Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Venda de cogumelos - discussão

Você acha que vender cogumelos é...

• Antiético e não deve ser feito.

Votos: 21 28.8%
  • Antiético, mas pode ser feito.

Votos: 17 23.3%
  • Ético e deve ser feito.

Votos: 20 27.4%
  • Ético, mas não deve ser feito.

Votos: 15 20.5%

• Total de votos
    73
Sei lá cara, num mundo perfeito teríamos psilocibina na água saca.

Noutro ideal de mundo perfeito, teríamos psilocybes secos na padaria.

E as pessoas usariam cogumelos apenas em locais seguros e com extrema responsabilidade.

Mas vivemos num mundo imperfeito, num mundo real, onde adolescentes imbecis compravam Salvia pra fumar na praça, no shopping, na praia, até o dia em que a tal planta foi proibida.

E é simples, não vai demorar muito pros cogumelos serem proibidos por lei se continuar a venda de secos/micélio em e-shops de fácil acesso na internet.

Eu tenho certeza de uma coisa, amigos, não é todo mundo que está disposto ou pode se dedicar ao cultivo, mas todos gostam e precisam dispor dos alimentos e medicinas, vide supermercados, mercearias, drogarias e farmácias. Acontece que na Índia, por exemplo, os gurus, que são muito respeitados, são alimentados, bem tratados, adequadamente agasalhados, perfeitamente hospedados e com tudo que têm direito. O dinheiro, a meu ver, foi inventado e está sendo usado como instrumento de troca energética. Um cara que faz um investimento grande de energia (capital, instrumentação, equipamentos, tempo, estudos, conhecimento, etc.) tem todo direito de receber o retorno energético de sua dedicação. E tenho dito, ou não, como diria o Caetano. :blackalien:

E é simples, não vai demorar muito pros cogumelos serem proibidos por lei se continuar a venda de secos/micélio em e-shops de fácil acesso na internet.

Já vimos como esse filme termina no caso de outros psicoativos.

E com os próprios cogumelos, na Holanda.

Eu rezo pra que isso não aconteça por aqui, Ecuador. Essa bola precisa ser levantada por gente de peso e conhecimento sobre as Medicinas Tracidionais da humanidade, para que não se cometa mais absurdos como essa absurda guerra do tráfico, por exemplo, e devolver ao controle da Natureza o que é natural, criado pela divina Inteligência. O problema é que os lucros vindos da produção, distribuição e uso das coisas ilícitas, especialmente psicoativos e armas, dá um lucro imenso que não traz qualquer benefício à Sociedade, um lucro altíssimo que não paga impostos. Tem ideia do ganho gerado pela produção, beneficiamento e tráfico do Ópio e opiácias? Viche... por isso é que "os caras" criminalizam tudo que é barato, que acaba saindo caro e malhado desde antes de eu nascer. Como dizia o brother Cazuza em seus bons tempos. :devil:

Agora eu to começando a ver realmente argumentos mais bem elaborados, estamos indo para um nível mais profundo de reflexão e estamos saindo da superfície, eu andei ano passado fuçando determinada molécula com intenção de extraí-la pra consumo, não vem ao caso qual molécula que seja e seus possíveis efeitos, enfim com dedicação e muita leitura de textos em inglês eu consegui fazer a extração e preparar a tal molécula, o que me impressionou foi uma sincronicidade muito infeliz, eu consegui "sintetizar" a dita molécula em um dia, no dia seguinte a Anvisa vem com uma portaria a tornando ilegal, se não bastasse isso, é criado na Wikipedia um verbete para a mesma, e é lançado juntamente um remédio com a substância.

O remédio que foi lançado, tinha um percentual mínimo da molécula do meu interesse, toneladas de cafeína e outras substâncias extremamente nocivas, o que o remédio provocaria teoricamente ? um aumento da tolerância da molécula de meu interesse, e uma venda combinada de um monte de porcaria farmacêutica, desse drama advém uma série de questionamentos na minha cabecinha linda, e eu gostaria de expor aqui para vocês camaradas.

1º Se ela sempre foi "nociva" e não é, porque não tinha sido proibida anteriormente ?
2º Porque foi proibida assim que foi utilizada pela indústria farmacêutica e comercializada ?
3º Qual é a relação da Anvisa com a Industria Farmacêutica, e não me venham com as respostas simplistas e obvias?

