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uma religião

Ou seja - aconteceria o que já acontece no dia- dia de muita gente que vive no mundo ral nao é?
Injustiças como vc sai pra trabalhar e deixa sua esposa e seu filho em casa e entra um crackeiro e a mata/estupra?
Mas cara já existe a religião e nao existe controle.
Talvez se tudo tivesse sido REAL desdo começo essas porcarias nao acontecessem.
Entendeu meu ponto?
deus está lá pra eles e eles estão pouco se lixando pois NAO TEM FÈ.
droga é RELIGIAO.
:D


Não se conhece cultura tradicional sem alguma manifestação mística/trancendental. E como somos gregários por natureza, isso costuma virar uma religião mais ou menos organizada.

Assim como as hierarquias sociais (ou os governos), a religião parece ser um traço inseparável dos humanos. Mesmo nos tempos modernos os ditos ateus ou agnósticos, quando se referem à sua teoria econômica ou social predileta, frequentemente se comportam de modo semelhante aos religiosos. Em certo sentido trocam a religião por uma crença não devocional.

E a religião tem lados agradáveis e outros nem tanto. Mas duvido que possa ser classificada como droga (em qualquer sentido).
 
Não se conhece cultura tradicional sem alguma manifestação mística/trancendental. E como somos gregários por natureza, isso costuma virar uma religião mais ou menos organizada.

Assim como as hierarquias sociais (ou os governos), a religião parece ser um traço inseparável dos humanos. Mesmo nos tempos modernos os ditos ateus ou agnósticos, quando se referem à sua teoria econômica ou social predileta, frequentemente se comportam de modo semelhante aos religiosos. Em certo sentido trocam a religião por uma crença não devocional.

E a religião tem lados agradáveis e outros nem tanto. Mas duvido que possa ser classificada como droga (em qualquer sentido).

E quais das culturas tradicionais deram certo até hoje?
E qual governo é justo e correto hoje em dia? deu certo também?
 
E quais das culturas tradicionais deram certo até hoje?
E qual governo é justo e correto hoje em dia? deu certo também?


Depende do que você entende por dar certo.

Quanto a governos justos e corretos, não acho que devemos começar a analisar o problema por aí não. Primeiro temos que olhar as pessoas.

Até hoje não conheci ninguém totalmente mal, nem ninguém totalmente bom. Se somos todos luz e sombras, como podemos exigir de sistemas feitos por e para nós a perfeição?

Mas eu acho que ela está lá, de um modo que não conseguimos perceber, com a nossa percepção também eivada de luz e sombra. O transcendente está acima do certo e do errado.
 
Depende do que você entende por dar certo.
...........

Até hoje não conheci ninguém totalmente mal, nem ninguém totalmente bom. Se somos todos luz e sombras, como podemos exigir de sistemas feitos por e para nós a perfeição?
.......

Certo - o que faz bem a todos, e nao agride a nossa plataforma bio-social.

Perfeiçao é impossivel, mas JUSTIÇA deveria ser obrigatória.
Portanto - bom seria algo que nao agride a natureza, nao agride a raça humana e que divida justamente os frutos da tecnologia com todos os habitantes.
ou seja
hoje em dia nao chegamos nem perto disso pelos metodos tradicionais, e nao acredito que apenas uma revoluçao mudaria isso.
o mundo NAO é cor-de-rosa.
mas nem é preto e branco totalmente.
 
Certo - o que faz bem a todos, e nao agride a nossa plataforma bio-social.


Pense bem no relativismo disso. Não faço idéia do que você quer dizer por plataforma bio-social, mas aposto que a do Bush é diferente da do Chavéz ;)

E assim são as demais opiniões humanas. O que faz bem a todos? Não sofrer, por exemplo? Ou outra definição qualquer de bem estar?





Perfeiçao é impossivel, mas JUSTIÇA deveria ser obrigatória.
Portanto - bom seria algo que nao agride a natureza, nao agride a raça humana e que divida justamente os frutos da tecnologia com todos os habitantes.
ou seja
hoje em dia nao chegamos nem perto disso pelos metodos tradicionais, e nao acredito que apenas uma revoluçao mudaria isso.
o mundo NAO é cor-de-rosa.
mas nem é preto e branco totalmente.


Uma coisa é impossível mas outra é obrigatória? Ou a a justiça obrigatória não seria perfeita?

Pelo que você escreve, creio que vejo a natureza de modo diferente do que você. Nós não estamos aqui e a natureza lá. Nós somos parte dela. Por isso somos desse jeito. Competidores, ora egoísta ora altruístas, ora coerentes ora não. E claro, expansionistas. Esse é o nosso lado biológico. Mais natural impossível.

