Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Umidade na Incubação! (Resolvido)

Trevis

Primórdia
Membro Ativo
20/09/2016
174
24
Olá Pessoal!

Estou com 4 copos sendo incubados. Dentro do isopor tem um aquecedor de aquário (numa garrafa de 500ml) à 28Cº e um Higrômetro, marcando sempre 99%!

Logo que coloquei pra incubar (ontem 20/09) não tinha mais papel alumínio, então fiz a cobertura com papel manteiga e papel toalha. Hoje pela manhã percebi que eles ficaram molhados, então troquei de papel enquanto ia comprar o laminado.

Ainda agora com o laminado, sinto ele úmido em dois copos e o marcador mantém em 99%.

OBS: De Ontem pra hoje de manhã a garrafa derramou água, mantendo tudo úmido mesmo, mas agora não mais, ela aparentemente não derrama mais.

O que devo fazer? Será que são os copos "suando" através dos furos cobertos com micropore? Tem algum problemas abrir de vez em quando pra conferir essas coisas?

Obrigado a todos! Qualquer compartilhamento de experiência será bem vinda
 
Última edição:
fiz a cobertura com papel manteiga e papel toalha. Hoje pela manhã percebi que eles ficaram molhados, então troquei de papel enquanto ia comprar o laminado.

Não é assim quen funciona. :facewall:

Papel manteiga e papel toalha não servem para lacrar os copos. Como você esterilizou, se é que esterilizou?

E uma vez que você abriu os copos para trocar o papel, a esterilização já era.

Leitura recomendada:
https://teonanacatl.org/wiki/inoculacao/
x
https://teonanacatl.org/wiki/incubacao/

https://teonanacatl.org/biblioteca/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.37/
 
Upvote 0
Não é assim quen funciona. :facewall:

Papel manteiga e papel toalha não servem para lacrar os copos. Como você esterilizou, se é que esterilizou?

Acho que minha explicação ficou confusa.

Eu mantive a primeira proteção, com papél alumínio duplo, onde fiz os furos e tapei com micro póre. Pra nao deixar os furos expostos, eu cobri com papel manteiga enquanto não tinha o papel alumínio. Agora já estão com a camada original que foi à PP, mais uma camada solta de papel alumínio cobrindo o copo.

A minha dúvida persiste agora que está igual a todos os tutoriais que olhei na internet:

O Higrômetro marca 99% dentro da caixa de Isopor. Isto quer dizer algo?
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Entrei em contato com a empresa que me enviou a Seringa e segui a recomendação dele:
Coloquei um tira mofo(tira Umidade) dentro do isopor e irei acompanhar a cada 48h para verificar a umidade!
 
Upvote 0
Você está confundindo a palavra 'inoculação' com 'incubação'. Você não deve manter a umidade da incubadora alta, ela deve estar alta porque você não selou a saída da garrafa que está com o aquecedor com o aquecimento a água fica evaporando. Você tem que fechar bem o gargalo da garrafa com fita isolante ou o que preferir.
 
Upvote 0
Você está confundindo a palavra 'inoculação' com 'incubação'.

Realmente, desculpa a confusão.

Fechei o maximo que pude. Coloquei algumas camadas de fita isolante.

Espero que com o anti-mofo a umidade não seja mais um problema.

Assim que conferir, eu posto como está a umidade. VALEU!!
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Higrômetro marca 99% dentro da caixa de Isopor. Isto quer dizer algo?

Até onde sei a umidade externa aos copos não influi na colonização, então esteja 10% de umidade, esteja 99% de umidade, a colonização não será afetada apenas por isso. :coffee:
 
Upvote 0
Boa @ExPoro! Meu medo (nóia por querer achar um erro) é que à "10%" sugue o ar de dentro dos copos, e que a "90%" acumule água na entrada, permitindo a criação de outros organismos que possam ser danosos.

Mas vamos lá, daqui a pouco posto como tá e se vai dar problema ou não.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Se os furos estão tapados com micropore, não é necessária nenhuma proteção adicional.

Mas umidade na incubação (por fora) é ruim sim, porque pode criar microorganismos por fora do copo. Mesmo que não contamine durante a colonização, pode contaminar depois.

Qual a temperatura ambiente aí? Se não estiver abaixo dos 20 ºC você pode simplesmente deixar de lado a garrafa com aquecedor, e manter os copos em local razoavelmente ventilado, que não vai acumular umidade.
 