Essas são algumas questões, mas existem outras, por exemplo estava lendo uma entrevista com o Sasha Shulgin, ele estava acompanhando o avanço de uma equipe japonesa que conseguiu isolar a salviarina A e B , especificamente a B que realmente tem o princípio ativo, logo em seguida a salvia é proibida, o mais interessante é pensar que os e-shops podem ser indiretamente uma maneira de testar na população sem protocolos laboratórias mais rígidos uma série de efeitos que levariam décadas para serem observados em laborátorios com o devido rigor, aqui podemos fazer mais umas perguntinhas.

4º Porque quando isoladas as moléculas ativas, acontece uma onda de proibicionismo em seguida ?
5º qual a natureza dessa relação, até onde é real e até onde é ilusório esse comportamento proibicionista ?
6º fazendo uma retrospectiva histórica o que a cannabis pode nos ajudar nesse sentido, como erva proibida !?

Feita essas reflexões, temos que levar isso mais fundo ainda para pensar na questão dos direitos autorais, patentes em produção de remédios e alimentos, assim que um laboratório "cria" uma substância farmacêutica sendo ela extraída diretamente da natureza de plantas, animais e minerais, e sendo essas substâncias utilizadas para melhorar a vida de nós humanos em sociedade, do ponto de vista ético, e não me refiro a "ética" do capitalismo realmente é válido pensar em direitos de patente, logo direito de lucro sobre medicação !?

Enquanto estava viajando nessa onda de químico underground pude conhecer uma graduanda em química, que trabalhava como ensaísta numa industria, eu mostrei todos os documentos sobre vários tipos de extrações e preparos, percebi que química é muito parecido com cozinhar, você segue receitas e visa a máxima segurança sempre, o Sasha Shulgin perdeu o olfato de tanto trabalhar em laboratórios, eu comentei que adorei esta mexendo nesse projeto de isolamento, e comentei como seria util que cada um e nós tivesse seu próprio laboratório, o espanto dela foi grande e a afirmação dela foi a seguinte, se todos resolvem fazer isso eu perco meu emprego.

Mais uma vez eu volto ao ponto dos direitos autorais e patentes, no caso dessa colega, foi uma ato falho ela me ajudou muito e de graça, mas nosso modelo acadêmico e escolar promove a monopolização de conhecimento em sindicatos, conselhos, ordens e outros mecanismos para gerar ignorância na população, eu descobri indo pra casa dos 30 anos que sou apaixonado por química, e percebi que nossos livros didáticos tem como missão destruir nosso amor pelo conhecimento, seja química ou literatura, aqui não seria questionar a patente em sí, mas o conhecimento acadêmico como algo indiretamente patenteado.

A um tempo atrás eu li na super interessante que o equipamento para pesquisas laboratoriais, como é o caso de microscópios, pipetas, auto claves, e toda essa parafernalha e maquinaria, ficariam mais baratos a cada dia e que teríamos o início dos Bio-Hackers, ou seja, indivíduos que fariam a mesma coisas que os hackers só que no ramo da química e da medicina, mal sabiam os jornalistas que produziram essa reportagem, que o movimento hippie começou com isso na produção de alguns psicotrópicos, o movimento punk então nem se fala, e creio que o shulgin seja hoje o maior representante dessa categoria de Bio-Hacker.

É interessante pensar como a internet, melhor dizendo a informática tem o espírito "Do It Yourself", e que garotos e adolescentes produzam softwares, invadam sites, desbloqueiem aparelhos quebrando o monopólio tão sonhado pelas industrias fonográficas, cinematográficas e hoje com o PDF se espalhando das editoras, isso é um processo lento um diálogo sem fim, literalmente conhecimento é poder em vários sentidos, horas oprimindo oras libertando, esse debate é muito interessante pois nos coloca a par de todos os meandros éticos que pode permear um "simples debate" venda de cogumelos.

E volto a repetir para quem não entendeu: Abaixo o capitalismo, Viva a sociedade alternativa!
Achar que simplesmente trabalhar e pagar conta e ser um consumidor passivo te faz uma vítima inequívoca do sistema é ser muito simplório, a mente é poderosa demais pra nos reduzirmos a isso.

Eu rezo pra que isso não aconteça por aqui, Ecuador.

Como disse o MangueBeat, uma legislação visando especificamente a proibição e comércio de cogumelos psicoativos, e não somente dos princípios ativos, será inevitável se a atual onda de comercialização de cogumelos secos, kits e micélio continuar a prosperar.