Divisão igual é uma utopia. Você acredita em utopias?
 
A natureza me parece bem pouco "justa". É justo o lobo mais lento comer menos (e ficar mais fraco) depois que termina a caçada? É justo o animal que está doente e corre mais devagar ser devorado pelos predadores? É justo o filhote que tem a mãe mais forte receber leite e proteção de melhor qualidade? É justo ser parasitado, apodrecido, etc?

Acho que justiça é uma criação humana extremamente dependente de referenciais pessoais... espero que existam coisas mais importantes do que ela...

http://pt.wikisource.org/wiki/Assim_falou_Zaratustra/Das_Tarântulas

Talvez a justiça também seja uma droga, acredito que em nome dela foi feito tanto ou mais mal do que em nome da religião.
 
A parede e a verdade


Quer fazer a diferença?
Construa uma parede.
Quer mudar o mundo?
Pinte sua parede de amarelo manga.
Quer ensinar o tom certo?
Escreva a teoria do amarelo manga
na parede.
Quer que todos leiam?
Coloque a parede no meio da rua.
Quer transformar sua teoria
em religião?
Fale mal da parede dos outros.
Quer ser considerado messias?
Diga que construiu a parede do nada.
Quer que todos acreditem nisto?
Esconda os tijolos com massa corrida.
Quer criar uma franquia?
Escreva o livro da construção
da parede.
Quer ter muitos franqueados?
Diga que é pecado construir paredes diferentes.
Quer que os franqueados acreditem?
Diga que do outro lado da parede
é o inferno.
Quer se sentir poderoso?
Sente-se no topo da parede.
Quer fingir que é humildade?
Olhe para baixo.
Quer saber a verdade?
Observe sua parede.


Marcelo Ferrari

abeinart.org_artists_oleg_korolev_gallery_oleg_korolev_2.jpg
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Fala Basidioma.

Como você mesmo falou, cada um é diferente, e crenças são crenças, com todo o respeito.

Mas, fale uma coisa:

sobre alma, espírito: o cogumelo ainda não lhe deixou claro a existência de um plano espiritual para você? Como você encara as experiências? Há algum aprendizado, ou você julga ser muito cedo para isto? Sente que existe algum caminho a percorrer, ou é só uma alteração momentânea de sua consiência, depois você volta a ser o mesmo? Há alguma mudança benéfica que você possa sentir?

Saudações cogumelísticas:)

então muilok talvez as trips que eu fiz por ter usado eles como "droga" e não como atividade filosófica, acabei não tendo, muito esta essência, inclusive é o que busco. Por isso abri este tópico, quero ir atraz exatamente destas respostas....abraço camarada, gostaria de agradecer o andamento deste tópico obrigado geral, estas opniões estão fazendo minhas idéias jorrar, estou com mais dúvidas do que quando abri este rsrsrsrsrs. Adoro quando isso acontece.




Acredito que o homem quando desenvolveu a inteligência, ainda levou consigo sentimento de territorialismo e conservadorismo, também começou a questionar sua própria origem e dái saiu o sentimento de justiça e de posse, e, com a encefalização permitiu ainda que ele manipulasse seus ideiais assim também surgiu o egoismo.
Dá mesma forma que o homem fez religião para explicar a vida também fez ciência mas antes nos primeiros humanóides e primatas tinhamos os fortes roubando os fracos, e quando os fortes dormiam eram roubados pelos fracos. Ocorriam mortes indiscriminadamente... até que um ser pensante, mudou isso: fazendo "Direito Primitivo", desta forma surgiram os povoados, quem assistiu o filme do mel gibson APOCALYPTO pode entender melhor este desenvolvimento. Hoje acho que o meu certo as vezes pra vocÊ não é, e o seu errado as vezes não é o meu errado. O que é ser louco para mim as vezes pra vocÊ não é....
 
Hehehe, acho que depois de algumas experiências ninguém mais acredita em "normalidade"!

Existem apenas loucuras compatíveis e incompatíveis...
 
A Origem do Universo

A origem do universo, ispirou incontáveis mitos de criação no passado e inspira muita ciência no presente. DE fato, todas as culturas relatam, de um forma ou de outra, uma historia de criação do mundo. A cultura moderna tão influenciada pela ciência, não é uma excessão. Essa necessidade que temos de Explicar a origem de tudo, incluindo a nossa, não escapa aos cientistas. E, muito da crise que existe entre ciência e religião vem justamente da desnecessária colisão enre (ou, melhor, versões) religiosa da origem do cosmo e da vesão científica.

