Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

umidade não aumenta

zeudamata

Esporo
Cadastrado
24/10/2020
8
2
24
estou no 2dia do aniversario e comprei hoje meu termohigrometro para monitorar a temperatura e umidade do meu terrario
instalei o termohigrometro com a sonda dentro do meu terrario que pela aparencia esta bastante umido nas laterais da caixa organizadora pois esburrifei agua potavel dentro e coloquei duas garrfinhas de agua congelada para abaixar a temperatura que aqui em Manaus esta muito elevada, so que o meu termohigrometro esta dando dados que esta me deixando preocupado.
A Umidade esta marcando abaixo dos 80% e nao consigo elevar mais ela, o maximo que consegui foi 85% e nao manteve por muito tempo, nao sei oque pode esta acontecendo, me ajudem


WhatsApp Image 2020-12-03 at 15.22.35.jpeg termohigrometro com os dados que me deixaram preocupados




WhatsApp Image 2020-12-03 at 15.22.35 (1).jpeg terrario por dentro




WhatsApp Image 2020-12-03 at 15.23.42.jpegterrario por fora com aparencia bastante umida
 
O gelo dentro do terrário faz a umidade diminuir de forma significativa. Eu vi em algum tópico um membro sugerir baixar a temperatura colocando uma garrafa congelada dentro de uma sacola e em cima da tampa do terrário. No seu caso eu tentaria tirar as garrafas congeladas de dentro do terrario e colocaria elas do lado de fora, fazendo meio que uma proteção de gelo ao redor do terrario todo (com mais garrafas congeladas) e juntamente com aquela em cima da tampa, claro.

Mas não posso afirmar a eficácia disto pois nunca experimentei e também comecei a cultivar a pouco.
Mas posso afirmar com certeza que o gelo tende a diminuir a umidade. Boa sorte e bom cultivo.
 
Última edição por um moderador:
Esse termohigometro pode estar medindo a umidade de FORA do terrario, o meu tbm não subia dos 80 por nada.... o sensor dentro do terrario do mede a temperatura dele.... o meu está marcado 61% e esta cheio de frutos os bolos
 
O gelo dentro do terrário faz a umidade diminuir de forma significativa. Eu vi em algum tópico um membro sugerir baixar a temperatura colocando uma garrafa congelada dentro de uma sacola e em cima da tampa do terrário. No seu caso eu tentaria tirar as garrafas congeladas de dentro do terrario e colocaria elas do lado de fora, fazendo meio que uma proteção de gelo ao redor do terrario todo (com mais garrafas congeladas) e juntamente com aquela em cima da tampa, claro.
Mas não posso afirmar a eficácia disto pois nunca experimentei e também comecei a cultivar a pouco.
Mas posso afirmar com certeza que o gelo tende a diminuir a umidade. Boa sorte e bom cultivo.
certo eu vou tentar essa alternativa de mais garrafas de gelo ao redor e nao dentro do terrario

Esse termohigometro pode estar medindo a umidade de FORA do terrario, o meu tbm não subia dos 80 por nada.... o sensor dentro do terrario do mede a temperatura dele.... o meu está marcado 61% e esta cheio de frutos os bolos
entao eu posso esperar pra ver como prossegue com essa medição, ja que pela aparencia a caixa organizadora esta com as goticulas de agua nas paredes, eu andei pensando em trocar a argila expandida por perlita expandida, tenho uma outra caixa organizadora e posso fazer a troca dos bolos rapidamente, para ver se com a perlita pode aumentar a umidade, posso fazer isso ???
 
certo eu vou tentar essa alternativa de mais garrafas de gelo ao redor e nao dentro do terrario


entao eu posso esperar pra ver como prossegue com essa medição, ja que pela aparencia a caixa organizadora esta com as goticulas de agua nas paredes, eu andei pensando em trocar a argila expandida por perlita expandida, tenho uma outra caixa organizadora e posso fazer a troca dos bolos rapidamente, para ver se com a perlita pode aumentar a umidade, posso fazer isso ???

Eu acho que não há essa necessidade de trocar a argila pela permita, pelo que li aqui acho que tanto faz um ou outro. Na próxima faz com ela desde início, agora gostei da sugestão do Texugo de usar um prato pra cada bolo, tbm estou usando uma forma grande vou trocar após essa colheita.
 
Última edição:
kkkkkk

Se tá umido dentro é pq tem umidade ... as gotas nas paredes já diz tudo ... pra que garrafa com gelo?

Olha la no out ... a temperatura ta boa ... pode até esquentar um pouco.

se quiser ... arruma um suporte tipo uma caneca de leite e coloca de ponta de cabeça dentro do terrário e um pedaço de papelão em cima ... sob o papelão coloque o termohigro e deixe lá por uns 30 minutos só pra tirar dúvidas.

Ao meu ver está perfeito e na situação que eu queria que estivesse aqui ... o meu ta seco ... talvez pau na tampa ...
 
Back
Top