E em termos práticos nem adianta levantar a bandeira contra o proibicionismo para impedir isso. No momento nós vivemos em uma sociedade proibicionista, e quando algo fica em evidência vira logo alvo de alguma legislação.

Fora isso eu sou totalmente contra o proibicionismo. Por mim liberariam-se até as substâncias mais tóxicas, desde que se deixe claro os efeitos a curto, médio e longo prazo. E que cada um se responsabilizasse por si. Mas a adoção de padrões menos proibicionistas, que eu acho até ser uma tendência atual, é uma questão para ser pensada a longo prazo. Por isso sou contra qualquer proibição dos cogumelos, mas também sou contra o comércio.

4º Porque quando isoladas as moléculas ativas, acontece uma onda de proibicionismo em seguida ?

Apesar de um viés muito conspiracionista para o meu gosto deu um rating curtir na sua mensagem, Aardwolf. Mas eu acho que o caminho não é bem por aí. Claro que podem haver questões econômicas envolvidas, mas o maior problema do proibicionismo atual é o puritanismo em si, e o medo que certos estados alterados de consciência provoca em quem não tomou a substância em questão.

E acho que essa questão que separei acima tem uma resposta rápida e clara. Porque quando isoladas as moléculas ativas e a síntese ou extração são fáceis o comércio logo se torna corriqueiro, e chama a atenção das pessoas. Algo desconhecido do grande público fica em evidência, e os fatores que levam à proibição de psicoativos entram em ação.

Última edição:
Não sei cara, eu coloquei as questões no ar, porque eu mesmo não me vejo dando repostas definitivas pra elas, e também não gostaria de ir por esse lado conspiratório porque ele pouco ajudaria a entender o que realmente esta acontecendo, acho que o mais interessante de tudo é perceber que existe um modelo padrão, que existe uma rotina de funcionamento do estado em relação a medicamentos e alimentos, sendo que os maiores interessados nisso somos nós, a população.

Apesar de sermos os mais interessados quem capitaliza em cima disso são as industrias alimentícias e farmacêuticas, e como lucram, eu ando adoentado desde o ano passado e tenho comprometido parte da renda da minha família comprando remédios, o interessante é perceber que antibióticos são extremamente caros e que tarjas pretas são uma pechincha, fugindo um pouco do debate econômico, se pensarmos no aspecto jurídico constitucional da coisa, estamos realmente muito prejudicados na questão farmacêutica, não somente no quesito imposto, cuja incidência é absurdo nos remédios, ponto esse muito abordado pelos industriais, mas também o monopólio disso pelas industrias.

A questão da venda de cogumelos tem relação com esse debate que é enorme, mas importante, quando um alimento no caso um fungo tem propriedades medicinais poderosas, o comércio pode ser impedido por vários fatores entre eles a preocupação de pessoas se auto-medicarem, a preocupação com o abuso e etc.. causas "nobres", o impedimento pode vir por questões econômicas de comercialização, ou de contenção de comercialização por esse produto oferecer risco a monopólios de substâncias que já estejam sendo comercializadas, fiquei sabendo pelo meu pai que roupas especiais feitas de fibra de canhamo oferecem proteção solar, imagine a legalização da cannabis, e imagine que um produto seja produzido para ser um protetor solar, o que as industrias vão fazer com esse monte de protetor solar e essa tecnologia toda, vão jogar no lixo !?

Vamos imaginar, e aqui é especulativo mesmo, uma pequena viajem paralela a realidade, sim estou pedindo licença poética, vamos lá, digamos que comece a comercialização dos cogumelos mágicos, isso vire uma epidemia como a salvia, pessoas imprudentes começam a postar imagens em redes sociais e sites de vídeos e tal, isso acaba chamando atenção das autoridades e de legisladores, os cogumelos são proibidos, essa proibição será apenas por questões morais? econômicas ? monopolistas ? médicas ?

A questão pra mim caso ocorra a proibição é que meus direitos foram seriamente prejudicados, e que esses direitos foram prejudicados porque, pessoas imprudentes em algum momento num passado fictício começaram a vender imprudentemente os cogumelos com intuito de lucro, ninguém é ingenuo ao ponto de acreditar que o motivo de vender cogumelos seja para a divulgação de seus benefícios espirituais, agora o que passa na cabeça desse pequeno comerciante que a industria farmacêutica não pensa o mesmo, que ela quer acabar com a concorrência de pequenos produtores e monopolizar tudo pra ela !?