Entram os cientistas, especialmente os cosmólogos modernos, atribuindo ao Universo propriedades quantitativas e explicáveis por meio de leis naturais como o modelo comsmológico conhecido como Big Bang que localiza a criação do Universo no tempo ( mas não no espaço) e por outro lado as religiões dizem respeito a totalidade da vida. Por milhares de anos as pessoas tem buscado o sentido e a verdade de sua propria natureza e do universo; as religioes que lidam com a titalidade da vida e morte humanas, resultam dessa busca. Mesmo as Ciências naturais eram originalmente religiosas; somente nos ultimos trezentos anos religião e ciência se separam como caminhos. Vemos as religiões hoje como comunidades de pessoas que compartilham prática e crenças (geralmente em Deus ou deuses), que se reunem em construç~eos especiais para o culto ou meditação e que vivenciam o mundo de maneira especial. Sabes-se que mais trÊs quartos da população mundial considera-se pertencente a uma religião, independente do pouco ou muito que a praticam. Afinal, ambos falam de um inicio de tudo, antes do que o tempo não existia. Esse tipo de comparação só geera confusão e animosidade entre cientistas e pessoas de fé.

Por outro lado, os cosmólogos que dizem entender a origem do universo nã oestão sendo honestos. Antes de mais nada a teoria que descreve a expansão do Universo usada em cosmologia, a teoria da relatividade geral de Einsten, tem, como qualquer teoria física, limite de validade. Ela deixa de ser válida quando a matéria atinge densidades inimaginavelmente altas, possíveis bem perto do tempo "t=0". Se o universo está em expansão, e as galáxias estã ose afastando cada vez mais, ao voltarmos no tempo estarão cada vez mais proximas. Perto do "t=0", a matéria estaria espremida em volumes tão pequenos que sua densidade e temperatura seriam enormes.

A relatividade geral deixa de funcionar e temos de usar outra teoria. Mas qual? Existem versões diferentes, mas todas misturam ideias da mecanica quantica, que estuda a física atômica e subatômica-no universo primordial, a fisica do muito pequeno passa a ser fundamental. Uma das versões chama-se super cordas, outra cosmologia quantica. Ambas ainda incompletas, se bem que muito sugestivas. Vamos supor que, um dia, tenhamos uma teoria fisica da origem do universo. sErá que ele explicara o mistério da criação?? Eu acredito que não: esta será uma resposta cietífica da questão, e portanto, calcada em leis naturais e conceitos. Podemos sempre perguntar de onde vêm essas leis e conceitos.
Acredito que a melhor atitude com relaçã oao mistério da criação é a de complementaridade: a ciência oferece um relato, a religião, outro ( vários). È importante aceitar que ambos tem limitações, que não tira em nada sua beleza e importância.

A qualquer dia ou existência seremos obrigados a conhecer quais são as idéias sobre origem do universo e acredito para aqueles que estão lendo estes escritos chegou o momentode mergulhar dentro de si para poder sentir a plenitude da interação entre o macrocosmo e microcosmo a relação entre o homem e o Universo, faço a opção de me basear nos princípios do amor, do respeito para qualquer principio de vida e da liberdade de todas as ações imagináveis para acalcarmos a nossa plenitude, contudo estou aplicando as leis dos principios herméticos que sempre explanram que o todo esta em tudo.

Deus( seja ele como for que imagine) se manifesta por meio do amor, e a maior prova disso é o fato de estarmos aqui, agora, tentando, ainda que ingenuamente, entender as verdades intrísicas à criação. Essa criação nos sustenta e nos dá a vida, enquanto consciências manifestando temporariamente uma forma física ou espiritual.

A ciência terrena tenta provar teorias magnífias, através de dados concretos e mensuráveis, esquecendo-se de que por traz das manifestações existentes na natureza não existem forças mensuráveis, já que estas são grandes e infinitas demais para caberem nos calculos restritos de um mero homem, dito cientista, encaixando em um contexto que ainda nã olhe permite vislumbrar a magnífica beleza da criação. Ele se esqeuce de muito antes de se medir grandezas desse nível, é preciso senti-las em sua plenitude.

Porque um cientista, com todo o seu conhecimento, não consegue medir forças como o amor, a nobreza, o perdão, o sopro da vida???? porque lhe falta sentimento!! falta-lhe o aspecto da cumplicidade com aquilo que ele pesquisa. Não adianta calcular e medir quando não existe identificação entre quem estuda e quem está sendo estudado.

