Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Vedação de copo com látex

kalenji

Primórdia
Cadastrado
21/08/2010
23
38
43
Saudações a todos.

Venho sorvendo informação deste fórum já faz alguns meses. Comprei os materiais e montei a parafernália toda: Uma incubadora de projeto próprio (que ficou bem legal, quando tiver mais um tempinho postarei as fotos), terrário e etc.

Montei os bolos em copos de whisky, e ao invés de alumínio preso com fita, usei um pedaço de luva cirúrgica esticado sobre a boca do copo e amarrado com barbante (usando um nó escoteiro que meu irmão preparou). Ficou bem vedado, parecendo um tambor. A amarração aguentou firme na panela de pressão, e o látex inflou, mas não estourou. Na hora de inocular colei um pedaço de esparadrapo na superfície da borracha onde iria espetar a agulha.

Não sei alguém aqui já tinha feito dessa maneira. Hoje fez um mês desde a inoculação. O micélio está muito devagar, mas não há sinal de contaminação.
 
com um mes ja era pros bolos estarem totalmente colonizados...
parece que a vedaçao foi eficiente
eu faria um pequeno furo e tamparia com microporo,assim talvez a colonizaçao continuaria...
sorte!
 
Poste fotos dos copos, e mais informações, substrato utilizado e principalmente a temperatura de incubação.
boas sorte!
 
As fotos por enquanto eu fico devendo, estou sem câmera. O substrato foi o default do PFTek, vermiculita com farinha de arroz e água, na proporção 2x1x1. Pisei na bola com a temperatura, pois nos primeiros dias a a minha incubadora ainda não estava operacional, e fez um puta frio naquela semana... depois, com a incubadora, consegui manter entre 26 e 29 graus. Aí começou a colonizar, timidamente. Dos três bolos o que avançou mais está em 60%. Não quero tirar ainda, mas estou com medo de secar ou faltar oxigênio.
 
1 mês para colonizar os copos é muito cara,o micélio ta quase que estangando né...

Um erro vc ja achou, que foi a temperatura,quando eles não estão na temperatura certa haja tempo pra colonizar.Outro fator que pode ter atrasado essa colonização pode ter sido o substrato muito compacto ou então muito úmido.

Tenta manter a temperatura na faixa dos 28° e depois faz o que o tchescko disse.
 
Montei os bolos em copos de whisky, e ao invés de alumínio preso com fita, usei um pedaço de luva cirúrgica esticado sobre a boca do copo e amarrado com barbante (usando um nó escoteiro que meu irmão preparou). Ficou bem vedado, parecendo um tambor. A amarração aguentou firme na panela de pressão, e o látex inflou, mas não estourou.

Salve, kalenji!

Ainda sou novato nessas micoculturas. Mas, posso dizer que: de acordo com as aulas de microbiologia que tive, a esterilização em autoclave ou panela de pressão seguem os mesmos "pricípios", são ambas técnicas de esterilização por calor úmido. Durante o processo não se deve vedar os frascos, pois o vapor d´agua leva o calor até as superfícies que hão de ser esterilizadas. Se vedar fica como por calor seco. Precisando de mais tempo para que se mantenha a mesma eficácia da técnica.
A idéia de furar e colar um microporo, proporciona essa abertura. Permitindo a circulação de ar no interior dos copos.
Mas, sinceramente não sei como isso pode ter influenciado a taxa de crescimento(ou a de "germinação") do seu fungo!

Tâmo aí, boa sorte!
 
Se bem que, pensando agora um pouco mais. O bolo tem uma certa quantidade de água, talvez o suficiente para proporcionar um sistema interno de esterilização? Quem sabe?!
 
Teoricamente o aztlan está certo sobre o contato do vapor com o substrato, mas a sua experiência comprova visualmente que não contaminou com nenhum outro fungo, então a esterilização funcionaou, para fungos.

Eu tive alguns dias atrás problemas com bactérias, o micélio começou a se desenvolver mas depois parou num certo estágio e não foi mais pra frente, quando desisti e abri os potes eles estavam azedos e por isso o micélio estagnou.

Verifique isso fazendo um furo e colocando o micropore, assim sentira o odor caso esteja contaminado por bactérias!

abraço e boa sorte
 
Eu tive alguns dias atrás problemas com bactérias, o micélio começou a se desenvolver mas depois parou num certo estágio e não foi mais pra frente, quando desisti e abri os potes eles estavam azedos e por isso o micélio estagnou.
Verifique isso fazendo um furo e colocando o micropore, assim sentira o odor caso esteja contaminado por bactérias!

Fiz os furos nos três bolos e.. putz, nos três o cheiro está meio azedo. Verifiquei os bolos sob a luz e dois deles apresentam pequenas manchas cinza-esverdeado. São pequenas e esparsas mas estão lá. Pois é, acho que melou. Mas não creio que tenha sido em razão de falha no processo de esterilização. Até semana passada os bolos tinham aparência saudável. Acho que demorou tanto pra colonizar que uma ou outra bactéria que tenha resistido à panela de pressão teve tempo causar estrago.
 
Fiz os furos nos três bolos e.. putz, nos três o cheiro está meio azedo. Verifiquei os bolos sob a luz e dois deles apresentam pequenas manchas cinza-esverdeado. São pequenas e esparsas mas estão lá. Pois é, acho que melou. Mas não creio que tenha sido em razão de falha no processo de esterilização. Até semana passada os bolos tinham aparência saudável. Acho que demorou tanto pra colonizar que uma ou outra bactéria que tenha resistido à panela de pressão teve tempo causar estrago.

é o lance das bactérias esporuladas, elas resistem a pp, tem que tomar cuidado com o pré-preparo!!!
 
Back
Top