O que acontece aqui na cogumelos mágicos é quase uma cooperativa de pequenos produtores, sem comércio, sem trocas entre si chanceladas ou aprovadas oficialmente, sem interesse de compra ou venda, apenas uma rede de troca de informações onde cada um se torna AUTÔNOMO, para cultivar e usufruir do seu próprio consumo, nesse momento vejo que estamos livres de uma série de inconvenientes que envolve a mercantilização dos cogumelos, se alguém ainda tem duvidas disso, é sinal de má fé e falta de discernimento !

Não sei cara, eu coloquei as questões no ar, porque eu mesmo não me vejo dando repostas definitivas pra elas, e também não gostaria de ir por esse lado conspiratório porque ele pouco ajudaria a entender o que realmente esta acontecendo, acho que o mais interessante de tudo é perceber que existe um modelo padrão, que existe uma rotina de funcionamento do estado em relação a medicamentos e alimentos, sendo que os maiores interessados nisso somos nós, a população.

Apesar de sermos os mais interessados quem capitaliza em cima disso são as industrias alimentícias e farmacêuticas, e como lucram, eu ando adoentado desde o ano passado e tenho comprometido parte da renda da minha família comprando remédios, o interessante é perceber que antibióticos são extremamente caros e que tarjas pretas são uma pechincha, fugindo um pouco do debate econômico, se pensarmos no aspecto jurídico constitucional da coisa, estamos realmente muito prejudicados na questão farmacêutica, não somente no quesito imposto, cuja incidência é absurdo nos remédios, ponto esse muito abordado pelos industriais, mas também o monopólio disso pelas industrias.

A questão da venda de cogumelos tem relação com esse debate que é enorme, mas importante, quando um alimento no caso um fungo tem propriedades medicinais poderosas, o comércio pode ser impedido por vários fatores entre eles a preocupação de pessoas se auto-medicarem, a preocupação com o abuso e etc.. causas "nobres", o impedimento pode vir por questões econômicas de comercialização, ou de contenção de comercialização por esse produto oferecer risco a monopólios de substâncias que já estejam sendo comercializadas, fiquei sabendo pelo meu pai que roupas especiais feitas de fibra de canhamo oferecem proteção solar, imagine a legalização da cannabis, e imagine que um produto seja produzido para ser um protetor solar, o que as industrias vão fazer com esse monte de protetor solar e essa tecnologia toda, vão jogar no lixo !?

Vamos imaginar, e aqui é especulativo mesmo, uma pequena viajem paralela a realidade, sim estou pedindo licença poética, vamos lá, digamos que comece a comercialização dos cogumelos mágicos, isso vire uma epidemia como a salvia, pessoas imprudentes começam a postar imagens em redes sociais e sites de vídeos e tal, isso acaba chamando atenção das autoridades e de legisladores, os cogumelos são proibidos, essa proibição será apenas por questões morais? econômicas ? monopolistas ? médicas ?

A questão pra mim caso ocorra a proibição é que meus direitos foram seriamente prejudicados, e que esses direitos foram prejudicados porque, pessoas imprudentes em algum momento num passado fictício começaram a vender imprudentemente os cogumelos com intuito de lucro, ninguém é ingenuo ao ponto de acreditar que o motivo de vender cogumelos seja para a divulgação de seus benefícios espirituais, agora o que passa na cabeça desse pequeno comerciante que a industria farmacêutica não pensa o mesmo, que ela quer acabar com a concorrência de pequenos produtores e monopolizar tudo pra ela !?

O que acontece aqui na cogumelos mágicos é quase uma cooperativa de pequenos produtores, sem comércio, sem trocas entre si chanceladas ou aprovadas oficialmente, sem interesse de compra ou venda, apenas uma rede de troca de informações onde cada um se torna AUTÔNOMO, para cultivar e usufruir do seu próprio consumo, nesse momento vejo que estamos livres de uma série de inconvenientes que envolve a mercantilização dos cogumelos, se alguém ainda tem duvidas disso, é sinal de má fé e falta de discernimento !