È nesse ponto que muitos cientistas falham e nã oconseguem encontrar repsotas para fatos que a natureza acontecem espontaneamente, sob orientação de uma força maior, intrísica de tudo.

Quando pesquisa, o cientista deixa de procurar em si memso a essência que leva À manifestação daquelas foraças que ele tenta medir com instrumentos cada vez masi avançados, mas que não tem inluência dereta do sopro vital que nós denominamos cosciência.

O sopro vital que move um cientista em suas pesquisas é o mesmo que move um iogue, um sadu ou um swani a realizar fatos considerados milagrosos por aqueles que não entendem seus principios.

Então porque um cientista ,em pleno final do seculo XX, com todo o manancial de conhecimento e tecnologia, não conseguiu explicar como um swani é capaz de dar a vida a um ser já morto, como ele é capaz de enxergar o futuro em nível cognitivo, como ele é capaz de curar doenças consideradas incuráveis???

O cientista não consegue explicar tais fatos porque ele próprio não se identifica com as forças que atuam na natureza para produzir esses acontecimentos. Portanto, seu conhecimento se torna vazio, sem o conteudo do sentimento que levaria a uam total identificação com a natureza e , por conseguinte, a resposta e descobertas mais valorosas.

A junção do conehcimento científico com o lado não- material de um conhecimento muito profundo seria o ideal para uma evolução mais harmoniaosa do planeta. sEm a união de experiÊncias não existe um resultado engrandecedor, apenas calculos e teorias vazias, qu podem até trazer benefício imediato, mas que em longo prazo, só servem para causar danos ao planeta e ai homeme.

O cientista que é habil pesquisador e tem acesso a mecanismo altamente avançados, mas se nega a admitir o lado espiritual e cosmoético de suas pesquisas, agem como uma criança muitoo inteligente que ao brincar com um kit cientifico, que lhe foi dado, pelo pai, acaba construindo uma bomba perigosa prestes a destruit ela mesma e o ambiente que o cerca. Pior ainda quando esta criança conta com a ajuda de colegas ricos, dispostos a lhe oferecer mais dinheiro e equipamentos para que ela possa descobrir bombas cada vez mais sofisticadas e destrutivas. A essa criança, ainda em formação, falata discernimento e a compreensão de que seus atps nã ocondizem com o caminho harmoniosos da criação.

O antidoto para corrigir esta flaha se chama amor. Aquele que ama verdadeiramente acaba percebendo que um ato falho prejudica não apenas a ele , mas todos ao seu redor, já que todos fazemos parte de uma mesma forma ou principio.

Nesse momento consciencial, essa criança-cientista passa a se identificar com a essência de suas pesquisas, com todos e com tudo que o cerca. Ela se sente parte de um todo que ela ainda nã oconsegue explicar, mas indiscutivelmente que existe. È nesse moemento que surgem os cientistas-espiritualistas, preocupados em pesquisar as forças sutis do universo, de modo a criar uma vida melhor em todos os sentidos. Ainda que sejam poucos, diante do contexto terreno de egoísmo e ambição, eles representam uma base importante daquilo que poderá nascer como ciência no futuro.

Você, que é ou não cientista, tambpem pode atuar neste contexto de mudança e conscientização. Expanda seu sentimento de AMOr Pela criação, e estará agindo inteligentemente, de modo a contribuir com a harmonia universal. Lembre-se de que vocÊ é um agente ativo no cosmo e, como tal, tem responsbilidade. Encare-as como experiÊncias de vida e de crescimento interior. O universo inteiro agradecerá a presenteará com um amor infinito, com certeza não mensurável pelos aparelhos científicos........ Acredito nos Cientistas desta comunidade por isso tive paciência de digitar um texto tão grande apesar de nem ter percebido enquanto surfava nas palavras.....
 
Gostaria de ver um "milagre" ou uma manifestação dessas que você cita... até hoje só vi charlatões ou coisas com explicação plausível.

Para mim, espiritualidade está mais para uma "psicosofia" do que para misticismo, religiosidade, ocultismo, etc. Enfim, espiritualidade não necessita do sobrenatural para ser praticada.

Por exemplo, quanto à hipótese de transmigração de almas, também chamada de reencarnação ou renascimento (conforme o foco que se dê).

Se reencarnação existe, então o que importa é o agora, porque ele é a soma do passado e a semente do futuro.

Se reencarnação não existe, então mais ainda importa o agora, já que ele é um momento preciosíssimo para ser desperdiçado.

Em suma, tanto faz se você é "crente" ou "cético" (rótulos superficiais demais), o que importa é o AQUI-E-AGORA.
 
