Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Valor Nutricional?

Realrondd

Primórdia
Membro Ativo
03/12/2013
78
20
33
Estava pensando ontem a noite, os cubensis tem algum valor nutricional?
 
Estava pensando ontem a noite, os cubensis tem algum valor nutricional?

Boa pergunta, hehe... Creio que sim, mas muito baixos... cogumelos são nutritivos por natureza.

Comer comer, comer comer, comer é o melhor para poder crescer! :rolleyes:
 
Que eu saiba, não existe um estudo específico sobre o valor nutricional dos P. cubensis. Hipoteticamente falando, é possível que sejam fontes de fibras hidrossolúveis, selênio, aminoácidos (triptofano?) e alguns traços de minerais (potássio, cálcio?) e vitaminas (B e D?).

Levando em consideração uma dose "padrão", creio que o valor nutricional seria muito baixo.

Sem dúvidas o maior valor nutritivo é na mente-espírito do ser.

http://www.davidmoore.org.uk/Sec04_12.htm
http://www.forestmushrooms.com/facts.html
 
eu conheço uma pessoa que poderia levar uma amostra no laboratório e pedir a tabela nutricional, já estou tentando, quando conseguir posto aqui!
 
eu conheço uma pessoa que poderia levar uma amostra no laboratório e pedir a tabela nutricional, já estou tentando, quando conseguir posto aqui!
Opa, iria esclarecer bem. Agradece :D
 
Opa, iria esclarecer bem. Agradece :D
essa pessoa que disse é nutricionista e iria pedir um exame detalhado dos níveis de minerais, vitaminas, essas coisas, mas só pro ano que vem huahauhauh :roflmao::roflmao::roflmao:
 
Que eu saiba, não existe um estudo específico sobre o valor nutricional dos P. cubensis. Hipoteticamente falando, é possível que sejam fontes de fibras hidrossolúveis, selênio, aminoácidos (triptofano?) e alguns traços de minerais (potássio, cálcio?) e vitaminas (B e D?).

Levando em consideração uma dose "padrão", creio que o valor nutricional seria muito baixo.

Sem dúvidas o maior valor nutritivo é na mente-espírito do ser.

4.12: Nutritional value of fungi
http://www.forestmushrooms.com/facts.html
Então, os processos fisiológicos dos fungos é muito mais parecido com às dos animais do que com as plantas; por exemplo, ao invés de produzirem frutose, produzem glicogênio igual a nós seres humanos e animais, apesar de não terem a mesma nesecidade de receber luz solar igual as plantas... Os fungos em contato com a luz solar produz vitamina D igual a nós hehe, fora que os cogumelos são se não a maior uma das maiores fontes de proteínas de auto valor biológico, logo me levo a crer que sim os picylocibe cubensis são grande fonte de nutrientes e se retirado a psilocibina outras substâncias do fruto poderiam sim ser usados como fonte de alimento, muitas culturas se alimentam de cogumelos venenosos retirando as toxinas atravéz de alguma técnica, assim como é feito com nossa mandioca brava, a famosa mandioca venenosa, que é submetida há um processo específico para retirar seu veneno, assim podendo ser usada para fabricação de farinha! Abraço
 
Então, os processos fisiológicos dos fungos é muito mais parecido com às dos animais do que com as plantas; por exemplo, ao invés de produzirem frutose, produzem glicogênio igual a nós seres humanos e animais

Andei pensando sobre isso esses dias... sobre como as hifas além de estarem filogeneticamente próximas, se comportam de fato como pequenos animais com comportamento social. Daí o que me deixou em choque mesmo foi refletir que o sabor característico dos cogumelos, o umami... é típico da carne 😨

@BlackCat e @AVKAruz NorûeAv, já pararam pra pensar nisso??
 
Andei pensando sobre isso esses dias... sobre como as hifas além de estarem filogeneticamente próximas, se comportam de fato como pequenos animais com comportamento social. Daí o que me deixou em choque mesmo foi refletir que o sabor característico dos cogumelos, o umami... é típico da carne 😨

@BlackCat e @AVKAruz NorûeAv, já pararam pra pensar nisso??
Então mano, eu não gosto de comer cogumelo daquele jeito "esponjoso" sabe? Faço um tipo de cozimento que tiro quase toda água e fica super gostoso com gosto de umami sim, eu já sabia que era similar de sabor com a carne
 
Então mano, eu não gosto de comer cogumelo daquele jeito "esponjoso" sabe? Faço um tipo de cozimento que tiro quase toda água e fica super gostoso com gosto de umami sim, eu já sabia que era similar de sabor com a carne

É verdade, fica melhor se fritar ou deixar de molho no shoyu antes pro sal ajudar a quebrar essa textura.

Mas oq tô sugerindo aqui é que talvez a gente esteja cometendo o msm erro dos nossos antepassados menos letrados.
Quando chego na lanchonete e pergunto "tem algum salgado sem carne?", "tem sim, tem de flango e de plesunto" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sacanagem zuar os caras, mas isso é recorrente.