Acho que a causa principal aí nessa sua suposicao é mesmo a questao moral. Pelo menos é a unica que eu consigo ver com facilidade. No caso da salvia, por exemplo, tinha um monte de pivete fumando salvia e postando a session no youtube, logo logo apareceu no jornal nacional, fantastico, etc e dai foi um abraço, a salvia foi demonizada pelos mecanismo midiaticos, ganhado apoio velado da massa conservadora e em seguida proibida. Numa sociedade "midiatizada"(idio?) como a atual, qualquer coisa com exposicao na grande midia cria uma imagem desproporcional, seja distorcida ou não.
Não existe critério para determinar a relevancia dos assuntos abordados, os assuntos abordados magicamente ganham relevancia e ativam os mecanismos censores da sociedade, e a partir daí, todas as outras partes interessadas podem entrar na discussão (economica, comercial, médica, etc) e cada um vai tentar puxar a brasa pra sua sardinha. Se eu for um barão do ramo farmaceutico que vai perder com a popularizacao da substancia X, porque nao apoiar a criminalizacao da mesma? Ainda mais se não tiver que me expor pra isso.

Eu sou contra o comercio pelos motivos ja apontados aqui, é como disse o Ecuador ali, melhor pecar pelo excesso de zelo. Mas nao vejo problema etico nenhum aí.

Sei que se todo mundo estudasse, cultivasse e produzisse sua proprias substancias o mundo deixaria de ter problema com "drogas".

Acho que a causa principal aí nessa sua suposicao é mesmo a questao moral. Pelo menos é a unica que eu consigo ver com facilidade. No caso da salvia, por exemplo, tinha um monte de pivete fumando salvia e postando a session no youtube, logo logo apareceu no jornal nacional, fantastico, etc e dai foi um abraço, a salvia foi demonizada pelos mecanismo midiaticos, ganhado apoio velado da massa conservadora e em seguida proibida. Numa sociedade "midiatizada"(idio?) como a atual, qualquer coisa com exposicao na grande midia cria uma imagem desproporcional, seja distorcida ou não.
Não existe critério para determinar a relevancia dos assuntos abordados, os assuntos abordados magicamente ganham relevancia e ativam os mecanismos censores da sociedade, e a partir daí, todas as outras partes interessadas podem entrar na discussão (economica, comercial, médica, etc) e cada um vai tentar puxar a brasa pra sua sardinha. Se eu for um barão do ramo farmaceutico que vai perder com a popularizacao da substancia X, porque nao apoiar a criminalizacao da mesma? Ainda mais se não tiver que me expor pra isso.

Eu sou contra o comercio pelos motivos ja apontados aqui, é como disse o Ecuador ali, melhor pecar pelo excesso de zelo. Mas nao vejo problema etico nenhum aí.

Sei que se todo mundo estudasse, cultivasse e produzisse sua proprias substancias o mundo deixaria de ter problema com "drogas".

É cara eu to ciente dessa onda evangélica-conservadora, não somente eu como a mídia internacional, qualquer dia desses ai eu tava lendo uma reportagem sobre uma reportagem de um jornal francês que indicava o crescimento do conservadorismo no Brasil, mas veja bem, esse conservadorismo ele vem de uma série de questões políticas e econômicas, as igrejas viraram empresas e a fé mercado.

Moralismo é sempre um clichê do radicalismo, Pátria, Deus e a Família. É tão repetitivo que hoje já não faz nenhum sentido, sei que estamos num país de analfabetos e que essas coisas colam na maior parte da população, mas pra minoria esclarecida não cola, o que ta acontecendo na prática é o seguinte, o mundo ta indo pra frente e o Brasil ta indo pra trás buscando uma fé medieval um padrão de comportamento antiquado.

Eu to cansado disso tudo, minha intenção é assim que possível meter o pé do Brasil e ir morar em um país tranquilo com menos pressão social, pra mim já deu galera, Brasil Ame ou deixe, eu deixo !!!

Deixa não, brow, o Brasil é a pátria do evangelho... kkk. Aqui é que é a terra prometida, mano, tanto é que a imigração clandestina e oficial está cada vez mais forte. A Europa faliu, a Rússia e periferia está falindo, a Ásia, fora a China, está em maus lençóis, a África e certos países da América do Sul nem se diga. Fica, mano, é o melhor a fazer!

Deixa não, brow, o Brasil é a pátria do evangelho... kkk. Aqui é que é a terra prometida, mano, tanto é que a imigração clandestina e oficial está cada vez mais forte. A Europa faliu, a Rússia e periferia está falindo, a Ásia, fora a China, está em maus lençóis, a África e certos países da América do Sul nem se diga. Fica, mano, é o melhor a fazer!

Com todo respeito irmão, pense comigo, se imagine na Califórnia ou em Amsterdã, pense direitinho depois me responde.

