umidificador barato

  • Autor do tópico ativador
  • Data de Início
A

ativador

Visitante
eu estava procurando umidificadores na rede e encontrei esta novidade, no site www.inovacaotecnologica.com.br, que acho pode ser útil para terrários baratos:D

Pesquisadores brasileiros criam umidificador de baixo custo
Thiago Romero
Agência FAPESP
06/10/2005

Um ventilador utilizado em computadores, uma caixa plástica e pedaços de um papelão especial. Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da Universidade de Brasília (UnB) precisaram apenas desses itens para criar um umidificador acessível a grande parte da população carente de cidades que sofrem com períodos de baixa umidade relativa do ar. Em Brasília, por exemplo, isso é bastante comum.

"Estamos dimensionando um aparelho eficiente para uso residencial que mostrou ser capaz de umidificar com qualidade um ambiente de até 27 metros quadrados", disse João Manoel Dias Pimenta, coordenador do projeto e professor do ENM, à Agência FAPESP. O umidificador popular da UnB funciona somente com água filtrada e em clima seco. O sistema de resfriamento da evaporação não é eficiente quando o ar está úmido.

Pimenta explica que os umidificadores convencionais vendidos em lojas de departamento custam em média R$ 250. O modelo criado pelos pesquisadores deverá ser vendido por R$ 70 aproximadamente. A previsão é que o produto seja patenteado e comercializado até o segundo semestre de 2006.

Além de ser mais barato, ele é mais econômico que o vendido no mercado, explicam os pesquisadores. O aparelho consome 3 watts/hora de energia, enquanto os comerciais chegam a consumir 40 watts/hora. "O único gasto com energia no nosso equipamento é para a movimentação do ventilador. O aparelho convencional consome bem mais energia por utilizar um conceito mais complexo, conhecido como ultra-sônico", diz.

Os testes realizados no Laboratório de Ar Condicionado e Refrigeração (LaAr) do ENM são animadores: o protótipo conseguiu aumentar a umidade de um ambiente de 15 metros quadrados de 40% para 80%. "O aparelho funciona basicamente pelo processo de evaporação da água filtrada. Então, quanto mais o clima estiver seco, melhor será a transformação do ar em vapor", explica Pimenta.

O pesquisador acredita que a invenção poderá auxiliar a população de baixa renda que sofre no período da seca com dores de cabeça, rinite, tosse e até pneumonia. O aparelho está entrando na fase de testes com pacientes com problemas respiratórios internados no Setor de Pneumologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O trabalho Desenvolvimento de um Sistema de Umidificação Evaporativa de Baixo Custo - Análise de Viabilidade e Otimização de um Protótipo, de autoria do jovem Eduardo Fontes Silveira, foi apresentado no 11º Congresso de Iniciação Científica da UnB.
sigam na :idea:
 

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
é uma notícia muito interessante, porém, só uma notícia né! :/
poderia ter alguma coisa explicando como fazer... e tb a foto tá mto pequena, aqui não consegui aumentá-la

se puder falar mais pra gente, ativador, seria legal! :) kem sabe nao seria mais uma coisa mto importante pros cultivadores que não dispõe de tanto dinheiro! :D

aguardo alguma resposta
vlw.
 

sonanoia

Cogumelo maduro
Membro Novo
Interessantissimo. Pirei, O principio é bem simples, Falta alguma informações como este papelão que é utilizado,

No mais, de ver esta pequena foto da para perceber que o principio é, que o papelao molhado em baixo leva a agua para seus niveis ,mais elevados por capilaridade ficando sempre humido,
Tem espaços entre os pedaços do mesmo por onde circula o ar que fica humido e sai por cima, onde deve haver furos.

Se alguem ficar interessado posso ver se encontro esse pesquisador da UnB, Se demorar a postar pode mandar MP que a cabeça é cheia de coisas e as vezes esqueço.
Abraço a todos
 

MuiLok

Artífice esporulante
Contribuidor
Um amigo meu falou que o primo dele disse que parece que o principio de funcionamento desse aparato é simples, tanto que ele funciona melhor somente quando a umidade é bem baixa.

O baixo nivel de umidade da atmosfera exterior faz com que a água depositada no fundo da caixa evapore, dentro do recepiente, sem furos em cima. O ventilador, quando acionado, puxa essa umidade disponível na atmosfera interior ao recepiente, para o ambiente externo.

Se a umidade não for tão baixa, tipo, uns 65-70%... ele não funciona por não ter umidade disponível no seu interior.

Quando ao papelão, essa é a charada. Especial porque não apodrece, ou talvez dure mais, não possui cola quimica, tem grande capacidade de absorção de água, e é estável. Algo do tipo.

Muito funcional, porém limitado para uso em cultivos, pelo menos em algumas regiões. Belo post!!!

paz e luz!
 

mofo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
:luz: Isso me deu uma idéia!
 
Superior