Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Troubleshooting - Não apareceu micélio

JohnDoe

Artífice esporulante
Contribuidor
05/03/2012
286
80
São Paulo
Olá pessoal! Como vão?
Andei meio "afastado", mas continuei o cultivo por aqui.

Há um tempo atrás meu primeiro cultivo falhou... Era GT e TKSSS com esporos obtidos no banco.
A técnica usada para o substrato foi o PF-Tek

O GT eu inoculei um pote meio grande, com um carimbo inteiro, e só um lado apareceu micélio... A temperatura de colonização foi aproximadamente 26 graus. Mais de um mês aguardando não rolou colonização 100% e quando abri tinha um cheiro azedo.

No meio do período da colonização do GT inoculei 4 copos com meio carimbo de TKSSS e só 1 copo apareceu micélio... Quando estava, aparentemente, em 100%, tentei frutificar mas não rolou.

Quando eu desisti do primeiro cultivo, resolvi usar a outra metade do carimbo do TKSSS.
Preparei 5 copos com PF-Tek com adicional de cremogema e cascas de ovos... Depois de "cozinhar" o substrato, 1 copo tinha tombado e "inchou", aí eu desisti desse copo.
Os esporos estavam há bastante tempo hidratando, chacoalhei bem o potinho antes de puxar com a seringa...

Inoculei direitinho dentro das melhores práticas descritas nos procedimentos... Só não fiquei esterilizando a agulha pois era uma seringa nova e todo o procedimento foi feito dentro da glovebox.

Temperatura de colonização: 28 graus. Dessa vez eu embalei eles em um papel alumínio e ao invés de usar uma garrafa de água com termostato, usei uma lâmpada acessa... rs
Quando testei o terrário, vi que a lâmpada aquecia mais que o termostato... Aí eu pensei que fosse só embalar os copos para não passar luz e estaria tudo ok...

Dessa vez não fiquei olhando os copos todos os dias como das outras vezes, deixei quietinhos lá... A cada 5 ou 3 dias eu espiava.

Já se passaram 2 semanas e nem sinal de micélio.

Por que não apareceu micélio? Quais são, normalmente os maiores fatores que causam o não aparecimento de micélio durante a colonização, na experiência de vocês?

Levando em consideração a minha experiência descrita naquele diário de primeiro cultivo, depois as melhorias que realizei (quantidade de esporos, preparo do substrato (essa vez deixei esfriar por mais de 10 horas), nutrientes, temperatura de colonização)... Enfim... Melhorando os erros da vez anterior, não nasceu nenhum miceliozinho... Começo a pensar que eu peguei uma safra ruim de esporos... Sei lá...
 
JohnDoe eu aconselharia uma cultura liquida mermão, tudo indica ser esporos "cansados" mesmo. Carimbos não secos com dessecante ápos o print costumão ser lentos tanto em germinação quanto em colonização. Recebi recentemente alguns exemplares de esporos "cansados" , inoculei em milho e bolos PF padrão, teve compotas de milho que levarão cerca de 3 semanas pra apresentarem micêlio, consegui salvar esses esporos por meio de cultura liquida, acredito ser interessante nesses seus esporos aplicar essa técnica. Noix!
 
Upvote 0
Olá AmaralGpuava !

Obrigado pela resposta! É bom ler uma resposta apoiando a hipótese dos esporos cansados...

Você disse que no seu cultivo com milho apareceu 3 semanas após inoculação... E nos PF cakes, chegou a aparecer?

Obs.: Responde a enquete please! :D
 
Upvote 0
JohnDoe,

Peça outro ou outros carimbos.

E não invente. Siga a técnica básica. Nada de CL, cremogema, casca de ovo a essa altura. Tem que tem experiência para isso. Se continuar a insistir nessas alternativas o mais provável é que vá perder tempo e dinheiro.

Faça um PF tek básico com FAI = vermiculita. Só isso. E vai tentando até conseguir.
 
Upvote 0
Os Pfteks levarão cerca de 3 semanas tbem, mais tive 75% de perda pro gnomo verde, salvei apenas um dos bolos dos 4 que avião sido preparados. Eu aposto com força que seus esporos se encontram "Cansados" . Sobre a enquete : não trabalhei com algumas das strains citadas, mais digo por experiência que o strain B+ é muito domesticado, pra cultivos indoor é uma ótima strain, tksss tbem ótima strain porem menos domesticada! noix
 
Upvote 0
Olá Ecuador !

Ok! Concordo!
No entanto, eu precisava testar um substrato levemente mais nutritivo pelo menos essa vez com esses esporos que eu tinha aqui... Praticamente com o objetivo de, se desse errado, poderia diminuir a probabilidade do erro estar no substrato.

Vou tentar PF cake mesmo na próxima leva... Pode deixar! Eu entendo e até concordo, como já disse antes, com seu ponto de vista.

Essa semana pretendo pedir mais esporos... E se, a galera respondesse a minha enquete nesse tópico, me ajudaria a escolher a strain! :D //Eu até tenho interesse em algumas strains... GT, Dancing Tiger, Amazon, Mexican...
Mas por hora... ficaria satisfeito em ter um primeiro cultivo bem sucedido.
 
Upvote 0
Ao meu ver se o esporo já foi inoculado a mais de 7 dias com a técnica seguida a risca e ainda não apresentou micêlio é pq existe algo errado ou com o esporo ou com a técnica, um esporo viável,a técnica aplicada a risca e uma boa incubação não leva mais que 5 dias a apresentar micêlio.
 
