Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Um passo a frente, testes de substratos pftek/casing/minibulk (3° Cultivo)

Diário de cultivo completo.
Salve amigos da psicodelia
Dessa vez venho relatar meu terceiro cultivo completo da strain Australian, como é a terceira vez que cultivo meu intuito dessa vez é estudar tipos de substratos em casing e pretendo tambem fazer 1 bulk de teste pois nunca fiz um ...
Estou usando dessa vez 5 copos de vermiculita + fai + agua potavel e 2 copos com milho pra inoculação, para os casing vou utilizar pó de fibra de coco + vermiculita, pro meu primeiro bulk vou usar vermiculita+esterco bovino.



13/12 - Preparo do substrato/esterilização e preparo das seringas

Na proporção 1 copo e 1/2 de FAI + 2 copo de agua potavel + 4 copos de vermiculita totalizando 5 copos e mais 2 com milho de pipoca . Os copos foram pra panela de pressão com um pano no fundo e agua até a metade dos copos
por 1h e 30min, o milho ja tinha passado pelo processo de tindalização por 3 dias fervendo por 10min e deixando de repouso por 24h, no ultimo dia escorri o milho e deixei descansando na geladeira.
Enquanto a panela ficava na pressão aproveitei pra fazer 6 seringas de 5ML com esporos do meu segundo cultivo. Tirei a panela do fogo e deixei esfrias em temperatura ambiente por umas 12h.

14/12 - Inoculação

Depois da panela esfriar, em um ambiente sem circulação de ar limpo (usei lysoform pra limpar) inoculei os 7 copos em uma bancada improvisada limpa com alcool 70. Os copos inoculados foram pra uma incubadora de caixa de isopor
com papel aluminio por dentro pra nao entrar luz e um termostato de aquario regulado a 29º. a temperatura na caixa varia de 27 a 29° ... em todos os meus cultivos a temperatura ficou nessa média e tive uma colonização rapida (de 10 a 15 dias)
mas isso tambem deve ser pelo tamanho dos copos que uso, aqueles copos americanos de bar deve ter no max 200Ml .
Por enquanto é isso, deixarei os copos incubados e daqui uns 5 dias abro a caixa pra ver o desenvolvimento dos copos

Picture 5.jpeg Picture 6.jpeg Picture 3.jpeg Picture 1.jpeg

19/12 - Fase 1 de incubação (vou contar as fases a cada vez que abrir a incubadora pra ver os copos)

Após 5 dias os 7 copos inoculados ja mostraram sinais de micélio, sendo 5 FAI + vermiculita + agua potavel e 2 de milho. Numerei os copos de 1 a 7 pra facilitar a identificação ..
Quando eu tirei os copos da panela de pressão pra inocular eu percebi que os copos de milho estavam com um excesso de agua (talvez o tempo que deixei na geladeira depois da tindalização não foi o suficiente pra seca) e por conta disso
creio eu que a colonização dos copos vai ser meio lenta pois os copos de vermiculita se encontram um pouco a frente no desenvolvimento, porém todos os copos apresentam sinal de micélio, fiquei feliz ao ver que não tinha sinal de nenhuma
contaminação, nunca tive muito problema com contaminação ... no meu primeiro cultivo nenhum copo contaminou e no segundo apenas um.
Bom, por enquanto é isso, os copos segue na incubadora com temperatura que vareia de 28/29°
(não tirei muitas fotos pra não deixar os copos muito tempo exposto)

Picture 7.jpeg Picture 8.jpeg Picture 9.jpeg

27/12 - Fase 2 de incubação

Com 13 dias de incubação torno a abrir a caixa pra ver como anda os copos, os 5 copos PF padrão estão 100% colonizados apenas esperando a consolidação do micélio na parte interna do substrato e os 2 copos de milho estão mais ou menos 50% e um deles apresentou um aspecto um pouco estranho, creio eu que seja excesso de agua e não contaminação mas pra evitar coloquei uma camada amais de papel aluminio e fita isolante nesse copo só por segurança dos outros Na próxima vez que usar o milho irei ser mais cuidadoso na hora de escorrer o milho pois ajudara a não deixar esse excesso de agua nos copos, de resto os copos seguem bem, daqui uns 2/3 dias irei aniversariar alguns deles como casing.

Picture 10.jpeg Picture 11.jpeg Picture 12.jpeg

29/12 - Preparo de substrato para casing/Dunk/Aniversario

Acordei cedo por volta das 8:00 e ja comecei os preparos pra aniversariar os bolos ... como no meu ultimo cultivo tive problema com a umidade dos bolos (sairam da incubadora meio ressecados) optei por dunkar os bolos antes de fazer os casing e aniversariar, mas quando tirei dos copos percebi que não estavam tão ressecados como no cultivo anterior então dunkei por umas 6hrs e enquanto isso esterelizei o substrato pra casing usando PP por 1h, usei vermiculita + pó de coco em uma proporção de 50/50.
Como eu tinha 5 bolos totalmente colonizados decidi fazer 3 casing e 2 bolos sendo 2 casing com o substrato que acabei de mencionar e 1 casing só com vermiculita, como esse cultivo é pra realizar testes em substratos diferentes e como eles se comportam em determinadas situações 1 dos casing eu fechei com a tampa e coloquei de volta na incubadora e vou aniversariar daqui uns 7 dias quando tiver colonizado a superfície e os outros ja estão no terrario.
Ainda tenho 2 copos de milho colonizando na incubadora logo trago fotos deles,bom por enquanto é isso ...

