Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial tutorial de secagem usando telha de barro

Germinas

Hifa
Cadastrado
07/07/2015
4
10
32
Germinas Peak
Olá a todos os "cogumeleiros" de plantão!
hoje vou passar pra vcs a minha ideia de secagem de cogumelos.:idea:
esse tutorial e bem simples e bem funcional eu recomendo a todos que nao querem gastar
com sílica ou com qualquer outro tipo de antimofo.
bem galera como aki onde eu moro não tem sílica pra vender nem pra doar nem nada do tipo
nem sabem oque é sílica... Como vou secar meus cogus?... Eu inventei uma forma super eficiente.(procurei pela net sobre isso e ate agr não achei nada parecido,portanto "Eu inventei");)
Ela dispensa o uso de:Lampadas,Ventiladores,a famosa "Sílica",antimofos,Calor, etc.. etc...
eu so usuário de cogumelos ha 2 anos, ta tripei,ja farmei,ja caçei os cogus. tenho um pouco de EXP sobre isso..
eu venho usando essa técnica, e ate agr não presenciei nem um tipo de falhas ou mofos que põe tudo a perder...
Hoje eu tive a oportunidade de passar essa ideia pra vcs!!
Mas chega de chorumela e vamos ao que interessa!!
Vc vai precisar de:
:teo_seta_direita:Martelo,Marreta,Pedra ou qualquer coisa que de para bater (duvido que não tenha ai)
:teo_seta_direita:Telhas ou tijolos de barro (de preferencia que tenha uma parte reta para vc colocar os cogus ver foto 1)
:teo_seta_direita:Tecido não tecido ou TNT (muito muito barato mesmo.qualquer loja de tecidos vende, ver foto 2)
:teo_seta_direita:Agulha e linha para costura ou pode ser tbm grampeador,super bonder ou cola quente (qualquer coisa que fixe TNT)
:teo_seta_direita:Balde ou qualquer outro recipiente para armazenar os pedaços de telha
:teo_seta_direita:Uma superfície reta e dura para vc quebrar a telha ou o tijolo
:teo_seta_direita:Água para lavar as gambiarras*
:teo_seta_direita:Um belo dia de Sol para secar as gambiarras*
Mãos a obra!!!!
(no meu caso eu vo usar a Telha de barro)
1 Pegue duas telhas de barro e lave-as bem limpa e ponhe-as no sol para secar
2 Quando tiverem secas, pegue uma delas e com o martelo* ponhe-a sobre a superfície dura (a qual eu falei)
3 Cuidadosamente (para não voar longe os pedaços) quebre toda a telha de modo que fique bem fina e uniforme(quando os pedacinhos tiver aproximadamente meio cm ta bom ver foto 3)
4 Ponhe tudo que vc quebrou dentro do recipiente e lave com bastante água ate que saia toda a poeira*(a água deve ficar transparente)
5 Elimine todos ou quase todos pedacinhos que forem menores que meio cm , em seguida escorra a água e ponha tudo para secar
6 Enquanto seca as gambiarras* vc pega o tecido TNT e faça sacos do tamanho proporcional ao tamanho da telha que vc escolheu (ver a foto 4 e 5)
7 Use a agulha de costura ou grampeador para fixar os lados do saco e deixe um lado aberto (o saco deve ficar com um lado aberto para poder ser enchido,e bem fechado para não cair os pedacinhos de telha)
8 Depois de tudo seco é hora de "encher o saco" pegue o saco e encha ele com a telha quebrada(deixe uma borda para vc poder fixar o saco completamente)
9 Depois de "saco cheio" e hora de por a engenhoca pra funcionar(saco cheio devem ficar assim ver foto 4)
10 Vc pega a telha e coloca os cogus sobre a parte reta dela e depois e só cobrir eles com o saco de farelo de telha(ver foto 7)
11 Depois e só vc colocar a telha(com os cogus e o saco) em um lugar seguro seco e escuro(ver foto 6)
12 Feito isso vc aguarda e depois de dois a três dias seus cogus estarão torrado de secos(ver foto 8)
13 Depois de algumas secagens o secador tende a perder a eficiência, e para voltar e so vc colocar a telha e o saco no sol, que fica eficiente dnv:)
:!:DICA: vc pode fazer um saco para guardar junto com seus cogus no seu armazenamento.
Fotos abaixo!!
-GALERA ESPERO TER AJUDADO :) QUALQUER DUVIDA DEIXE NOS COMENTÁRIOS.
QUE DEUS ILUMINE A TODOS OS LOUCOS!! AMÉM.:anjo:
1 telha.jpg 2 TNT (tecido nao tecido).jpg 3 pedaços de telha quebrada.jpg 4 saco cheio de farelo de telha.jpg 5 tudo pronto para secagem.jpg 6 local seguro e escuro.jpg 7.jpg 8 cogumelos secos após dois dias de secagem.jpg P.cubensis seco por esse processo.jpg
 
Não seria mais fácil simplesmente colocar os cogus para secar no sol, entre as duas telhas?

Telha esquenta bastante, então o calor secaria os cogus, rapidinho.

Mas os cogus até que parecem realmente bem secados, usando esse seu processo.
 
Não seria mais fácil simplesmente colocar os cogus para secar no sol, entre as duas telhas?

Telha esquenta bastante, então o calor secaria os cogus, rapidinho.

Mas os cogus até que parecem realmente bem secados, usando esse seu processo.
Seria mais fácil sim por no sol Salaam :)
mas a luz do sol e o calor nao deteriora a psilocibina?
uma vez li em um post "que o calor e a luminosidade afetam a potencia"
fiquei confuzo:huh:
eles secam bem legal :) ficam ate crocante
 
Calor não deve fazer muita diferença, afinal fazemos chá com eles, sem problemas. E temos relatos aqui de secagem em air frer, que também funciona.

Mas luz e umidade sim, pois em teoria favorecem a oxidação da psilocibina. De qualquer forma, telha de barro é opaca...

Curti a idéia :)
 
Calor não deve fazer muita diferença, afinal fazemos chá com eles, sem problemas. E temos relatos aqui de secagem em air fryer, que também funciona.

Não tenho tanta certeza sobre o efeito do calor acima dos 100 C. Pode ser que estrague sim os cogumelos.

Tem relatos por aí de gente que secou cubensis no forno e não obteve bons resultados.
 
Não tenho tanta certeza sobre o efeito do calor acima dos 100 C. Pode ser que estrague sim os cogumelos.

Tem relatos por aí de gente que secou cubensis no forno e não obteve bons resultados.
A telha não irá esquentar tanto.

Forno vai a 200 ºC ou mais. O ponto de fusão da psilocibina é por volta dos 220 ºC, então realmente o forno não é uma boa idéia.

Do tópico da air fryer, onde eles foram secos a 80 ºC:
Eu tomei esse sábado e teve bastante efeito!

Desde que seque sem cozinhar (removendo a umidade) ou torrar, creio não haver problemas.
 
Back
Top