Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica In Vitro

Zumba

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/10/2009
3
46
Oi, galera. Depois de muita busca infrutífera por cogumelos selvagens, eu decidi principiar um cultivo em minha própria casa. Porém, por problemas com os caras com quem divido o apartamento (que não concordaram em ter um terrário na casa, por questões de espaço) e também porque a achei interessante, resolvi principiar pela InvitroTEK. A questão é que, enquanto a PF Tek tem vários passo-a-passo por aí na net, as guias para Invitro geralmente são meio vagas, tipo "É igual a PF, só que sem o terrário" ou "faça o bolo como o da PF, mas induza a frutificação no copo", o que, pra um iniciante, é uma parada meio desesperadora. Tenho, então, algumas perguntas pra galera experiente do fórum:

1) O bolo de substrato no copo de frutificação tem que ser menor do que na PF, pra dar um pouco mais de espaço pros cogumelos crescerem. Pra não reduzir a produção, valeria a pena não reduzir o bolo, mas colocá-lo num copo um pouco maior? E quão menor deve ser o bolo?

2) Para induzir a frutificação, devo utilizar o choque térmico? Se sim, faz sentido retirar o bolo do copo? Imaginei que não, e que deveria dar o choque com o bolo colonizado dentro do copo, porque tirar o bolo colonizado, dar choque e depois reacomodá-lo no pote...me pareceu muita bagunça e muita chance de contaminar, partir o bolo...

3) Supondo que eu não retire o bolo do copo, posso então fazer dunk com o copo durante o choque térmico? Isto é, posso jogar o meu pote totalmente colonizado numa bacia d'água e colocar isso na geladeira? Eu faria isso sem a tampa, tanto para a água penetrar no bolo quanto para acelerar a mudança de temperatura.

4) Recomendam algum pote? Li muita gente dizendo que copos de uísque são o canal, mas como vou fazer invitro, talvez eles sejam muito pequenos...

5) Acham que eu deveria fazer muito mais bolos do que faria com PF Tek? Pensei em fazer uns oito, pra comer com mais cinco amigos, que nunca viajaram.

6) Rola de fazer mais de um flush por bolo? Imaginei que, reidratando o substrato, seria só colocar de volta no pote e esperar...

7) Na etapa de frutificação, há necessidade de armazenar os potes num lugar mais úmido ou posso deixá-los aonde eles colonizaram mesmo?

É isso, gente. Muitas perguntas, eu sei, espero não estar sendo chato. É só vontade de acertar. E se você já fez Invitro, por favor, fale aí um pouco de como foi! Se tiver fotos, melhor ainda. Abraço pra todo mundo.
 
Oi, galera. Depois de muita busca infrutífera por cogumelos selvagens, eu decidi principiar um cultivo em minha própria casa. Porém, por problemas com os caras com quem divido o apartamento (que não concordaram em ter um terrário na casa, por questões de espaço) e também porque a achei interessante, resolvi principiar pela InvitroTEK. A questão é que, enquanto a PF Tek tem vários passo-a-passo por aí na net, as guias para Invitro geralmente são meio vagas, tipo "É igual a PF, só que sem o terrário" ou "faça o bolo como o da PF, mas induza a frutificação no copo", o que, pra um iniciante, é uma parada meio desesperadora. Tenho, então, algumas perguntas pra galera experiente do fórum:

1) O bolo de substrato no copo de frutificação tem que ser menor do que na PF, pra dar um pouco mais de espaço pros cogumelos crescerem. Pra não reduzir a produção, valeria a pena não reduzir o bolo, mas colocá-lo num copo um pouco maior? E quão menor deve ser o bolo?

2) Para induzir a frutificação, devo utilizar o choque térmico? Se sim, faz sentido retirar o bolo do copo? Imaginei que não, e que deveria dar o choque com o bolo colonizado dentro do copo, porque tirar o bolo colonizado, dar choque e depois reacomodá-lo no pote...me pareceu muita bagunça e muita chance de contaminar, partir o bolo...

3) Supondo que eu não retire o bolo do copo, posso então fazer dunk com o copo durante o choque térmico? Isto é, posso jogar o meu pote totalmente colonizado numa bacia d'água e colocar isso na geladeira? Eu faria isso sem a tampa, tanto para a água penetrar no bolo quanto para acelerar a mudança de temperatura.

4) Recomendam algum pote? Li muita gente dizendo que copos de uísque são o canal, mas como vou fazer invitro, talvez eles sejam muito pequenos...

5) Acham que eu deveria fazer muito mais bolos do que faria com PF Tek? Pensei em fazer uns oito, pra comer com mais cinco amigos, que nunca viajaram.

6) Rola de fazer mais de um flush por bolo? Imaginei que, reidratando o substrato, seria só colocar de volta no pote e esperar...

7) Na etapa de frutificação, há necessidade de armazenar os potes num lugar mais úmido ou posso deixá-los aonde eles colonizaram mesmo?

É isso, gente. Muitas perguntas, eu sei, espero não estar sendo chato. É só vontade de acertar. E se você já fez Invitro, por favor, fale aí um pouco de como foi! Se tiver fotos, melhor ainda. Abraço pra todo mundo.

1- Sim, cerca de 60% apenas do volume total do copo devem ser ocupados.
2-sim, colocando os copos inteiros dentro da geladeira envoltos em um saco preto de lixo.
3-Nao existe necessidade de dunk no primeiro flush in vitro. apenas cold shock+exposicao a luz.
4-copos de uisque.
6- sim, 8 bolos seria um otimo comeco.(lembrando que nao teras apenas um flush mas provavelmente 2 ou 3.
7-voce deve deixa-los expostos a luz o tempo todo apos o cold shock.24 horas-dia.\\


Perguntas pertinentes sempre sao bem-vindas.
boa sorte e vai postando os seus resultados ae bro!
 