Upvote 0
Qual a temperatura ambiente aí?

Salvador fica em torno de 25~28 ºC.

Com o redutor de Umidade baixou pra 86%.

Estou conferindo a temperatura sem precisar abrir a caixa agora :fotogenico:.

Estou mantendo em torno de 28ºC(apesar de que no termostato está setado para 31ºC), ja que como li por aqui, a temperatura dentro do copo é maior que fora, e não quero super aquecer os copos.

Agora só me resta segurar a ansiedade e deixar para conferir apenas em alguns dias. Caso esteja com a umidade elevado, eu sigo sua recomendação, @Salaam`aleik.
 

Anexos

  • Termometro.jpg
    Termometro.jpg
    25.8 KB · Visualizações: 14
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Eu tive esse Problema na incubação. A humidade ficava muito alta... Depois eu percebi que era porque não tinha selado bem a garrafa com o termostato. A garrafa parecia bem selada mas quando eu apertava saia água.. Pouca mas saia.. Se a garrafa não ficar muito bem selada vai ter sempre humidade na incubadora.

Um abraço,
Dingo.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0

Meu cogumelo precisa de 26~30 ºC (no papel diz 26~28 e no site 28~30 ºC).

Com a parte de cima à 28ºC, lá em baixo deve estar a 26~, já que ar quente sobe, e o termometro tá na tampa.

Ainda assim, mudei o termo pra 30ºC, sabendo que acima disso é impossível que fique, estando assim na temp máxima de inoculação.

@Dingo, vou usar disso ao meu favor, quando for pro terrário aniversariar, eu deixarei a garrafa destampada e o termo em uns 28ºC pra fazer a agua evaporar e continuamente umidecer o ambiente!
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Tudo indo como sonhado, Temperatura mantida entre 27 e 28, umidade em torno dos 75%!
 

Anexos

  • 20160924_095326.jpg
    20160924_095326.jpg
    79.1 KB · Visualizações: 24
Upvote 0
Na minha cidade a temperatura é bastante semelhante a tua, na incubação eu somente coloquei os copos numa caixa de sapato e caso a temperatura caia muito (as vezes cai para 22ºC), eu coloco a caixa atras da geladeira.

@Dingo, vou usar disso ao meu favor, quando for pro terrário aniversariar, eu deixarei a garrafa destampada e o termo em uns 28ºC pra fazer a agua evaporar e continuamente umidecer o ambiente!

Tenha cuidado pra não esquecer de repor a água da garrafa quando diminuir o nível.
 
Upvote 0
@psilosun , estou seguindo mais a risca as temperaturas. No topo da caixa está à 28ºC, lá em baixo deve estar por aí também, e dentro dos potes deve estar 3ºC a mais (como li em alguns tópicos aqui), então está em torno dos 31ºC.

Amanha farão 7 dias, irei conferir novamente, imagino que à essa temperatura eles se desenvolvam rápidos
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
- Resolvido -
:)
Com a tira mofo lá dentro, dota a água que evapora da garrafa vai pra ele, e é mantido o ambiente em 70%, estável e agradável.
 

Anexos

  • IMG_0464.JPG
    IMG_0464.JPG
    106.8 KB · Visualizações: 12
Upvote 0
Pessoalmente não colocaria tira mofo na incubadora porque ( posso estar a dizer uma parvoíce, é só a minha opinião) pode acabar por " roubar" a humidade do substrato onde o Micelio vai crescer.
Mais uma vez, isto é só a minha opinião.
Abraço, Dingo.
 
Upvote 0
Com os copos selados, ou mesmo com os furos tapados com micropore, essa discussão é meio bizantina, como já apontado antes.

O substrato não vai secar.

E se a preocupação é que possíveis microrganismos prejudiciais cresçam na parte externa dos copos/potes, devido à alta umidade, é só limpar bem logo antes de aniversariar. O que sempre faço, vendo ou não algo suspeito.
 
Upvote 0
pode acabar por " roubar" a humidade do substrato
Então @Dingo, pensei o mesmo, mas com o ambiente à 70% não está seco. Seria o mesmo que deixar em uma caixa de sapato por exemplo.
Como os micélios estão se desenvolvendo bem, to confiante no que @Ecuador disse
O substrato não vai secar.
.
E ainda tem a garrafa que tá deixando evaporar umidade pro ambiente. Sem ele seria possível secar demais o ar e os copos.
Valeu pessoal! :coffee:
 
Upvote 0
Back
Top