Picture 13.jpeg Picture 14.jpeg

2/12 - Desenvolvimento dos bolos e casing no terrario

Hoje no 4° dia de terrario os bolos e o casing ja apresentaram um bom desenvolvimento, os bolos foram aniversariados em uma tampa de sorvete com vermiculita umida embaixo e emcima (não optei por fazer o roll pois tenho me dado bem com o método que citei) a temperatura nos 3 primeiros dias se manteve um pouco alta, na casa dos 28/29° devido a alta temperatura que fez aqui em SP mas agora ja abaixou um pouco e segue em torno de 25/26°, umidade em torno de 90/99% e a troca de ar tem sido feita manualmente abanando com a tampa e borrifando agua nas paredes do terrario. Tinha um casing que eu incubei após mistura o spawn com o substrato, hoje ele me pareceu com a superficie ja bem colonizada então decidi aniversariar.
Na incubadora tambem tem 2 copos de milho que me parecem estar uns 80/90% pois depois de esterelizar os copos na PP percebi um excesso de agua neles mas não tinha oque fazer e inoculei, no fundo da pra perceber esse excesso de agua porem o micélio ja ta colonizando essa parte, na próxima vez usando o milho vou me atentar a isso, talvez depois de escorrer o milho colocar ele emcima de umas folhas de papel toalha.
Sigo ansioso esperando pelos primeiros pins e muito curioso em relação a pinagem no pó de coco pois nunca usei antes e me pareceu que o micélio gostou bastante pois o casing inteiro colonizou ja o de vermiculita tambem da pra ver que colonizou mas não igual os que tem pó de coco. Por enquanto segue assim o terrario, segue fotos

Picture 16.jpeg (casing que tava incubado) Picture 15.jpeg Picture 17.jpeg

3/12 - Pinagem dos bolos

Bom como atualizei o diario ontem eu nem ia acrescentar nada hoje, mas ao que me parece os bolos iniciaram a pinagem e oque me assusta é o numero de pins que surgiram, comparando aos meus cultivos anteriores nunca tive uma pinagem assim em bolos ... os pins ainda estão sem a coloração marrom do chapéu mas ao que me parece é normal pois sempre pinou nessa forma meus bolos (primeiro umas bolinha branca e vai se desenvolvendo). Como nunca tive um resultado desse vou registrar o crescimento desses pins tirando foto de 2 em 2 dias dependendo da velocidade, segue fotos . (obs: vou tirar alguma das fotos por fora do terrario pra não tirar muito os bolos do terrario)

Picture 18.jpeg Bolo 1 Picture 19.jpeg Bolo 2

4/12 - Crescimento dos pins

Picture 20.jpeg Bolo 1 Picture 21.jpeg Bolo 2

5/12 - Crescimento dos pins

Picture 22.jpeg Bolo 1 Picture 23.jpeg Bolo 2

Hoje no dia 6/12 ja pude notar surgimento de pins no casing que tem só vermiculita, em relação aos meus cultivos anteriores pude notar a importancia da temperatura ideal na fase do terrario, tive sorte pois a temepratura caiu bem aqui na região ... nos próximos cultivos vou me dedicar a algo que possa abaixar a temperatura do terrario caso esteja muito calor.
Mesmo os bolos ja tendo pinado, meu intuito nesse cultivo como eu disse é testar substratos diferentes, to esperando os casing com pó de fibra de coco pinarem pr ter uma noção se difere em algum aspecto, quanto aos copos de milho que segue colonizando na incubadora, estou prestes a comprar uma caixa organizadora de uns 20L no maximo pra fazer um novo terario ... nele vou usar os copos de milho pra fazer 2 mini bulk .

Por enquanto é isso, até logo 🤙
 
BOAAA venho atualizar esse diario com fotos do desenvolvimento do casing de verm e dos bolos os bolos pinaram em grande quantidade porém são frutos pequenos ...
os casing feito com pó de coco esta começando a pinagem, como nunca tinha usado o pó de coco confesso que fiquei um pouco receoso de não dar certo pois li em diversos diarios que o pó de coco peca no nitrogenio e por isso indicam colocar uma colher de borra de café e uma colher de cal hidratada entre outros ... O meu medo foi usar a borra de café e ter uma bela de uma contaminação, mas como ja começou a pinagem acho que tudo correu bem, talvez nos próximos cultivos eu uso a borra de café e a cal hidratada pra ver se noto alguma diferença inclusive se alguém poder me dar essa luz eu agradeceria, a borra de café e cal hidratada faz mesmo diferença junto com o pó de coco? ... segue fotos :cool: (os casing de pó de coco quando se desenvolver mais os pins trago fotos)


