Não deve haver uma partição dessas da realidade enquanto a sua consciência alterada, a realidade não é uma única face da realidade, tal que é vista apenas pela consciência "normal".
A realidade é também vista pelos olhos de uma pessoa alterada pelo cogumelo, porque a realidade é justamente o que se vê fora do Eu, o que não depende do Eu, o não-Eu, e quaisquer que sejam as diferenças entre a realidade vista pela consciência normal e a consciência alterada, só pode ser justificada pela mudança no próprio sujeito.
A realidade também se altera com a alteração da consciência, porque o sujeito faz parte da realidade, e neste sentido sim a realidade foi alterada, ouve na realidade um ente que percebeu as coisas por uma outra perspectiva, e isso agora é real e pode ser presenciado por todos os entes a sua volta - você continua ali junto a eles.
A minha melhor definição de realidade é que ela é aquilo cujos elementos que constituem a realidade de um sujeito concordam com os elementos da realidade de TODOS os outros.
A partir do momento em que experimentamos esta mesma experiência da alteração na visão, isso sem sombra de dúvidas está mais próximo de ser realidade, vejo agora uma maior evidência disso, e suspeito que seja assim sempre e com qualquer que seja a pessoa que experimente essa sensação pelo cogumelo, isto torna real aquele "cenário" diferente da realidade, é apenas um outro modo de ver uma mesma realidade.
PS: Isso me lembrou de uma colocação importante, estas intensificações e perdas de intensidade na percepção da realidade está relacionado com a mudança no irrigamento de energia pela substância do cogumelo.
Tecnicamente a psilocibina deve aumentar as reações de fornecimento de energia pros neuronios e diminuir, de acordo com o estado da molecula e da reação com as outras substâncias, por isso ocorre aumentos e diminuições na intensidade da visão e dos sentidos em geral.