Este é o mundo da ilusão, como dizem os monges tibetanos. Vai lá então, seja feliz, brow, é tudo que importa!

Com esse prato cheio, quem pode negar... Mas acho que é um privilégio podermos estar por aqui no Brasil, onde tudo dá, até quem jamais pensou em dar acaba dando! kkk... Quando vc colher umas amanitas por aí, seca elas e manda pra gente tupinambá xapuri! :ROFLMAO:

Eu não sou anglófilo, nem defendo coisa alguma, somente estou afirmando que hoje nas atuais circunstâncias políticas do Brasil ele esta muito ruim de se morar, nossos direitos básicos não estão sendo respeitados, nossa imprensa é comprometida com interesses comerciais, nosso povo é ignorante e mais cedo ou mais tarde nem da exuberante natureza será possível se vangloriar, porque estão derrubando e poluindo tudo.

Ai você me diz que segundo os monges tibetanos tudo é ilusão, eu concordo plenamente com isso, mas se radicalizar esse argumento, agente não deveria se preocupar em usar psicotrópicos, em buscar prazer, em servir o sistema mesmo que isso nos gere algum beneficio, eu não sou patriota, não amo o Brasil, nem país algum, sou oportunista no bom sentido, pois procuro a melhor qualidade de vida de desenvolvimento pessoal e liberdade, não somente para mim mas também para os que me cercam.

E sendo bem realista essa é uma vontade que eu talvez não consiga realizar é um sonho, talvez uma utopia, mas não custa nada sonhar, não custa nada planejar, não custa nada tentar, não tenho nenhuma culpa em não ser patriota, nacionalista, reacionário e conservador, essa culpa, esse karma de ser submisso a uma moral pútrida e sem sentido eu não levo pro tumulo.

Brasil, Ame ou deixe-o ?

Eu Deixo !

Bom Aardwolf, eu como quimico concordo com muito do que vc postou. Só uma breve correção sobre uma afirmação sua. Químicos nao sao aqueles que seguem receitas, mas quem as elaboram. Eu to afastado da minha profissão por motivos pessoais, hoje sou mais administrador que quimico, mas se eu quisesse isolar a psilocibina eu o faria e sem seguir muitas receitas. Uma informação interessante, durante minha graduação, um dos ensaios aprendidos em lab foi isolar alcalóides. Sim, um ensaio que eu poderia ter isolado cocaína se tivesse a planta. Isolei cafeína de chá preto, mas o procedimento seria igual. Bacana, ne? Rs

Eu assim como vc tenho vontade de me tornar um "bio hacker". Queria estudar o efeito da pscilocibina e de outras triptaminas para tratar depressão. Mas nenhum conhecido me recomendou a tal. Todos amigos médicos e químicos mesmo falaram que eu nao conseguiria aprovação para uma pesquisa dessa e infelizmente um laboratório bem montado pra estudos caseiros custaria mais de 1 milhão. Sim, 1 milhão de reais no mínimo. Desisti.... Quando algum espião farmacêutico ler minhas portagens, que, sabe nao iniciem os estudos e a psilocibina passe a ser vendida tarja preta por ae? Se tiver curiosidade de ler, olha ae o tópico.

https://teonanacatl.org/threads/cogumelos-magicos-para-depressão.7137/page-3

Inclusive a compra pode ser o primeiro contato que poderá levar a uma transformação muito boa na vida da pessoa, como uma conversão enteogênica, e essa pessoa poderá então começar a pensar em cultivar, por exemplo. É só ser algo com informação de saúde.

No mais, entendo quem ache condenável a venda, mas se feita de forma discreta, sem alarde, não traz danos à comunidade fúngica. E o cogumelo tem esse lado de curar problemas físicos, mentais e espirituais - o que por si mesmo não é uma qualidade que impede a sua venda. O fato de haver religiosidade, espiritualidade ou enteogenia envolvida na experiência com cogumelos não impede sua comercialização. Assim é com tudo referente a todas as religiões: lojas de católicos, umbandistas, kardecistas, evangélicos...

A Bíblia é algo tão sagrado para os cristãos quanto os cogumelos para certos miconautas. Na história da Humanidade, não houve livro mais vendido.

É isso.

Deus deixou o capitalismo existir na Humanidade. Tem seus defeitos, mas tem suas qualidades. Aumentar o acesso aos cogumelos significa aumentar qualidade de vida, cura de vícios, mudanças positivas de vida. Então, é um comércio válido, na minha visão.