Talvez a categorização do reino fungi estando fora do reino animal seja um erro conceitual e comer cogumelos seja o mesmo que comer testículo de boi.... além de ser carne ainda é a parcela de carne usada na reprodução 😭😭😭
 
É verdade, fica melhor se fritar ou deixar de molho no shoyu antes pro sal ajudar a quebrar essa textura.

Mas oq tô sugerindo aqui é que talvez a gente esteja cometendo o msm erro dos nossos antepassados menos letrados.
Quando chego na lanchonete e pergunto "tem algum salgado sem carne?", "tem sim, tem de flango e de plesunto" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sacanagem zuar os caras, mas isso é recorrente.

Talvez a categorização do reino fungi estando fora do reino animal seja um erro conceitual e comer cogumelos seja o mesmo que comer testículo de boi.... além de ser carne ainda é a parcela de carne usada na reprodução 😭😭😭
Mas você come só o testículo, se é melhor deixar o boi vivo e só comer o testículo ou matar inteiro aí é questão de opinião.

Dica para pesquisa: Como fazer bois regenerarem testículos para ter carne infinita sem matar o boi, dar cancer pra ele.
 
@BlackCat e @AVKAruz NorûeAv, já pararam pra pensar nisso??
Recentemente, ouvi alguém comentar que um substrato de X kg "respira" tanto quanto um bebê de X meses. Isso me deixou bastante surpreso, mas logo depois acabei esquecendo kkkkk.

Nós nem somos vegetarianos, né? @AVKAruz NorûeAv @joaor, isso realmente complica o sistema.kkkk

Considerando que plantas também se comunicam, como mencionado neste artigo Plantas falam e emitem sons quando estão com sede, eu fico me perguntando sobre nossas escolhas alimentares.

Eu não consigo viver só de prana, poooow!!!! kkkkk. Então, na minha escala de escolhas, prefiro não me alimentar de seres que tenham sistema neural ou coração. Acabamos nos alimentando de seres vivos como plantas e fungos. É triste pensar que nossa existência possa causar algum tipo de sofrimento.

Pow, valeu, agora to triste kkk

Mas você come só o testículo, se é melhor deixar o boi vivo e só comer o testículo ou matar inteiro aí é questão de opinião.

Dica para pesquisa: Como fazer bois regenerarem testículos para ter carne infinita sem matar o boi, dar cancer pra ele.


kkkkkkkk

PS: em um universo alternativo os cogumelos tem uma discussão sobre se alimentarem ou não de humanos kkkk
 
Então, na minha escala de escolhas, prefiro não me alimentar de seres que tenham sistema neural ou coração

Uns anos atrás te mandei uma foto comparando alguns elementos da natureza, o micélio não só se parece muito com uma rede de neurônios como também funciona de maneira análoga. E se uma sequoia gigante consegue transportar nutrientes das raizes até suas extremidades, é o suficiente pra deixar nosso sistema vascular com inveja (principalmente o @Ecuador que tem pé frio por causa de má circulação).

Na minha escala de escolhas prefiro fazer igual o @AVKAruz NorûeAv e comer apenas o ** de quem tá lendo kkkkkkkkkkkkkkkk
 
Talvez a categorização do reino fungi estando fora do reino animal seja um erro conceitual e comer cogumelos seja o mesmo que comer testículo de boi.... além de ser carne ainda é a parcela de carne usada na reprodução
Mas ele é muito distante dos animais apesar de "semelhanças", por exemplo eles tem paredes celulares (traço em comum com plantas) invés de membranas celulares como o reino animal.

Fungos também não fazem fotossíntese como os animais e também guardam sua energia em forma de glicogênio, além de fazerem suas partes "duras" como quitina, assim como os animais.

Mas já vai parando por aí, essa comparação entre animais-fungos sendo colocada como o equivalente entre humanos-chimpanzés tá mais para humanos-corais (corais são animais, sabiam?):


Pelo que li rapidinho aqui os últimos ancestrais em comum entre fungos-animais foram a 1.1-1.5 bilhões de anos atrás, enquanto entre animais-plantas foram 1.6 bilhões, ou seja... na grande escala das coisas não faz muita diferença.

Colocar os fungos como mais similares a animais é factualmente correto, mas vamos considerar a analogia:

Animais com o RGB (255 , 0 , 0)

Plantas com o RGB (0 , 255 , 0)

E fungos com o RGB (2 , 0 , 255)


Fungos tem o RGB mais próximo de animais? Sim... Mas é meio irrelevante.
 