Como diria Marx, a religião é "um ópio" que justifica a existência das pessoas adormecidas. Cria controles subliminares, práticas antiquadas e sustenta com base na ilusão do conhecimento pronto, falho e autoritário.
 
Deixo aqui registrada uma promessa, tratarei por SENHOR e seguirei o primeiro "deus" que curar um amputado.

Mas em breve haverá uma "religião" dos cogumelos mágikos, da menta mágika (salvia divinorum) e das sementes mágicas (LSA)... Esperem e verão!
Sobre funda uma religião, vi que você traduziu o livro Start Your Own Religion do Dr. Leary e que está faltando a encaixar ao final a parte jurídica, adaptada a legislação brasileira, se você precisar de ajuda pra isso é só entrar em contato, nephelibata@hotmail.com <- msn.

Abraço Fraterno.
 
Como diria Marx, a religião é "um ópio" que justifica a existência das pessoas adormecidas. Cria controles subliminares, práticas antiquadas e sustenta com base na ilusão do conhecimento pronto, falho e autoritário.


O que Marx não explicou é que ele disse isso como um concorrente falando mal do outro.

Afinal ele já tinha uma nova doutrina, praticamente uma religião, pronta para substitui as antigas ;)

E essa nova doutrina se revelou tão perniciosa quanto os piores lados das antigas religiões.
 
Epicurman, agradeço desde já! Na verdade tenho tudo meio no jeito. Só falta parar, recortar, montar, adaptar e fechar o texto. Quero tomar cuidado para não ter problemas com direitos autorais do Leary...

Que tipo de ajuda estaria disposto ou teria habilidade para dar?


Ecuapleasure, por isso eu digo que não tenho religião. Se for pra ter uma religião, que seja o amor e a sabedoria. ;)


konx om pax
 
Eldorado também gsoaria de testemunhar estes milagres, mas falo baseado no que leio:pos:... se eles realmente existem tenho certeza que eu, nem você, nem grande parte do mundo tem preparo espiritual suficiente para testemunha-los, se não estes seres ricos em luz já teriam mostrado diantes de uma camera.... acredito que eles nem se quer tenham interesses em divulgar isto, seus interesses vão muito mais além do que isso;). Gostei muito do que você escreveu..... e respeito sua opinião. E se eu entendi direito você esta afim de criar uma nova religião dos cogumelos magicos?? se sim... gostaria de ajudar, pois acho que os mesmo são sagrados.:D.

e de antemão agradecer a todos pelo belo andamento deste tópico. e valeu pelas considerações enviadas, quem as mando eu não sei, mas muito obrigado!
 
Basidioman, reflita um pouco: de que servem esses milagres se apenas os mais santos podem testemunhá-los?! Se eles já são santos, não precisariam de milagres pra ter fé e nem seriam egoístas de entortar (supostamente) leis naturais para seu próprio deleite.

Santos precisam ter epifanias. Milagres são para gente como nós, que precisam de eventos que chacoalhem nossas vidas para tirar o que está morto.

A religião do cogumelo é muito simples de criar. Basta haver um grupo (mínimo) em cada Estado da federação, com ao menos um cultivo e atividades regulares de oração, vigília, meditação. Na verdade, pode haver grupos de céticos, então eles não serão bem "religião", mas podem se inserir nesta ampla categoria se envolverem o uso do cogumelo com algum propósito de estudo e convicção ideológica.

Uns podem achar o cogumelo sagrado e fazer a ele devoções, outros podem enxergá-lo apenas como um catalisador de reflexões puramente mentais. O que importará será a ampla difusão e estreita união desses vários grupos.

Depois esses vários grupos podem se unir numa federação brasileira de cogumeleiros ou algo que o valha. Ao mesmo tempo que se resguarda a imagem de quem come esses cogumelos, pois estaremos utilizando o mesmo como combustível para nossa melhora, também se propaga um movimento depois difícil de extinguir...
 
Epicurman, agradeço desde já! Na verdade tenho tudo meio no jeito. Só falta parar, recortar, montar, adaptar e fechar o texto. Quero tomar cuidado para não ter problemas com direitos autorais do Leary.
Bom, problemas com direito autoral acho difícil de ocorrer, porém se não quiser mudar a obra original, você pode traduzi-la normalmente e colocar o procedimento da legislação brasileira como "Anexo - 1".

Que tipo de ajuda estaria disposto ou teria habilidade para dar?
Posso ajudar na parte jurídica, na minha sugestão do "Anexo -1", e elaborando, ou ajudando a elaborar, Ata de Constituição (Anexo -2), Estatuto (Anexo -3), etc...
 
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