Upvote 0
The mushroom cultivator página 24, Paul Stamets nos informa no ultimo parágrafo :

" When first produced, spores are rnoist, inflated cells with a relatively high rate of germination.
As time passes, they dry, collapse at their centers and can not easily germinate. The probability of
germinating dehydrated spores increases by soaking them in sterilized water. "

" Quando produzido pela primeira vez, os esporos são rnoist, células infladas com uma taxa relativamente alta de germinação. Como o tempo passa, elas entram em colapso, seca em seus centros e não pode facilmente germinar. A probabilidade de germinação de esporos desidratados aumenta por imersão em água esterilizada. "

Em meus testes confere essa afirmação.

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/10560039

Shdwstr disse:
Isolei os SG-30. ea tensão veio de uma cópia que eu fiz mais de 30 anos atrás. E ... diferente do que tendo um tempo muito maior (mais de uma semana) a re-hidratação, era ainda muito forte e vigorosa.
A cepa original veio de um pequeno saco de cogumelos de rua que eu comprei na minha juventude. Se houver algum veteranos lá fora, eles podem se lembrar o negro pouco (quase rançoso) papelotes de cogumelos moles que tivemos acesso a muito tempo atrás. O homem foi difícil sufocando os para baixo.
Um amigo que trabalhava em uma fazenda de cogumelos me mostrou os métodos de isolar este agar para obter uma cultura limpa para trabalhar, e, em seguida, como criar a semente eo substrato de palha necessária para crescer alguns frutos.
Depois de muitas, muitas placas de agar que foram capazes de isolar uma cultura limpa e fazer um sucesso crescer e obter algumas impressões agradáveis, que mesmo caminho de volta, em seguida, foram impressos em papel alumínio.
Uma maior impressão foi marcado, datado e preso em um envelope, em uma gaveta de outras lembranças que se seguiram me em vários movimentos de 30 anos.

Uma pequena porção da impressão foi feita para uma seringa e deixou-se hidratar durante um dia, momento em que, algumas gotas foram colocadas em ágar para ver se eles ainda colonizariam, mas não o fizeram ... absolutamente nada, achei que era por causa dos esporos não ficando completamente re hidratado, de modo que cada dia seguinte pratos novos de agar foram inoculados com gotas de um par só para ver o que aconteceria. Eu pretendia fazer isso por 30 dias, e agora cada prato Petrie.
Por volta do dia 10, começamos a ver algum crescimento. No dia 12, você teria pensado que os esporos de impressão que foram apenas algumas semanas de idade, o crescimento foi fantástico.
 
Upvote 0
Upvote 0
Sim Ecuador, tbem acho que deve ser uma lenda dramatizada. Minhas afirmações nesse tópico não são somente baseadas em lendas e teoria, são afirmações baseadas no dia a dia do cultivo, empiricamente, metendo a cara e aprendendo com o erro. Esporos armazenados durante um longo período fora das condições adequadas perdem a viabilidade, não que fiquem 100% inviável, apenas demorão mais a germinar se não passarem por um processo de reidratação. Respeito sua discordância , mais sou seguro em afirmar que um esporo mais proximo do seu auge de viabilidade e uma técnica confiável seguida a risca não leva mais que 7 dias para germinar em uma inoculação multiesporos.
 
Upvote 0
Ao meu ver se o esporo já foi inoculado a mais de 7 dias com a técnica seguida a risca e ainda não apresentou micêlio é pq existe algo errado ou com o esporo ou com a técnica, um esporo viável,a técnica aplicada a risca e uma boa incubação não leva mais que 5 dias a apresentar micêlio.

mais sou seguro em afirmar que um esporo mais proximo do seu auge de viabilidade e uma técnica confiável seguida a risca não leva mais que 7 dias para germinar em uma inoculação multiesporos.


Pois segundo a minha experiência de cultivador, que já vem de desde 1999, e de relatos de outros cultivadores, esse prazo pode variar bem.

Aliás, primeiro você fala que não leva mais que cinco dias (para apresentar micélio), depois que não leva mais que sete dias (para germinar). Já é uma boa variação ...

E é para germinar ou para apresentar micélio? Germinar é uma coisa, já apresentar micélio acredito que deve ser apresentar micélio viável a olho nú. Apresentar micélio visível é uma etapa posterior à germinação, na minha humilde opinião.

Enfim, acho que alguns conceitos estão meio embaralhados aqui, e que você está muito apressado em criar novos dogmas.
 
Upvote 0
Pois segundo a minha experiência de cultivador, que já vem de desde 1999, e de relatos de outros cultivadores, esse prazo pode variar bem.

Respeito sua opinião de cultivador Ecuador, inclusive concordo que esse prazo pode se esticar a longos dias de espera para aparecimento do micélio, porem esses mesmos esporos que levarão 2 semanas para apresentar micélio for reidratado por um periodo mais longo, apresentara micélio muito antes de 2 semanas. Mais tbem não deixa de ser uma humilde opinião, como eu disse no inicio respeito sua opinião! .
Sobre a germinação ou apresentação de micélio : acredito que apenas posso alegar que houve germinação de esporo quando visualizar algum ponto micelial.
Valeu!
 
Upvote 0
Ok. Entendo seu ponto ponto de vista.
 
Upvote 0
Back
Top