Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Umidade demais dá problema????

  • Criador do tópico smeagol
  • Data de início
S

smeagol

Visitante
Bem, primeiro vou explicar como é meu terrário, é um aquário que tem as seguintes medidas 70x30x30, fiz uma estrutura com cano pvc e tela para manter o bolo a uns 15cm de altura, coloquei uns 10 cm de água e coloquei uma bomba submersa, na água coloquei um aquecedor que mantém a temperatura média da água a 33ºC o aquário fica tampado com seu vidro e a troca de ar é feita pela bomba que puxa o ar de fora do aquário, acontece que na tampa do aquário a água começou a condensar e também em volta do bolo parece que tem uma gotículas de água. Para tentar solucionar o problema deixei o aquário com só uma tampa, mas a água continua condensando e caindo alguns pingos sobre os bolos, coloquei 3 bolos no aquário e 2 frutificaram , um deu somente cogumelos miúdos e fraquinhos, outro que fiz um case com vermiculite deu uns cogumelos um pouco maiores, ambos estão no 1º flush.
Gostaria de saber se houver muita umidade prejudica os bolos (eles não parecem que estão compactados), e tbm se alguem tem alguma idéia que possa me ajudar a ter cogumelos melhores ????
( logo vou arrumar uma máquina pra postar fotos)
Abraço a todos
 
Alta umidade na fase de pinning é importante e bem-vinda, assim como nos entreflushes. Do nascimento de pins à maturidade do cogumelo recomenda-se baixar os níveis de umidade.

Produzir bons cogumelos não é tão simples. Mesmo seguindo à risca os parâmetros de crescimento básicos, ainda há outros parâmetros que auxiliam numa melhor produção como strain, substrato e umidade do ar, por exemplo.

Se os seus cogumelos nasceram fracos, compare suas condições às da PF Tek e tire as conclusões do que possivelmente vc fez errado.

Sorte!
 
Olá, também estou com um problema semelhante. Meus cogus nascem pequenos. Porém, o micélio ainda não tomou conta totalmente do bolo. Estou criando Stropharia e Pscilocibe juntamente na mesma caixa. Evito que as gotículas da tampa caiam diretamente no bolo usando um aparador. Além da bombinha, borrifo água de manhã e à noite. Gostaria de saber se há necessidade de uma lampada acesa dentro do casing, e quanto tempo ela deve ficar ligada? Como meu sibstrato é a propia bosta que peguei no pasto, há algo que posso colocar nela para aumentar a força dos cogus? Por úlktimo, não consegui acessar a página do PFtek indicada abaixo, há como mandá-la pro meu email (andersonluis@yahoo.com)? VALEUUUUUUUUUU

NeuroFX disse:
Alta umidade na fase de pinning é importante e bem-vinda, assim como nos entreflushes. Do nascimento de pins à maturidade do cogumelo recomenda-se baixar os níveis de umidade.

Produzir bons cogumelos não é tão simples. Mesmo seguindo à risca os parâmetros de crescimento básicos, ainda há outros parâmetros que auxiliam numa melhor produção como strain, substrato e umidade do ar, por exemplo.

Se os seus cogumelos nasceram fracos, compare suas condições às da PF Tek e tire as conclusões do que possivelmente vc fez errado.

Sorte!
 
Isso que vc tá fazendo não é casing e nem a bosta é um bolo! :eek:

No seu caso não dá pra usar o mesmo esquema de cultivo indoor. Não tenho experiências em cultivo em bosta, mas eu no seu lugar botava essa bosta no solo só cuidando para que ela não fique muito seca, tentando manter as mesmas condições de onde ela foi retirada.

Alguns colegas do fórum podem te ajudar mais.
 
Reparei que o meu bolo que já está a frutificar, tem em algumas zonas, um ligeiro amarelado. Queria saber se isso é normal, e\ou se é provocado por água que cai sobre o bolo. Não existe nenhum tipo de cheiro estranho.
Fica aqui uma foto do respectivo bolo, a mancha pode ser vista a meio do bolo, no centro.
indisp.png
 
Olha, smeagol, se a temperatura do seu terrário for qse igual À da agua, i'm sorry, mas pra frutificação o bolo requer uma temperatura média de 26º graus, naum 33º (um cold-shocking)... mas me diz, vc está deixando eles na luz por qto tempo?

Paz
 
Caro,
Seu problema reside na temperatura interior do terrario... ja tive um problema exatamente igual...
Procure usar o aquecedor dentro de um pote com agua e nada mais para manter a umidade dentro do terrario. O pote pode ser um tupeware de uns 250ml.
A bombinha de agua tbm aumenta a temperatura... nao recomendo.

Nesta epoca de calor (pelo menso aqui em Sampa), o cultivo está muito dificil, pois meu terrario é pequeno e a temperatura do pote com aquecedor dita a temperatura do interior do terrario - sucks!!! A temperatura ideal para frutificar e manter os cogus é de 25º ou mais baixa.
Meu exito somente ocorreu qdo usei um pote pequeno (100ml) com o aquecedor dentro, mas encontrei outro problema... tinha q colocar agua nele todos os dias...
Saudade do meu terrario anterior, bem maior... nunca tive problemas com umidade usando um pote de 300ml com aquecedor de 2,5w dentro. A nao ser pelo fato dos pingos d´agua devido a condensacao no topo do terrario, mas isso nunca foi um problema visto que sempre mantinha o terrario limpo então as gotas que caiam nao me causavam transtornos
 
Back
Top