Valeu, ótimas respostas, Mortandello! Vou postar meus resultados sim, esta semana eu faço a minha glovebox e compro todo o material necessário. Quando chegar o carimbo, começo um tópico de diário de cultivo.

Ah, e se alguém tiver mais uma dica ou quiser deixar uma experiência própria com Invitro, botem aí que será de grande ajuda.
 
Amigos, surgiu um novo problema. Vou ter que cultivar escondido, por conta de uns familiares de um colega de apartamento que estão sempre visitando, e ele me pediu pra fazer tudo na surdina. Até dou razão a ele, complicado explicar pra mãe que o amigo come cogumelos alucinógenos...

A princípio, pensei então em trancar os copos no armário, mas tem muito livro por ali - uns já bem velhinhos - e matéria orgânica do papel, a poeira, as traças, tudo isso acho que vai favorecer muito um contaminante chegar nos copinhos. Além do mais, não tenho como iluminar o meu armário 24 horas por dia. Então a solução que eu pensei - e que apresento a vocês para me dizerem se é viável ou não - seria colocar os copos dentro de uma caixa de papelão ou isopor média, que caiba embaixo aqui da minha escrivaninha, com uma lâmpada de aquário fixada por ventosas na parte interna da tampa, e um termômetro monitorando a temperatura. Acham possível? Eu vi, neste esquema, quatro possíveis problemas.

1) A temperatura subir demais, por conta da proximidade da lâmpada, e eu ter que corrigir com garrafas de gelo.
2) A umidade cair muito, caso a lâmpada esquente a caixa demais, e eu ter que corrigir com garrafas d'água.
3) A direção da luz vai estar vindo diretamente de cima, e não de forma difusa como a solar; Pensei que isso poderia fazer os cogus crescerem muito, verticalmente, até furarem a tampa de alumínio.
4) Uma caixa de isopor com termômetro, lâmpada e que exige a monitoração/correção da umidade/temperatura...bem, isso é um terrário. Talvez fosse melhor comprar logo argila expandida e fazer o cultivo fora do copo, mesmo...

Agradeço novamente a atenção e espero não estar sendo um daqueles novatos que perguntam muito e pesquisam pouco. Realmente procurei sobre invitro aqui e no shroomery, mas aqui há pouca coisa e no shroomery eles usam uma outra tek, que achei desnecessariamente complicada (Fazem o birth do bolo de um copo pra outro, e aí frutificam com o segundo pote invertido). Um grande abraço a todos.
 
1) A temperatura subir demais, por conta da proximidade da lâmpada, e eu ter que corrigir com garrafas de gelo.
2) A umidade cair muito, caso a lâmpada esquente a caixa demais, e eu ter que corrigir com garrafas d'água.
3) A direção da luz vai estar vindo diretamente de cima, e não de forma difusa como a solar; Pensei que isso poderia fazer os cogus crescerem muito, verticalmente, até furarem a tampa de alumínio.
4) Uma caixa de isopor com termômetro, lâmpada e que exige a monitoração/correção da umidade/temperatura...bem, isso é um terrário. Talvez fosse melhor comprar logo argila expandida e fazer o cultivo fora do copo, mesmo...
1-A lampada nao precisa estar proxima. nao eh a qualidade de luz que conta mas sim a quantidade de horas que o micelio eh exposto.
2-Ler 1
3-cogumelos nao furam o aluminio, eles se adequam ao espaco fornecido e o preenchem totalmente, sem exercer pressao para fora.
4-ae nao seria mais invitro, nem stealth.
 
algumas dicas:
potes de azeitona, faça um furo no meio da tampa, pode ir na fe , essas stampas vedam muito bem
coloque substrato de fai ,vermiculita,
coloque tres dedos ou quatro de substrato,
inocule usando uma agulha bem comprida,enfie toda agulha no furo e faça uma rotaçao de 360 graus empurrando o liquido da seringa injetando na parede do vidro o mais proximo possivel do substrato.
tape o furo usando micropore ou polyfill ( eu prefiro o segundo)
coloque na incubadora ate total colonizaçao,
faça cold shock e em seguida fotoexposiçao.
ja colhi ate quatro flushs de thay koh samui , sendo o primeiro com cerca de vinte cogus.
boa sorte!
 
Aqueles potes grandes, não?

Parece uma boa idéia.
 
Na panela de pressão que tenho caberia, mas pode ser que em outras menores seja mais complicado.
 
Aqueles potes grandes, não?

Parece uma boa idéia.
sim ecuador potes de azeitona e palmito , tem alguns potes de palmito que sao menores e mais largos, esses sao the best!!!


dificil eh meter um pote de azeitonas enorme dentro de uma panela de pressao para esterelizar.
mortadela, existem potes e potes , e existem panelas e panelas...
 
1) Não é necessário ser muito reduzido. Após o 1º flush o bolo encolhe e já não há grandes problemas de espaço.

2) Um bom indutor da frutificação é um dunking dentro do frigo (com 1 gota de lixivia para evitar contaminantes) durante umas 12 horas. Depois voltas a por nos copos (limpa com álcool para evitar contaminações).

3) Pessoalmente sempre tirei do pote.

4) Experimentei com potes "Bonne Mamman" (compota), Whisky e sumo (altos). Todos funcionaram bem. O chato é sempre tirar os bolos dos copos quando os cogumelos estão muito compactos.

5) Entre 8 a 12 é suficiente.

6) 3 flushes com dunkings intermédios. Após isso já é propenso a contaminações.

7) O copo é adequado. Tem é de ter uma fenda para circulação de ar. A humidade induzida pelo dunk é mais do que suficiente.

Boa sorte.
 
Back
Top