Agora eu to começando a ver realmente argumentos mais bem elaborados, estamos indo para um nível mais profundo de reflexão e estamos saindo da superfície, eu andei ano passado fuçando determinada molécula com intenção de extraí-la pra consumo, não vem ao caso qual molécula que seja e seus possíveis efeitos, enfim com dedicação e muita leitura de textos em inglês eu consegui fazer a extração e preparar a tal molécula, o que me impressionou foi uma sincronicidade muito infeliz, eu consegui "sintetizar" a dita molécula em um dia, no dia seguinte a Anvisa vem com uma portaria a tornando ilegal, se não bastasse isso, é criado na Wikipedia um verbete para a mesma, e é lançado juntamente um remédio com a substância.
O remédio que foi lançado, tinha um percentual mínimo da molécula do meu interesse, toneladas de cafeína e outras substâncias extremamente nocivas, o que o remédio provocaria teoricamente ? um aumento da tolerância da molécula de meu interesse, e uma venda combinada de um monte de porcaria farmacêutica, desse drama advém uma série de questionamentos na minha cabecinha linda, e eu gostaria de expor aqui para vocês camaradas.
1º Se ela sempre foi "nociva" e não é, porque não tinha sido proibida anteriormente ?
2º Porque foi proibida assim que foi utilizada pela indústria farmacêutica e comercializada ?
3º Qual é a relação da Anvisa com a Industria Farmacêutica, e não me venham com as respostas simplistas e obvias?
Essas são algumas questões, mas existem outras, por exemplo estava lendo uma entrevista com o Sasha Shulgin, ele estava acompanhando o avanço de uma equipe japonesa que conseguiu isolar a salviarina A e B , especificamente a B que realmente tem o princípio ativo, logo em seguida a salvia é proibida, o mais interessante é pensar que os e-shops podem ser indiretamente uma maneira de testar na população sem protocolos laboratórias mais rígidos uma série de efeitos que levariam décadas para serem observados em laborátorios com o devido rigor, aqui podemos fazer mais umas perguntinhas.
4º Porque quando isoladas as moléculas ativas, acontece uma onda de proibicionismo em seguida ?
5º qual a natureza dessa relação, até onde é real e até onde é ilusório esse comportamento proibicionista ?
6º fazendo uma retrospectiva histórica o que a cannabis pode nos ajudar nesse sentido, como erva proibida !?
Feita essas reflexões, temos que levar isso mais fundo ainda para pensar na questão dos direitos autorais, patentes em produção de remédios e alimentos, assim que um laboratório "cria" uma substância farmacêutica sendo ela extraída diretamente da natureza de plantas, animais e minerais, e sendo essas substâncias utilizadas para melhorar a vida de nós humanos em sociedade, do ponto de vista ético, e não me refiro a "ética" do capitalismo realmente é válido pensar em direitos de patente, logo direito de lucro sobre medicação !?
Enquanto estava viajando nessa onda de químico underground pude conhecer uma graduanda em química, que trabalhava como ensaísta numa industria, eu mostrei todos os documentos sobre vários tipos de extrações e preparos, percebi que química é muito parecido com cozinhar, você segue receitas e visa a máxima segurança sempre, o Sasha Shulgin perdeu o olfato de tanto trabalhar em laboratórios, eu comentei que adorei esta mexendo nesse projeto de isolamento, e comentei como seria util que cada um e nós tivesse seu próprio laboratório, o espanto dela foi grande e a afirmação dela foi a seguinte, se todos resolvem fazer isso eu perco meu emprego.
Mais uma vez eu volto ao ponto dos direitos autorais e patentes, no caso dessa colega, foi uma ato falho ela me ajudou muito e de graça, mas nosso modelo acadêmico e escolar promove a monopolização de conhecimento em sindicatos, conselhos, ordens e outros mecanismos para gerar ignorância na população, eu descobri indo pra casa dos 30 anos que sou apaixonado por química, e percebi que nossos livros didáticos tem como missão destruir nosso amor pelo conhecimento, seja química ou literatura, aqui não seria questionar a patente em sí, mas o conhecimento acadêmico como algo indiretamente patenteado.
A um tempo atrás eu li na super interessante que o equipamento para pesquisas laboratoriais, como é o caso de microscópios, pipetas, auto claves, e toda essa parafernalha e maquinaria, ficariam mais baratos a cada dia e que teríamos o início dos Bio-Hackers, ou seja, indivíduos que fariam a mesma coisas que os hackers só que no ramo da química e da medicina, mal sabiam os jornalistas que produziram essa reportagem, que o movimento hippie começou com isso na produção de alguns psicotrópicos, o movimento punk então nem se fala, e creio que o shulgin seja hoje o maior representante dessa categoria de Bio-Hacker.
É interessante pensar como a internet, melhor dizendo a informática tem o espírito "Do It Yourself", e que garotos e adolescentes produzam softwares, invadam sites, desbloqueiem aparelhos quebrando o monopólio tão sonhado pelas industrias fonográficas, cinematográficas e hoje com o PDF se espalhando das editoras, isso é um processo lento um diálogo sem fim, literalmente conhecimento é poder em vários sentidos, horas oprimindo oras libertando, esse debate é muito interessante pois nos coloca a par de todos os meandros éticos que pode permear um "simples debate" venda de cogumelos.
E volto a repetir para quem não entendeu: Abaixo o capitalismo, Viva a sociedade alternativa!
Achar que simplesmente trabalhar e pagar conta e ser um consumidor passivo te faz uma vítima inequívoca do sistema é ser muito simplório, a mente é poderosa demais pra nos reduzirmos a isso.