Mas, acredito que quando você cultiva, você tem um amor especial, então... Vamo que vamo com meus dois primeiros cultivos já em andamento! :eba:

O cogumelo não tem ainda benefícios ou usos reconhecidos pela comunidade científica / medicina. E a psilocibina não é uma substância proscrita à toa... Nós aqui acreditamos que traz benefícios, mas também sabemos que pode causar alguns transtornos psiquiátricos. Diferente das comunidades que pregam a legalização da maconha, por exemplo, nós aqui não ignoramos o lado ruim e os riscos, não fingimos que eles não existem.

Mesmo o cogumelo ainda não sendo explicitamente ilegal, a psilocibina é. E é uma substância psicoativa, muito forte por sinal, presente em grande quantidade nos cogumelos. Vendê-los significa estar vendendo psilocibina, um psicodélico proscrito. Independente da escala, a venda faz mal sim à comunidade, pois a venda qualquer dia poderá causar um dano a alguém e os cogumelos serão banidos, como já aconteceu em alguns países lá fora. Nós aqui não queremos que isso aconteça.

Por esses fatores e outros consideramos que a venda seja antiética, porque vai contra os interesses da comunidade. Conforme muito já se discutiu por aqui, principalmente no tópico Ética, postura e inteligência.

E por um lado religioso, cogumelo é no máximo a hóstia, não a bíblia (essa é o CM, onde a palavra também é de graça). E desde quando hóstia ou bíblia dá barato, tem alguma contraindicação, ou foram proscritas?

Para quem vê pelo lado do sagrado, o comércio, além de antiético, pode ser imoral. E pelo lado do bom senso, ilegal é questão de tempo... Por isso, todo comércio é exorcizado do CM. Xô capeta!! :devil:

@ExPoro, isso até um moleque qualquer, que comprou os cogus para experimentar, tomar uma super dosagem e no auge de uma bad trip, pular de um prédio ou se afogar numa piscina.
A venda vai gerar desinformação, pois você só vai precisar de um cartão de crédito e uma aba do google para ter acesso aos cogus.
Diferente dos usuários do cm , por exemplo, que para cultivarem, ou aprender a caçar os cogus certos, precisam de no mínimo dias de leitura, onde devem acabar lendo coisas como posologia e posts que demonstrem implicitamente uma "ética" do consumo dos cogumelos sagrados.

Dá até para imaginar a reportagem no canal Record...
Vão arranjar até um crakudo pra falar que fuma cogumelo e que deixou a esposa e dois filhinhos por causa do vício kkkkkk

Por isso, todo comércio é exorcizado do CM. Xô capeta!! :devil:

É isso ai, essa é a opinião formal do CM, mas o tópico é sobre como cada um pensa individualmente. ;)

Bem, por exemplo, os ingredientes do Daime também são vendidos. Tudo de todas as religiões, enteogenias, etc., tudo é vendido. É o lado bom do capitalismo: acesso. Nem todos podem ter tempo de ir lá colher as plantas, ou de fazer o chá, ou sequer de ir a um culto de Daime, e só possam fazer em casa. Essas pessoas, ao invés de serem privadas de seu acesso à religião, conseguem comprar o chá e fazer em sua residência um contato enteogênico.

Depois vou dar uma olhada no debate sobre ética que você postou.

@Wolfgang , eu entendo esse lado que você tá falando, mas a questão aqui é os interessados em cogumelos se organizarem para obterem dos poderes públicos uma posição mais favorável, e com isso evitar essa situação que você descreveu.

Por exemplo, há pessoas por ai que levam Ayahuasca para raves. E se uma dessas pessoas se matar num festival, o Ayahuasca não será proibido - porque ele já tem proteção legal. A proteção legal faz com que o comportamento irresponsável seja exceção. A regra fica assim: quem usa isso usa sério, ele é uma exceção, não deve proibir. Já os demais enteógenos, se alguém faz alguma merda, por não ter proteção legal, soa como se fosse a regra: todos que usam fazem merda, logo deve proibir.

Eu entendo então esse lado que você falou, mas ele só existe porque não há uma organização em uma associação para representar os interesses dos miconautas. Seria mais efetivo em assegurar nossa liberdade de tomar cogumelos.

Eu falei sobre isso em um tópico próprio, sobre passos concretos para proteção dos interesses dos miconautas.

Back