Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Um aspecto de ocorrência frequente.

Grande explicação, Bruno!
Dá uma coceira pra ler Kant e Descartes!
mas agora to lendo Nietzsche, cada coisa em seu tempo!

Abraços.

Eu nunca Li a Obra de Kant, apenas li estudos sobre ela, que me foi aconselhado antes de entrar propriamente na obra dele... Cada coisa ao seu tempo mesmo, não adianta tentar dar um passo maior que a perna, e pra subir a montanha do conhecimento um passo em falso e você pode desmoronar!!

Ja que começamos a distinguir mais elaboradamente os aspectos relevantes da experiência de alteração da consciência, tendo como o primeiro a tão conhecida alucinação visual, eis aqui mais um outro de cabal importancia...

Sensação de divisão da realidade em dois.

Outra sensação muito frequente na experiência da alteração da consciência com o cogumelo é uma espécie de impressão de bifurcação da realidade.
Você percebe que tomada uma linha, cuja tragetória é toda a somatória de todas as suas percepções, uma linha da qual se constitui a realidade "comum", então esta linha é rompida.
Uma sensação muito forte de rompimento desta linha e divisão da realidade, esse é um aspecto da experiência também muito frequente.
Capacidade de dividir a realidade em duas faces, uma comum e uma face diferente, de qualquer que seja a estranheza, mas diferente, é facilmente observada nas experiências de alteração com cogumelos.

(meio mal redigido, mas serve como um resumo pra um projeto mais elaborado)

Não deve haver uma partição dessas da realidade enquanto a sua consciência alterada, a realidade não é uma única face da realidade, tal que é vista apenas pela consciência "normal".
A realidade é também vista pelos olhos de uma pessoa alterada pelo cogumelo, porque a realidade é justamente o que se vê fora do Eu, o que não depende do Eu, o não-Eu, e quaisquer que sejam as diferenças entre a realidade vista pela consciência normal e a consciência alterada, só pode ser justificada pela mudança no próprio sujeito.
A realidade também se altera com a alteração da consciência, porque o sujeito faz parte da realidade, e neste sentido sim a realidade foi alterada, ouve na realidade um ente que percebeu as coisas por uma outra perspectiva, e isso agora é real e pode ser presenciado por todos os entes a sua volta - você continua ali junto a eles.

A minha melhor definição de realidade é que ela é aquilo cujos elementos que constituem a realidade de um sujeito concordam com os elementos da realidade de TODOS os outros.
A partir do momento em que experimentamos esta mesma experiência da alteração na visão, isso sem sombra de dúvidas está mais próximo de ser realidade, vejo agora uma maior evidência disso, e suspeito que seja assim sempre e com qualquer que seja a pessoa que experimente essa sensação pelo cogumelo, isto torna real aquele "cenário" diferente da realidade, é apenas um outro modo de ver uma mesma realidade.

PS: Isso me lembrou de uma colocação importante, estas intensificações e perdas de intensidade na percepção da realidade está relacionado com a mudança no irrigamento de energia pela substância do cogumelo.
Tecnicamente a psilocibina deve aumentar as reações de fornecimento de energia pros neuronios e diminuir, de acordo com o estado da molecula e da reação com as outras substâncias, por isso ocorre aumentos e diminuições na intensidade da visão e dos sentidos em geral.

Assino embaixo Bruno......falou muita coisa interessante e real nesse tópico todo.......Parabéns pela sua conciência em relação ao assunto !!!

Assino embaixo Bruno......falou muita coisa interessante e real nesse tópico todo.......Parabéns pela sua conciência em relação ao assunto !!!

Po, valeu pelo elogio..
Mas isso é um resultado de todos aqui...Eu só estou dizendo essas coisas porque aprendi muito aqui neste forum também, se não fosse cada um dos participantes e as opiniões que vi aqui eu teria um conhecimento menor com certeza.

Back