Picture 23.jpeg Picture 22.jpeg

Manter a temperatura nos primeiros 6 dias de terrario foi facil pois o clima ficou chuvoso e nublado na temp ideal pra frutificação mas ontem ja começou a esquentar um pouco mais, como tudo que está no terrario ja pinou vou usar garrafas com agua congelada pois não tem problema a umidade abaixar um pouco nessa fase .. pro próximo cultivo talvez eu use a mesma técnica antes da pinagem porém com um umidificador usb dentro do terrario, acho que da conta de aumenta a umidade com as garrafas la dentro :)

Fico por aqui, logo trago fotos novas e minhas considerações sobre os substratos usados no casing, mas ja posso adiantar que a pinagem do casing que após ser preparado com o spawn e o substrato foi pra incubadora antes de ir pro terrario esta bem mais uniforme por todo o casing !
 
li em diversos diarios que o pó de coco peca no nitrogenio


De vez em quando é necessário resetar alguns pontos.

CORRA dessas informações de que nitrogênio é um fator limitante para cubensis.

Arroz integral, que tem pouca proteína, sempre funcionou muito bem nos cultivos. Milho idem. Na verdade é o contrário, muito nitrogênio pode prejudicar o cultivo.
 
Última edição:
Arroz integral, que tem pouca proteína, sempre funcionou muito bem nos cultivos. Milho idem. Na verdade é o contrário, muito nitrogênio pode prejudicar o cultivo.
Faz total sentido @Ecuador ... obrigado pela resposta, fico mais tranquilo assim 👍
 
Salve a todos, temperatura em SP cada vez mais imprevisivel porém o cultivo continua ...
hoje pela manhã colhi o primeiro flush dos 2 bolos PF, segue fotos

Picture 24.jpeg Picture 25.jpeg

Na pesagem deu exatos 31g frescos
Os cogus foram pro ventilador aonde vão ficar por 24hrs e logo em seguida eles vão ficar submerso na silica em gel laranja, de todas a tecnicas pra se obter os cogumelos 'craker dry' a silica me mostrou ser a mais eficiente, os bolos foram pro dunk dentro da geladeira onde deixarei por 24/48hrs.

Ainda hoje atualizo esse post com fotos do casing de verm, logo chega a hora da colheita dele tambem. 😁

Edit: foto do casing

Picture 26.jpeg
 
Última edição:
Bom, venho atualizar esse diario com uma enorme duvida sobre os casing de pó de coco + vermiculiuta ...
eles pinaram e quando começeram a aparece a coloração marrom dos pins eu notei que alguns estavam muito claros, dai pensei que viriam alguns cogus albino mas passando os dias pude notar que não, na verdade se tratava de alguma deformação no chapéu deles, tirei algumas fotos

Será que alguem pode me informa se é seguro comer mesmo assim ou se ja tiveram o mesmo problema?

Picture 27.jpeg Picture 28.jpeg Picture 29.jpeg

São umas bolinhas brancas mas quando eu passo o dedo nela ela fica da cor do chapéu (como podem ver foto abaixo)

Picture 30.jpeg

...


o casing de vermiculita rendeu em torno de 22g frescos

Picture 31.jpeg
 
Muito legal o cultivo, to sofrendo com a temperatura aqui em MG, o calor veio de vez agora e como fico cerca de 10 horas fora de casa durante o dia é complicado abaixar a temperatura.

Irei testar o pó de coco com vermiculita em breve, só esperando 4 bolos desse mesmo tipo de copo americano consolidarem.
 
Muito legal o cultivo, to sofrendo com a temperatura aqui em MG, o calor veio de vez agora e como fico cerca de 10 horas fora de casa durante o dia é complicado abaixar a temperatura.
Boa , obrigado ...
tenta congelar duas garrafas de agua e coloca uma quando vc sair e quando voltar troca pela outra, funcionou bem comigo
 
Salve amigos ...
Como esperado os casing com pó de fibra de coco ja frutificaram e teve muitos abortos (infelizmente não tirei fotos) porém os cogumelos eram bem maiores em relação aos de vermiculita, os 2 casing renderam mais ou menos 44g de cogumelos frescos, praticamente a mesma quantidade do casing de vermiculita pois em apenas um colhi 22g, estou ansioso pra fazer o meu mini bulk com os milhos que ja estão incubados, falando nisso queria saber se tem algum problema deixar os copos na incubadora mesmo depois de 100% pois ainda não comprei a minha caixa organizadora de 20L pra fazer o meu "mini terrario" e os copos ja estão 100%.
Os bolos PF e casing de verm depois do dunk de 48h voltaram pro terrario e ja estão pinando denovo, segue fotos de ontem (14/01)

Picture 32.jpeg Picture 33.jpeg Picture 34.jpeg

Hoje alguns ja abriram o chapéu e foram colhidos, logo trago a pesagem do segundo flush e atualizo esse mesmo post, por enquanto é só isso 😁
 
Back
Top