Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

vantagens do bulk

luismestre

Primórdia
Cadastrado
15/12/2011
10
30
38
Olá pessoal gostava de saber as vantagens do bulk é claro que vou começar com o pf primeiro mas depois de 2 ou 3 vezes com o pf vou fazer um bulk e gostava de saber as vantagens do bulk para depois poder vir a aqui e saber porque o irei fazer
já agora uma duvida gostava de saber um coisa o bulk funciona como na naturaza o ciclo acaba e depois os cogumelos deixam cair os esporos e começa tudo de novo ou não. Isto e uma duvida que eu tenho desde de sempre.

Para mim acho que as vantagens do bulk são:

- produzir mais

- poder estudar melhor o micélio do que nos bolos

- cogumelos mais fleshi

- com mais produção de cogumelos mais produção de carimbos

- e para os vendedores de cogumelos e carimbos(que é ilegal pois por isso não aconcelho a fazer) significa mais dinheiro


por favor respondam a minha duvida e corrigam-me em relação as vantagens do bulk

obrigado:D
 
... já agora uma duvida gostava de saber um coisa o bulk funciona como na naturaza o ciclo acaba e depois os cogumelos deixam cair os esporos e começa tudo de novo ou não. Isto e uma duvida que eu tenho desde de sempre ...
Começa tudo de novo se tiver um novo substrato para colonizar.
... por favor respondam a minha duvida e corrigam-me em relação as vantagens do bulk ...
As vantagens do bulk é basicamente isso, não há muito o que adicionar. Em contrapartida, as chances de errar também aumentam.
 
Bulk é interessante, mas precisa de um controle maior.

Se eu fosse você, arriscaria. Não vai perder nada, e se perder, vai ter aprendido. :)
 
Tudo começa pelo substrato.
Em copos "tipo bolo PF" (que não é do Psilocybe Fanaticus porque essa técnica já é anterior a ele) o substrato acaba ficando mais compactado, isso pelo material usado, geralmente o arroz, com a atividade metabólica, os grãos grudam firmemente um no outro, se utilizar fibra de pó de coco no lugar da vermiculita, irá ficar mais compactado ainda, lembrando que a vermiculita é um mineral e a fibra de pó de coco é fibra, ou seja vai "grudar e endurecer" mais ainda.
O que o bulk faz é um processo de aeração desse substrato compactado, dando mais liberdade para o micélio se expandir. E claro, o bulk irá prover mais água e nutrientes para os frutos se desenvolverem.
Mas, como também já foi dito acima, as chances de perder um substrato colonizado são maiores, geralmente pela quantidade de água usada no substrato bulk, ou muito seco, ou muito molhado, é difícil achar o ponto.

Por isso, muitas vezes, não se tem tantos cogumelos frutificando em um bolo como frutificam em um substrato bulk.

E também há a resposta do micélio em favor do ambiente. O micélio é altamente sensível, não só aos gases ou níveis de umidade. mas também a outras enzimas ou compostos produzidos por outros organismos e, de que maneira ele próprio, irá digerir a comida (substrato).

Ainda há muitos outros pontos para enumerar.

Bolos e substratos Bulk, ambos tem suas vantagens e desvantagens, muito depende do seu objetivo.
 
Bolo PF anterior ao próprio PF, tupy?

Sim.
Ele pode ter ficado famoso mundialmente com a nomenclatura. Mas a técnica não foi ele quem criou. Ele clama essa "invenção" em 1991. Mas, já havia cultivadores ao redor do mundo aplicando essa técnica no final da década de 70. E eram poucos. Com o surgimento da internet que a técnica se popularizou.
 
Fontes?
 

É bem obvio pensar que o professor fanaticus nao foi o inventor mas o popularizador da tecnica. Apesar de ser dificil definir aonde e quando exatamente foi inventado a tecnica, nao é preciso fontes pra supor isso. E em questao a popularizacao da tecnica pela internet, mais obvio ainda.

É como dizer que os escravos inventaram a feijoada, o que na verdade ele fizeram foi popularizar a fabada mediterrânea no brasil com outro nome e receita especifica.
 
Não sei não, Insider.

Os manuais de técnicas de cultivo anteriores ao site PF usavam técnicas bem diferentes, algo semelhantes ao que conhecemos hoje como bulk.
 
rs, eu sabia que esse assunto ia gerar polêmica. Afinal, estamos falando do "inventor do estilo bolo com vermiculita"

Fontes no papel não tenho.
Fiz amizade com um cultivador de longa data.
Ele me passou essa informação, estarei tocando nesse assunto novamente com ele pra ver se consigo algo mais concreto, trago pra cá.
Ele me passou que já cultiva nesse estilo "bolo PF com vermiculita" desde meados dos anos 70.

Até então, só mais pela mesma opinião do @Insider.
E, o método não foi patenteado? até onde eu sei.

Volto com mais informações.
 
Não sei não, Insider.

Os manuais de técnicas de cultivo anteriores ao site PF usavam técnicas bem diferentes, algo semelhantes ao que conhecemos hoje como bulk.

Farinha de grãos como arroz, trigo, aveia, etc, vem sendo usado em cultivos de cogumelos por décadas antes do PF escrever a sua técnica. Vermiculita e/ou perlita misturados com farinha foi recomendado por Stamets como "spawn artificial" muito antes de PF ter escrito a sua técnica.

O que PF fez foi raspar esporos em um meio líquido e colocá-lo em seringas para serem injetados sem condições estéreis, o que tornou possível para as pessoas sem experiência cultivar cogumelos "mais facilmente". Ele pode reivindicar o crédito para a seringa de esporos, mas não para a farinha de arroz integral e substrato vermiculita.

Trouxe essa pergunta a tona com alguns cultivadores experiêntes e de longa data do Shroomery (tais como RogerRabbit e outros admins) e esse texto é mais o menos o resumo das conversas.
 
O Roger Rabbit é um cultivador muito bom, mas é também um contador de histórias. Além de ter certa pinimba com o PF.

Se o Stamets recomendou farinhas para cultivos deve estar em algum livro ou artigo ou entrevista dele. E aí é possível citar. Gostaria de ver a citação. E a indicação de colocar em potes e frutificar direto em terrário depois, ao invés de fazer bulk ou casing.

Aí a questão fica resolvida.
 
Certo.
Não vou ficar levantando bibliografias agora para provar nada, afinal esse não é ponto. É minha opinião expressada, pessoal, de que a técnica não foi ele quem criou, só popularizou. Na verdade o teor da conversa que venho tenho com o pessoal da velha guarda é essa, de que PF não criou a técnica, somente ele juntamente com um grupo de pessoas de Seattle? que levaram a técnica adiante, mas não posso afirmar se foi patenteada.

É um assunto delicado (na minha opiniao) afimar um criador. Veja como exemplo o próprio Magic Mushroom Growers Guide, eu entendo como errado afirmar quem escreveu o livro como autor de todo o material contido no livro, basta para isso consultar a extensa bibliografia que já data de 1959 no proprio MMGG.
 
Back
Top