@joaor não só o micélio, o nosso sistema vascular mas tambem o nosso universo
@Ecuador que tem pé frio por causa de má circulação).
mano, esse "beef" do @Ecuador e @joaor eu racho o bico
Na minha escala de escolhas prefiro fazer igual o @AVKAruz NorûeAv e comer apenas o ** de quem tá lendo kkkkkkkkkkkkkkkk
O @AVKAruz NorûeAv é um grande sábio, para conseguir fazer com que as pessoas caiam nisso são anos de prática e eu tambem comi o c* de quem tá lendo.

:)
 
Andei pensando sobre isso esses dias... sobre como as hifas além de estarem filogeneticamente próximas, se comportam de fato como pequenos animais com comportamento social. Daí o que me deixou em choque mesmo foi refletir que o sabor característico dos cogumelos, o umami... é típico da carne 😨

@BlackCat e @AVKAruz NorûeAv, já pararam pra pensar nisso??
Sim, os indígenas não chamavam de carne dos Deuses atoa, realmente os cogumelos são grande fonte de proteínas.
 
Sim, os indígenas não chamavam de carne dos Deuses atoa, realmente os cogumelos são grande fonte de proteínas.
É um "erro" de tradução considerar Teonanacatl como "carne dos deuses", seria mais próximo de "cogumelo fantástico" ou "cogumelo intoxicante".

Aqui entra em detalhes da evolução do sentido de carne/cogumelo:

"Outra coisa a ter em mente é que Sahagún também expressa cautela com a raiz teo- porque até ele é forçado a admitir que nem sempre significa estritamente "deus", mas sim qualquer coisa que seja superlativa em bom ou mau. Então, tipo, uma espécie realmente grande de cacto, ou um corpo de água notavelmente grande, ou uma criança realmente boa ou má, tudo isso poderia ser descrito com a raiz teo- também."


Dá uma olhada em diversas palavras com o início "teo" em:

 
Colocar os fungos como mais similares a animais é factualmente correto, mas vamos considerar a analogia:

Meu deus, será esse o futuro da internet? Os cara nem se dá mais o trabalho de parafrasear o que sai do Claude kkkkkkkkkkkk

Fungos tem o RGB mais próximo de animais? Sim... Mas é meio irrelevante.

Colocar fungos como similares ao sistema RGB é factualmente correto, mas vamos considerar o seguinte mapeamento genético:

"If we compare the human proteins with the comprehensive fungal database, half (50.4%) of the human proteins have a fungal homologue at E ≤ 1 × 10−5. Using a more stringent cutoffof E ≤ 1 × 10−20, 29.9% of the human proteins have a sequence homologue in fungi."
Simplificando, metade do nosso DNA é compartilhado por fungos, sendo 30% ou mais provenientes do ancestral comum e o restante sendo produto da evolução paralela na mesma direção que nós. Pra fins comparativos, seguindo o mesmo critério de corte a nossa semelhança com galinhas é em média 60%.

E o argumento que tô levantando aqui não é o de que comer parentes próximos é errado, mas sim que os fungos possuem mais características e comportamentos análogos do que o senso comum indica, tanto que até o sabor guarda semelhanças com a carne.

Sei que se formos usar a semelhança genética como critério do que comer não vai restar nada pq as plantas tem parentesco tbm. Mas vale a reflexão antes da trip sobre o que estamos prestes a ingerir 🍆😭
 

Anexos

  • genome.pdf
    38.8 KB · Visualizações: 3
Meu deus, será esse o futuro da internet? Os cara nem se dá mais o trabalho de parafrasear o que sai do Claude kkkkkkkkkkkk



Colocar fungos como similares ao sistema RGB é factualmente correto, mas vamos considerar o seguinte mapeamento genético:

"If we compare the human proteins with the comprehensive fungal database, half (50.4%) of the human proteins have a fungal homologue at E ≤ 1 × 10−5. Using a more stringent cutoffof E ≤ 1 × 10−20, 29.9% of the human proteins have a sequence homologue in fungi."
Simplificando, metade do nosso DNA é compartilhado por fungos, sendo 30% ou mais provenientes do ancestral comum e o restante sendo produto da evolução paralela na mesma direção que nós. Pra fins comparativos, seguindo o mesmo critério de corte a nossa semelhança com galinhas é em média 60%.

E o argumento que tô levantando aqui não é o de que comer parentes próximos é errado, mas sim que os fungos possuem mais características e comportamentos análogos do que o senso comum indica, tanto que até o sabor guarda semelhanças com a carne.

Sei que se formos usar a semelhança genética como critério do que comer não vai restar nada pq as plantas tem parentesco tbm. Mas vale a reflexão antes da trip sobre o que estamos prestes a ingerir 🍆😭
Eu não tava argumentando que comer animais é errado (apesar de ser vegetariano).

E ei... Eu escrevi tudo sozinho, inclusive passei quase meia hora escrevendo essa merda, isso me faz um fracassado?

Análogo não é igual.

No fim das contas tu quer dizer que canibalismo é gostoso, é isso? Comi o balismo de quem tá lendo
 
Back
Top