dúvidas a respeito da nossa vermiculita, pois nos EUA tem muito amianto na composição.

Encontrei esse estudo (fontes abaixo) que entra mais a fundo

"No Brasil, há depósitos e jazidas de vermiculita nos estados da Paraíba, Goiás e Piauí. Os minérios brasileiros não contêm asbestos, o que confere aos concentrados de vermiculita maior valor agregado, além de favorecer o melhor aproveitamento econômico do bem mineral. Uma aplicação atrativa para a vermiculita é como material adsorvente/absorvente, devido às propriedades de troca iônica que possui, semelhante a algumas argilas e zeólitas, podendo ser utilizada em processos de remoção de contaminantes orgânicos e na purificação de águas residuais contendo sais dissolvidos (França et al., 2005; Neto e Ugarte, 2007)."

"A comercialização dos produtos da vermiculita é baseada na sua granulometria superfina, fina e média, que é dependente do tipo de aplicação. Desse modo, a uniformidade no fornecimento de uma matéria-prima, com características químicas e físicas constantes, constitui-se na tarefa principal para os fornecedores desses insumos minerais. De uma forma geral, os consumidores de concentrado de vermiculita seguem as seguintes especificações (Brasil Minérios, 2007): (i) concentrado de tonalidade cinza claro ou cinza e bege claro, quando expandido; (ii) características de expansão aceitas pela indústria (fator de expansão >10 vezes) com menor temperatura de expansão; (iii) concentrado com 90% de vermiculita, livre de asbestos e baixo teor de sódio; (iv) as lamelas deverão estar 80% dentro do tamanho solicitado; (v) os concentrados devem possuir capacidade de troca catiônica (CTC) elevada, valores acima de 100 meq/100 g."

Vermiculita
fonte
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Embora as extensas reservas de Palabora não contenham asbestos, a mina está em fase de transição de céu-aberto para subterrânea o que irá afetar o volume e custo de produção. Além disto a produção de Palabora já soma 54 anos, e o alto teor de fósforo do minério mais profundo está introduzindo limitações de aplicativos. Os produtores americanos, por sua vez, sofrem com reservas fragmentadas em várias minas e contaminação com asbestos que tem sido também um fator de aumento no custo operacional"

"Para ampliarmos nosso volume de exportação teremos que dedicar atenção a qualidade de nossos concentrados, que deverão se inserir na especificação rígida do importador, sob pena de sofrer penalidades ou mesmo rejeito da carga. Atenção especial deverá ser dada à contaminação de asbestos e a capacidade de expansão das lamelas e que deverá ser também livre de biotita e flogopita, exigindo rigoroso controle na frente de lavra e eficiência de beneficiamento. Para aumentarmos o valor agregado dos produtos de exportação teremos que melhorar a qualidade dos produtos nacionais expandidos e manufaturados, através de evolução tecnológica disponível no exterior e, em especial, aos desenvolvidos por pesquisa própria no Brasil."

"7. Vermiculita proveniente de carbonatitos e seqüências não metamorfisadas terão mercado garantido devido à (notada) ausência de asbestos"

vermiculita 2
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero que ajude alguém que tenha dúvidas à respeito da vermiculita brasileira.

grande abraço!
 
Back
Top